domingo, 27 de julho de 2003

Parábolas de Jesus em Lucas 10/25

O RICO INSENSATO

TEXTO BÁSICO: Lucas 12:16 a 21.

INTRODUÇÃO:

Jesus reprova a avareza. Verifique Colossenses 3:5 a 6 (não está se falando de prover o sustento próprio).

Avareza = apego ao dinheiro excessivo e sórdido, mesquinhez, falta de generosidade (do Grego = Pleonexia = sede de possuir mais).

Em Lucas 12:13 a 15, vemos que Jesus veio para transformar o interior, não as questões do mundo.

Jesus adverte sobre a importância de sermos e não de termos, entre possuirmos e vivermos.

A – O Rico Insensato :

Suas propriedades produziram em abundância.
Não tinha onde recolher os frutos das propriedades.
Resolveu guardar tudo para si construindo celeiros maiores ainda.
Era um louco porque:

suas posses eram apenas emprestadas (1Timóteo 6:17);
tentou reservar as bênçãos de Deus só para seu próprio beneficio (1Timóteo 6:18 a 19);
julgou que esta vida é mais valorosa que a eterna (Lucas 12:19).

Insensatez – dizer para si mesmo (para alma):
“Agora está tudo bem, deixa comigo, eu resolvi tudo !”

Este é o procedimento daquele que se julga o determinador de todas as coisas (e sempre boas) para sua vida – eu sou o bom!

B – O Ensino da Parábola:

Tudo vem de Deus e somos apenas mordomos.

Mordomo tem o dever de fazer o melhor para o seu Senhor:

deve exercer sua atividade de forma a honrar seu amo (Gênesis 39:1 a 6);
deve viver regaladamente do produto do seu trabalho;
deve fazer todas as coisas de forma a não perder a vida eterna com Deus;
deve usar os tesouros que acumula para agradar a Deus (Lucas 12:21).

C – Conclusão:

Jesus contrapõe a esta parábola como devemos viver a nossa vida:
Lucas 12:22 a 34.

D – Aplicação no Governo dos Doze:

Na Igreja Celular considera-se o Corpo de Cristo e a necessidade de atendermos às necessidades do Reino de Deus, muito mais do que guardar e armazenar.

O nosso sustento já está totalmente providenciado pelo nosso Deus: “Não temas, ó pequeno rebanho! Porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino”.

Aps. Bertoni e Alice – 27/07/2003

domingo, 20 de julho de 2003

Parábolas de Jesus em Lucas 9/25

O FORTE-VALENTE - HOMEM ARMADO

TEXTO BÁSICO: Lucas 11:14 a 28.

INTRODUÇÃO:

Jesus expulsava um demônio mudo.

Alguns deles (como em Lucas), escribas (em Marcos), fariseus (em Mateus) – diziam que expulsava por Belzebu.

Belzebu = Príncipe dos demônios ou o próprio satanás (duas interpretações);
Belzebu, Belzebul, Baalzebu (Be) = Baal = Senhor das moscas, do templo, dos excrementos;

Jesus explica que casa divida cai, será assolada. Belzebu não expulsa Belzebu.

Jesus afirmava que expulsava os demônios pelo dedo de Deus (por intervenção divina).

É chegado o Reino de Deus – é tempo de supremacia do Rei Jesus (Isaías 49:24 a 26; 52:10).

A – Valente:

Casa ocupada pelo valente = corpo de uma pessoa (mente).
Bens = direitos de uma vida abundante [feliz, livre, liberta] (roubados por satanás).
Primeiro amarrá-lo = impedir de continuar agindo (tá amarrado!).
Saqueá-lo = tirar de suas mãos os bens roubados, usurpados.
Outro mais valente (mais poderoso) = Jesus Cristo de Nazaré da Galiléia.
Vence-o = Jesus vence a satanás e seus demônios.
Tira-lhe a armadura = tirar a proteção, a resistência e a força.
Reparte seus despojos = libertar os cativos – o dedo de Deus opera maravilhas.

