domingo, 31 de outubro de 2004

O Deus que conhece, que sabe e que tem promessas 6/7

IGREJA EM FILADÉLFIA

INTRODUÇÃO:

Algumas explicações introdutórias:

Apocalipse de João: livro da revelação. O apóstolo João escreveu o evangelho de João e as três cartas do novo testamento foi quem recebeu esta revelação e a escreveu debaixo de ordem expressa do Senhor Jesus Cristo.

Anjo da igreja: expressão que pode significar o pastor da igreja local e também o príncipe angelical de Deus que cuida de cada igreja local, sendo que uma interpretação não exclui a outra.

Vencedor: vem do grego: nikaw nikao, e quer dizer: conquistar, levar à vitória, sair vitorioso; vitorioso de Cristo: aquele que é vitorioso sobre seus inimigos. Fala também de cristãos que permanecem firmes na sua fé até a morte, diante do poder de seus inimigos, tentações e perseguições.

Filadélfia: filadelfeia philadelpheia = "amor fraterno" - cidade da Lídia, na Ásia Menor, situada próximo à base oriental do monte Tmolus, fundada e nomeada pelo rei de Pérgamo, Atalo II Filadelfo. Depois da morte de Atalo III Filometor, 133 a.C., ela e todo o seu reino se submeteram por vontade própria à jurisdição dos romanos. filadelfov Philadelphos - amável irmão ou irmã; num sentido amplo, que ama alguém como um irmão, compatriota, companheiro de alguém em amor de um israelita ou de um cristão que ama outros cristãos.

DEUS CONHECE A SITUAÇÃO:

Conheço as tuas obras:

Eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar: a proposta de Deus para nós é que a porta que Ele abre diante de nós, ninguém pode fechar, nem o diabo. Eu creio que a única pessoa que pode fechar esta porta somos nós mesmos. Fechamos esta porta quando não cremos que Deus é por nós, e não contra nós. Fechamos esta porta e abrimos outra, cujo acesso o inimigo pode ter, quando negamos o nome do Senhor Jesus.

Que tens pouca força, entretanto, guardaste a Minha palavra e não negaste o Meu nome: o Senhor sabe que temos pouca força. Mas, naquilo que achamos ser pouco Ele nos fortalecerá para que se transforme em muito ou no tudo que precisamos. Temos força para guardar a Palavra de Deus em nossas vidas, praticando-a e ainda não negar, sob nenhuma circunstância o Seu nome. Quando assim fazemos (obediência irrestrita aos princípios da Palavra) somos fortalecidos para não negar o mover de Jesus Cristo em nossas vidas.

DEUS SABE O QUE ESTÁ ACONTECENDO:

Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que Eu te amei: a nossa perseverança em manter aberta a porta que o Senhor colocou diante nós será testemunho diante de alguns que estando freqüentando a sinagoga de satanás, dizendo que eram filhos de Deus (mas não sendo) fará com que eles venham nos procurar, se ajoelharão diante de nós reconhecendo o grande amor de Deus por nós e em nós.

Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também Eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra: teremos provações nesse mundo, o que acontecerá, segundo a Palavra, no mundo inteiro. Mas a nós, os que guardarmos a Palavra de Deus, que nos fala em perseverança na nossa fé e no nosso procedimento, nós seremos guardados desta hora da provação. Os povos desta terra experimentarão essas provações, mas nós seremos preservados.

DEUS TEM PROMESSA AO VENCEDOR:

Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa: há uma promessa de galardão e não podemos desperdiçar a oportunidade de usufruir o reconhecimento de Deus à nossa forma de viver a vida de cristão. Temos que conservar aquilo que temos. O que temos é o que recebemos do nosso Deus e que nos garante uma vida eterna na sua presença maravilhosa.

Ao vencedor, fa-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá: reafirma-se a nossa posição na presença de Deus, como sustentação da adoração ao Senhor.

Gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus: o nosso nome, que está no livro da vida, na pedrinha branca que ganharemos das mãos de Jesus também está gravado na nova Jerusalém e o nosso sobrenome será o nome do nosso Deus.

E o meu novo nome: na nova Jerusalém e tudo veio da parte de Deus.

Aps. Osvaldo e Alice Bertoni

domingo, 24 de outubro de 2004

O Deus que conhece, que sabe e que tem promessas 5/7

IGREJA EM SARDES

INTRODUÇÃO:

Algumas explicações introdutórias:

Apocalipse de João: livro da revelação. O Apóstolo João escreveu o evangelho de João e as três cartas do novo testamento foi quem recebeu esta revelação e a escreveu debaixo de ordem expressa do Senhor Jesus Cristo.

Anjo da igreja: expressão que pode significar o pastor da igreja local e também o príncipe angelical de Deus que cuida de cada igreja local, sendo que uma interpretação não exclui a outra.

Vencedor: vem do grego: nikaw nikao, e quer dizer: conquistar, levar à vitória, sair vitorioso; vitorioso de Cristo: aquele que é vitorioso sobre seus inimigos. Fala também de cristãos que permanecem firmes na sua fé até a morte, diante do poder de seus inimigos, tentações e perseguições.

Sardes: sardeiv sardeis = "vermelhos" - cidade luxuosa na Ásia Menor, capital da Lídia.

DEUS CONHECE A SITUAÇÃO:

Conheço as tuas obras:

Que tens nome de que vives e estás morto: penso que a pior coisa que pode acontecer em nossas vidas é nos enganarmos a nós mesmos. Quantos acham que estão vivos (espiritualmente falando) porque se arrepiam, choram, tem manifestações estranhas no seu corpo e pensam que tudo isto vem do doador da vida, mas na verdade continuam com suas vidas no pecado e estão se enganando a si mesmos. Se não houver verdadeira conversão (mudança de rumo e de procedimentos em nossas vidas) estaremos achando que estamos vivos para o reino eterno do Senhor e do Seu Filho e na verdade estamos caminhando a largos passos para o reino de satanás. Falta a essas vidas a verdadeira cobertura do sangue do Senhor Jesus Cristo. Sardes significa: vermelhos, a cor do sangue, sendo que o sangue de Jesus, segundo a Palavra é a única forma pela qual estaremos verdadeiramente vivos. Querer o benefício da cobertura permanente do sangue do Cordeiro de Deus, mas mantermos em nossas vidas os pecados que praticávamos anteriormente é puro engano. É acharmos que estávamos vivos, mas estamos mortos. É necessário hoje tomarmos agora mesmo uma posição diante do que a Palavra nos fala.

DEUS SABE O QUE ESTÁ ACONTECENDO:

Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer: se você sabe que esta é a situação da sua vida (pensa que estava vivo e está morto), hoje é o dia que Deus preparou para você se consertar e consolidar os princípios da Palavra que ainda não morreram e a partir daí consertar tudo o que você tem feito e é pecado diante de Deus. É necessário a todos que mantenham constante vigilância em suas vidas, mas os que estão em caminho da perdição eterna, este é o momento de conserto e consolidação da sua fé no Senhor Jesus Cristo.

Porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus: Jesus hoje diz à nós, sua igreja: não tenho achado íntegras (inteiras) as suas obras diante do meu Pai. Deus não aceita sua vida pela metade. Ele a quer inteira e totalmente consagrada a Ele.

Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido: você tem recebido e ouvido nesta igreja o verdadeiro evangelho, não falsificado, buscado diretamente na Palavra, para que a sua vida seja mantida e a morte espiritual não lhe alcance. Hoje o Senhor Jesus lhe diz: lembra-te disso.

Guarda-o e arrepende-te: Ele ainda lhe diz que você tem que guardar o que tem recebido e arrepender-se naquilo que você não tem sido obediente à Palavra de Deus. O arrependimento lhe trará de novo a vida verdadeira e abundante que o Senhor Jesus nos prometeu.

Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti: Jesus está lembrando que a sua volta (parousia, segunda vinda) ou mesmo a sua vinda para você que vier a morrer antes do arrebatamento, virá como o ladrão. O ladrão não avisa a hora em que lhe roubará, senão você se prepararia. Não há como conhecermos o momento do nosso encontro final nessa vida com o Senhor Jesus. Todos têm esse encontro marcado, quer queiram ou não queiram. Resta saber como será esse encontro: para a vida eterna com Ele ou para a morte eterna (separação eterna) sem Ele.

Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras: essa palavra era para toda uma igreja que estava sem a cobertura do sangue do cordeiro. Mas algumas poucas pessoas estavam ali que não haviam contaminado suas vestiduras, mas permaneciam fiéis e totalmente cobertas com o sangue do Cordeiro.

E andarão de branco junto Comigo, pois são dignas: essas andarão junto com Jesus toda a eternidade.

DEUS TEM PROMESSA AO VENCEDOR:

O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do livro da vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos: o que vencer essa tentativa de satanás de enganá-lo dizendo que ele está vivo, mas está morto, será revestido de uma forma especial: vestiduras brancas, pois seus pecados foram lavados no sangue do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo de Nazaré. Os nomes desses nunca serão apagados do livro da vida e a todo o momento terão os seus nomes lembrados pelo próprio Jesus, diante do Pai Celeste e dos seus anjos.

Aps. Osvaldo e Alice Bertoni

domingo, 17 de outubro de 2004

O Deus que conhece, que sabe e que tem promessas 4/7

IGREJA EM TIATIRA

INTRODUÇÃO:

Algumas explicações introdutórias:

Apocalipse de João: livro da revelação. O apóstolo João escreveu o evangelho de João e as três cartas do novo testamento foi quem recebeu esta revelação e a escreveu debaixo de ordem expressa do Senhor Jesus Cristo.

Anjo da igreja: expressão que pode significar o pastor da igreja local e também o príncipe angelical de Deus que cuida de cada igreja local, sendo que uma interpretação não exclui a outra.

Vencedor: vem do grego: nikaw nikao, e quer dizer: conquistar, levar à vitória, sair vitorioso; vitorioso de Cristo: aquele que é vitorioso sobre seus inimigos. Fala também de cristãos que permanecem firmes na sua fé até a morte, diante do poder de seus inimigos, tentações e perseguições.

Tiatira: yuateira thuateira = "odor de aflição" - uma colônia de gregos da Macedônia, situada entre Sardes e Pérgamo, sobre o rio Lico; seus habitantes ganhavam a vida pelo comércio e pela arte da tintura em púrpura.

DEUS CONHECE A SITUAÇÃO:

Conheço as tuas obras:

O teu amor: a base da prática da vida cristã.

A tua fé: sem fé, sabemos ser impossível agradar a Deus.

O teu serviço: não há como estarmos na igreja e não produzirmos para o reino de Deus. Nossa principal produção, para ficarmos dentro da ordem imperativa de Jesus é: fazermos discípulos.

A tua perseverança: não é possível mais continuarmos a ser instáveis e nos comportando segundo o oscilar da nossa alma. Temos que estar firmes e sempre abundantes na obra do Senhor.

E as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras: Deus está atendo àquilo que fazíamos antes, quando chegamos ao Senhor, na sua casa e àquilo que fazemos hoje.

