domingo, 24 de setembro de 2000

1ª CARTA DE JOÃO 19/23

A FÉ QUE VENCE O MUNDO

TEXTO BÁSICO: 1João 5:1 a 5

INTRODUÇÃO:

João dá uma lição muito prática para aqueles que têm sido derrotados nas situações de vida cotidiana, neste mundo. Ele ensina que ter fé em Deus e em Jesus Cristo o Seu filho, nos dá a garantia de vitória neste mundo.

EXAMINANDO OS TERMOS:
NASCIDO DE DEUS: (1João 5:1 e 4)
O termo grego anõthen “anõthen” pode significar uma dentre três coisas, a saber: 1) Novamente, isto é, espiritualmente; 2) Nascer do alto; e, 3) Nascer de cima. Todas são traduções possíveis. João, ao descrever a obra de regeneração espiritual, que é o Novo Nascimento, usa no sentido “de cima”, como algo vindo de Deus (vide também João 1:13, 1ª João 3:9, 4:7 e 5:1, 4 e 8). Isto significa que o novo nascido (aquele que é nascido de Deus), necessariamente tem a sua origem em Deus, no Espírito Santo, no outro mundo, que é o mundo celestial, ou o mundo espiritual. O fato é que o indivíduo nasce “novamente”, por obra vinda “de cima”, vinda “do alto”.

Jesus Cristo falou claramente para Nicodemos (João 3:3): “Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. Nicodemos entendeu “novamente”, quando deveria ter entendido “do alto”, ou “de cima”. Por isso ele começou a argumentar que seria muito difícil, ou até impossível, alguém entrar novamente no ventre materno, já sendo grande, e “nascer de novo”.

O novo nascimento está intimamente ligado à “regeneração” = gerar de novo.

FÉ: (1João 5:4)
A fé é que nos leva a reconhecer a realidade das coisas espirituais, fazendo-nos entendê-las. Em Hebreus 11:1 diz que: “Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”.

No grego é hupostasis “hupostasis” que se traduz por substância ou por confiança.
“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6a).

EXAMINANDO O TEXTO:
Quando eu tenho fé (creio) que Jesus é o Cristo (o Messias, o Ungido de Deus), sou nascido de novo, tenho o novo nascimento.

Quando eu amo a Deus (que gerou a Jesus Cristo), eu também amo a Jesus.

Para manifestar esse amor, tenho que praticar os mandamentos de Deus.
O amor de Deus é manifestado quando eu guardo os seus mandamentos e não os considero penosos, difíceis de cumprir.

Para vencer as circunstâncias adversas que o mundo me apresenta, tenho que ser nascido de novo.

A vitória, o vencer o mundo, acontece na minha vida, quando eu tenho fé, quando eu creio de todo o coração que Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo são por mim. O mundo não pode me vencer.

Você é aquele que vence o mundo, porque você crê em Jesus Cristo. Você crê que Ele é o Filho de Deus.

Aps. Bertoni e Alice – 24.09.2000

domingo, 17 de setembro de 2000

1ª CARTA DE JOÃO 18/23

O PERFEITO AMOR LANÇA FORA TODO MEDO

TEXTO BÁSICO: 1João 4:18 a 21

INTRODUÇÃO:

João continua a falar dos benefícios do perfeito amor, colocando-o como instrumento para lançar fora o medo. Na prática, ele prova quem ama de verdade ou quem é mentiroso, e reafirma que o amor é um mandamento do Senhor.

EXAMINANDO OS TERMOS:
MEDO: (1João 4:18)
O dicionário da língua portuguesa define medo como: terror, receio, perturbação que se sente com a idéia de um perigo real ou aparente ou com a presença de alguma coisa estranha ou perigosa, temor, receio de ofender ou de causar algum mal, de ser desagradável.

Phobos “phobos” no grego, o adjetivo é definido pelo dicionário bíblico como: terror, medo, alarme, susto, reverência, respeito, temor respeitoso; o verbo phobeomai “phobeomai” como: ter medo de, temer, reverenciar, respeitar; e o substantivo phoberos “phoberos” como: terrível, temível, assustador.

TORMENTO: (1João 4:18)
Kolasis “kolasis”, o vocábulo grego, é traduzido por “tormento, castigo”, nas versões Corrigida e Atualizada e, também na Bíblia de Jerusalém.

O dicionário da língua portuguesa diz: sofrimento, privação, desdita, pena, dor, aflição, angústia corporal, tortura, tratos, sofrimento de espírito, inquietação.

EXAMINANDO O TEXTO:
O apóstolo João está querendo dizer que o amor que Deus tem por nós é maior do que qualquer investida do nosso inimigo contra as nossas vidas. Se estivermos firmados no amor de Deus, não há lugar para o medo e o tormento. Quando é revelado em nossa alma que o amor que Deus tem por nós não muda, não se altera, não se acaba, não tem sombra de variação, o nosso posicionamento diante de lutas e provas é de permanecer firmes e inabaláveis, apesar das circunstâncias. Deus luta e intercede a nosso favor.