B – Casa Limpa e Vazia:

Casa suja e ocupada – cheia de idolatria, ocultismo, traumas, mágoas, não perdão.
Casa limpa – Jesus limpa com seu sangue, seu perdão, sua remissão.
Casa vazia e adornada, varrida - foram tiradas as contaminações, foi deixada bonita.

Os demônios querem voltar a morar na mesma pessoa.

Pessoas vazias – sem o enchimento da palavra, da meditação, da oração, do Espirito Santo, da santidade, da comunhão.

Vai buscar mais 7 e ficam 8 a morar na pessoa.

O estado final é muito pior.

C – Conclusão:

Um vaso = vida da pessoa.
Um vaso sujo = cheio de coisas malignas (1ª João 2:15 e 16)

Pornografia, corrupção, mentira, ódio, adultério, impureza (Apocalipse 21:8).
Um vaso sujo – as flores morrem.
Um vaso onde a água é limpa e trocada – as flores permanecem vivas.
Um vaso vazio – se torna um deposito de bugigangas.

Um vaso cheio de água limpa (Palavra de Deus) – enche-se do poder do Espirito Santo:
de santidade;
de comunhão com os irmãos e com a palavra;
de oração de gratidão, de intercessão, de guerra.

Este é o vaso vencedor, e casa limpa e cheia (Apocalipse 21:1 a 7).

D – Aplicação no Governo dos Doze:

Na Igreja Celular a santidade é buscada de todas as formas.

Cada dia nossa vida tem que estar mais santificada e ajustada aos propósitos de Deus.

O Apóstolo Renê Terra Nova termina suas correspondências com a seguinte frase:

A cada manhã menos de mim e mais do Senhor Jesus.

Aps. Bertoni e Alice – 20/07/2003

domingo, 13 de julho de 2003

Parábolas de Jesus em Lucas 8/25

O AMIGO IMPORTUNO

TEXTO BÁSICO: Lucas 11:5 a 13.

INTRODUÇÃO:

Meia noite! Você, sua esposa e seus filhos já estão deitados.
A noite é fria, uma garoa gelada está caindo.

Um vizinho seu, muito amigo, está passando por uma dificuldade que não é de enfermidade ou morte: hospedes chegaram de repente, vindos de viagem, e ele não tem o que lhes dar de alimento, ou precisa de um colchão, ou qualquer outra coisa.

A sua primeira reação é responder-lhe, sem abrir a porta, ou da janela de cima: “Não me “amole”, não é hora para você vir me perturbar”.

Mas o seu vizinho é inconveniente (apesar de ser seu amigo) e continua a insistir: toca a campainha, bate palmas, bate na porta, joga pedras na sua veneziana.

Chega um momento que, mesmo não tendo intenção de atender seu amigo, você vai se levantar e por causa da sua amolação, e lhe dará tudo!

B – O Segredo da Oração Insistente: (vide Mateus 7:7 a 11)

Pedir – buscar - bater (os tempos verbais no grego indicam continuidade).
Quem pede, recebe.
Quem busca, acha.
Quem bate é lhe aberta a porta.

Muitas pessoas entendem que basta orar uma vez e tudo ficou registrado no computador de Deus que, de tempos em tempos, volta o assunto à tela e Deus, se quiser vai atender.

O ensino de Jesus é diferente: pedi, pedi ..., buscai, buscai ..., batei, batei ...

Deus está aguardando um posicionamento seu.

Quer verificar se você quer mesmo a bênção, para então lhe atender.

C – Deus Atende seu Pedido com Bênçãos:

Pedidos: Pão, peixe e ovo.
Respostas? Pedra, serpente e escorpião?

Você se conhece e conhece a sua natureza maligna e, no entanto, dá boas coisas aos seus filhos.

Quanto mais o Pai Celeste dará tudo o que é bom e a plenitude do Bom (que o é o Espírito Santo), àqueles que pedem.
Peça a plenitude do Espirito Santo.