DEUS SABE O QUE ESTÁ ACONTECENDO:

Tenho, porém, contra ti:

O tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos. Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição. Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que Eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras: a grande jogada do espírito demoníaco conhecido por “Jezabel” é matar os profetas na casa do Senhor. Isto esse espírito tenta fazer colocando-se como profeta ou profetiza na casa do Senhor. Quando vai se verificar qual a verdadeira motivação dessa pessoa, verificar-se-á que tem em sua vida espírito de prostituição literal ou na manipulação da palavra. Acaba convencendo as pessoas que fazerem aquilo que é contrário à palavra de Deus é possível, sem conseqüências funestas. Procura gerar filhos e filhas espirituais segundo o espírito demoníaco que opera através de sua vida, para tentar manter a geração que causará a destruição da igreja do Senhor Jesus Cristo. Leva as pessoas a adulterarem juntamente com ele (literalmente ou não). A igreja tem que estar atenta à ação desse espírito demoníaco, matando-o (o espírito) e fazendo como foi feito com aquela mulher chamada Jezabel, no velho testamento: passando com os carros de guerra sobre ela e deixando que os cães comam a sua carne. Jesus disse que sonda as mentes e corações e dará a cada um segundo as suas obras. A presença do espírito de jezabel na igreja traz cheiro de aflição (lembremo-nos do significado no nome Tiatira = odor de aflição).

Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de satanás: outra carga não jogarei sobre vós; tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha: Jesus está dizendo que aqueles que são inocentes quanto à esse procedimento e ao conhecimento dessa atuação demoníaca dentro da igreja, que Ele não jogará carga sobre suas vidas, mas os alerta para conservar a verdadeira fé, até que Ele volte.

DEUS TEM PROMESSA AO VENCEDOR:

Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras:

Eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro: a promessa e grandiosa e tem efeito no mundo atual e no milênio.

Assim como também Eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã: a promessa é de que a verdadeira estrela da manhã, o Senhor Jesus Cristo, que foi dado pelo pai será sempre dado a nós, para podermos ter a verdadeira luz e não Lúcifer, a luz mentirosa.

Aps. Osvaldo e Alice Bertoni

domingo, 10 de outubro de 2004

O Deus que conhece, que sabe e que tem promessas 3/7

IGREJA EM PÉRGAMO

INTRODUÇÃO:

Algumas explicações introdutórias:

Apocalipse de João: livro da revelação. O apóstolo João escreveu o evangelho de João e as três cartas do novo testamento foi quem recebeu esta revelação e a escreveu debaixo de ordem expressa do Senhor Jesus Cristo.

Anjo da igreja: expressão que pode significar o pastor da igreja local e também o príncipe angelical de Deus que cuida de cada igreja local, sendo que uma interpretação não exclui a outra.

Vencedor: vem do grego: nikaw nikao, e quer dizer: conquistar, levar à vitória, sair vitorioso; vitorioso de Cristo: aquele que é vitorioso sobre seus inimigos. Fala também de cristãos que permanecem firmes na sua fé até a morte, diante do poder de seus inimigos, tentações e perseguições.

Pérgamo: pergamov pergamos = "altura ou elevação" - purgov purgos = aparentemente da palavra primária "burgo" = torre, estrutura fortificada, de considerável altura, para repelir um ataque hostil ou para possibilitar a um vigia ver em todas as direções – cidade da Mísia Menor, na Ásia menor, a sede da dinastia de Atalos e Eumenes, famosos por seu templo de Aesculápio e a invenção e manufatura de pergaminho. O rio Selinus corre através dela e o Cetius passa por ela. Era a cidade natal do médico Galen, e tinha uma grande biblioteca real. Tinha uma igreja cristã.

DEUS CONHECE A SITUAÇÃO:

Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de satanás:

E que conservas o meu nome: à semelhança do que temos nos dias de hoje, pois satanás tem feito seu trono em nossas cidades, a igreja cristã em Pérgamo estava localizada numa cidade onde o Senhor Jesus diz que estava o trono de satanás e mesmo assim conseguia conservar o nome de Cristo entre seus membros. Satanás tinha o seu trono ali até mesmo por causa do nome da cidade que, conforme vimos, significa: torre, lugar alto. Satanás, desde o início queria tomar o lugar de Deus: “tu dizias no teu coração: eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo” (Isaías 14:13 e 14). O certo é que a igreja em Pérgamo conservava o nome de Jesus como o mais importante, e isso Deus levava em consideração ao julgá-la.