O medo advém quando nos mostramos egocêntricos. O tormento se apossa de um homem quando ele fica por demais preocupado acerca de sua vida, ansioso pelo dia de hoje e pelo dia de amanhã, esquecendo-se inteiramente da sua dimensão eterna, de sua alma.

O temor pode dominar um homem que não se esquece de sua alma, mas que não cultiva a presença e o poder do Espírito Santo, esquecendo-se de procurar ser a imagem espiritual de Jesus Cristo, como discípulo Seu.

É o amor que opera o bem em nosso favor; foi o amor que moveu Deus quando Ele deu o Seu Filho Unigênito, em nosso favor (João 3:16). Não podemos nos esquecer que nós amamos porque Ele nos amou primeiro, dando Jesus.

Não há dois comportamentos: ou amamos a Deus e amamos nossos irmãos ou odiamos a Deus e odiamos a nossos irmãos. Misturar os dois não dá.

Acima de tudo devemos nos lembrar que amar à Deus e aos nossos irmãos faz parte do primeiro e do segundo mandamentos que Jesus nos deixou (Mateus 22:37 a 40).

Aps. Bertoni e Alice – 17.09.2000

domingo, 3 de setembro de 2000

1ª CARTA DE JOÃO 17/23

NO AMOR SE MANIFESTA O ESPÍRITO SANTO

TEXTO BÁSICO: 1João 4:13 a 17

INTRODUÇÃO: João ensina que o Deus invisível Se revela no amor recíproco dos discípulos, uma vez que esse amor é fruto do Espírito neles.

EXAMINANDO OS TERMOS:
APERFEIÇOAR: (1João 4:17)
“Teleioo” no grego, significa “completar, levar ao fim, aperfeiçoar”. É o amor de Deus que é levado à sua plenitude em um discípulo.

O verbo e o substantivo (aperfeiçoar, perfeiçoar, perfeição), em português têm seguintes sinônimos: fazer perfeito ou mais perfeito; melhorar, tornar-se o melhor, mais apto, mais instruído, máximo grau de excelência ou de bondade que uma coisa pode chegar, pureza, exatidão, correção, beleza, primor, requinte, formosura, encanto.

PERMANECER: (1João 4:16)
“Meno” o vocábulo grego, é traduzido por “permanecer”. Traduz nada menos do que 16 termos hebraicos, a maioria dos quais com alguma referência local, como “permanecer vivo” ou “ficar” em algum lugar ou época.

É usado cerca de 120 vezes no Novo Testamento, quase sempre com os significados acima. Torna-se uma palavra importante, quando usada espiritualmente. João 15:4 fala do exemplo do ramo que permanece na videira, aludindo à união mística (espiritual) entre os crentes e Cristo, de onde deriva a sua vida espiritual.

João, nessa carta fala de permanecer no amor de Cristo para poder permanecer em Deus e ter o Seu Santo Espírito se manifestando em nós.

EXAMINANDO O TEXTO:
Em quatro lugares desta epístola o amor é associado à perfeição, a saber:
Em 1João 2:5, onde se vê que aquele que guarda a palavra (mandamentos) de Deus tem em si aperfeiçoado o amor.

Se nos amarmos uns aos outros, então Deus permanecerá em nós; e, por causa disso, seu amor será aperfeiçoado em nós (1João 4:12).

Deus habita em nós, e nós Nele, através dessa comunhão mística; e assim o amor é aperfeiçoado em nós, porquanto Deus é amor, e, se gozamos de comunhão com Ele, Seu amor será naturalmente insuflado em nós, de tal modo que Ele virá fixar residência em nós (1João 4:16 e 17);

Esse “amor perfeito” exclui o temor, até mesmo o terror do julgamento, quando houvermos de ser minuciosamente examinados, recebendo de volta aquilo que tivermos praticado de bem ou de mal (1João 4:18 e também 2Coríntios 5:10).

Permanecer no amor de Cristo nos dá algumas garantias:

Conhecemos (temos certeza, não duvidamos), que permanecemos em Cristo.
Temos a certeza, pois o Espírito testifica no nosso espírito que somos filhos de Deus e que Jesus nos deu de Seu Espírito.
Vemos espiritualmente e somos testemunhas pela Sua obra em nossa vida, que Deus Pai enviou o Filho como nosso Salvador.

A confissão do nome do Filho de Deus nos dá garantia de que Deus permanece em nós e nós Nele.

O amor manifestado nos dá confiança que do juízo final já estamos livres.

Aps. Bertoni e Alice – 3.9.2000