Busque a plenitude do Espirito Santo.
Bata em direção à plenitude do Espirito Santo.
O Pai Celestial vai lhe atender. Você receberá!

D – Aplicação no Governo dos Doze:

A Igreja Celular se caracteriza por uma vida de oração incessante.
A nossa persistência em nos colocar diante do altar de Deus nos levará a alcançarmos as vitórias que temos requerido diante do Senhor.

Aps. Bertoni e Alice – 13/07/2003

domingo, 6 de julho de 2003

Parábolas de Jesus em Lucas 7/25

O BOM SAMARITANO

TEXTO BÁSICO: Lucas 10:25 a 37.

INTRODUÇÃO:

Doutor da lei: significa intérprete [gr. nomikos = Advogado] teólogo Judeu (autoridade em lei).

Tentam pôr Jesus em provas, para testá-Lo procurando desqualificá-lo (tentando-o).

Existe uma eterna pergunta: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

Jesus, conhecendo a intenção do coração, não responde, mas pergunta: Como lês, como interpretas o que está na lei?

Este fariseu conhecia a resposta: Lucas 10:27.
Continuando, e tentando justificar-se pergunta: Quem é o meu próximo?
Jesus não lhe responde, mas conta uma parábola, onde seis personagens aparecem:

A. OS PERSONAGENS DA PARÁBOLA:

A1. Salteadores:
Espiritualmente demônios – vêm para roubar, matar e destruir (João 10:10).
Atacam o homem e o despojam de bens, espancam-no, deixam meio morto.

A2. Um homem:
Descia de Jerusalém para Jericó (24 km).
Nosso próximo: atacado, ferido, desmaiado, necessitado.

A3. Um Sacerdote:
Suprema autoridade religiosa (Apóstolos, Profetas, Pastores, Evangelistas, Mestres, Presbíteros, Diáconos).

Não quis cuidar do corpo: viu, mas passou de lado.
Não quis cuidar da alma, das emoções: não se preocupou com os traumas.
Não quis cuidar do espírito: não se preocupou com a vida espiritual.

Esta justiça que omite o amor é, na verdade, legalismo: “Não sou eu quem deve cuidar disso!”.
Ministro que não ministra, não cuida, não liga, não pastoreia, não ensina, não dá a mínima.

A4. Um Levita:
“Eu sirvo a Deus. Minha área é o louvor. Não posso me preocupar com outras coisas; isto é muito pesado para as minhas mãos”.

“Tenho que preservar a minha voz; isto não é para mim!”.

Esquece-se que o verdadeiro serviço a Deus passa antes pelo exercício da misericórdia.
Esquece-se do amor, querendo somente se apresentar e manifestar técnica.

A5. Um Samaritano:
Segundo o conceito do judeu, um herege. Excluído, por definição, de ser “próximo” dos judeus.

Era considerado errado tanto na doutrina quanto na prática da religião.

Este Samaritano havia entendido o que era amar até os inimigos.
Acudiu: - cuidou do corpo, levou para a estalagem.
cuidou da alma: deu o conforto da estalagem e da preocupação, mostrando interesse,
tanto no emocional quanto no material, dando segurança.
pensava no espírito dele e do homem ferido.

A6. O Estalajadeiro (hospedeiro):
Alguém que simplesmente presta serviço por pagamento.
Pode até ser incrédulo, herege ou ocultista.

B. O ENSINO PARA NOSSA VIDA:

Religiosidade não significa, automaticamente, bondade.
Nosso “próximo” pode ser alguém fora do nosso grupo, raça ou religião.
O amor real e verdadeiro requer sacrifício como Cristo demonstrou (Romanos 5:8).

C. APLICAÇÃO NO GOVERNO DOS DOZE:

Na Igreja Celular temos, cada vez mais, estarmos firmados na verdade da Palavra de Deus, para a prática das boas obras.

Não pode ser algo somente verbal, mas prático e real.

Aps. Bertoni e Alice – 06.07.2003.