"e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde satanás habita": é assim que os que conservam em suas vidas o nome de Jesus: não negam a sua fé, mesmo que debaixo de perseguições e morte no meio da irmandade. Antipas = antipav antipas = "como o pai" - um cristão de Pérgamo que sofreu martírio. Não temos mais nenhuma informação à respeito dele. Onde satanás habita e tem o seu trono, normalmente verdadeiros cristãos são mortos, pelo fato de não negarem a sua fé e conservarem o nome de Jesus.

DEUS SABE O QUE ESTÁ ACONTECENDO:

Tenho, todavia, contra ti algumas coisas:

Pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição: não podemos admitir em nossos púlpitos aqueles que ensinam coisas contrárias à palavra de Deus, pois isto é cilada para o povo de Deus.

Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas: seita mencionada em ap. 2.6,15, acusada de manter o erro de Balaão, tornando-se um pedra de tropeço na igreja de Deus por permitir comer coisas sacrificadas aos ídolos bem como por cometer fornicação. Não podemos nem permitir que entre nós se nomeie que nada há de mal em permitirmos que os discípulos estejam diante de outros altares e praticando fornicação.

Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca: Deus mesmo virá contra os que ensinam tal coisa com a sua palavra (espada da sua boca), para os destruir.

DEUS TEM PROMESSA AO VENCEDOR:

Ao vencedor, dar-lhe-ei:

Do maná escondido: porção de alimento especial, pois é o alimento que vem dos céus.

Bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe: aqueles que fogem das práticas acima citadas têm a certeza de receberem um “novo batismo” na eternidade, feito diretamente pelo Senhor Jesus, recebendo um nome particular para por ele ser chamado. E quando Ele chamar somente quem tem esse nome o sabe e atenderá.

Aps. Osvaldo e Alice Bertoni

domingo, 3 de outubro de 2004

O Deus que conhece, que sabe e que tem promessas 2/7

IGREJA ESMIRNA

INTRODUÇÃO:

Algumas explicações introdutórias:

Apocalipse de João: também chamado livro da revelação. O apóstolo João, o mesmo escritor do evangelho de João e de três cartas do novo testamento é quem recebeu esta revelação e a escreveu debaixo de ordem expressa do Senhor Jesus Cristo.

Anjo da igreja: expressão que pode significar o pastor da igreja local e também o príncipe angelical de Deus que cuida de cada igreja local, sendo que uma interpretação não exclui a outra.

Vencedor: vem do grego: nikaw nikao, e quer dizer: conquistar, levar à vitória, sair vitorioso; vitorioso de Cristo: aquele que é vitorioso sobre seus inimigos. Fala também de cristãos que permanecem firmes na sua fé até a morte, diante do poder de seus inimigos, tentações e perseguições. Fala ainda de quando alguém é processado pela lei e vence o caso, é manter a causa de alguém.

Esmirna: smurna smurna = "mirra" – é uma cidade jônica da ásia menor, no mar ageu, 65 km ao norte de éfeso.

DEUS CONHECE A SITUAÇÃO:

Conheço a tua tribulação:

A tua pobreza (mas tu és rico): aqueles que são ricos das bênçãos de Deus, mas por causa das condições de penúria financeira se consideram muito pobres. Deus diz que conhece a nossa riqueza.

E a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são: tomar identidade falsa é blasfêmia. Blasfêmia, por sua vez é calúnia, difamação, discurso injurioso contra o bom nome de alguém ou o discurso ímpio e repreensivo, injurioso contra a majestade divina.

Sendo, antes, sinagoga de satanás: sinagoga era o lugar de ajuntamento do povo judeu para buscar a Deus e aprender da palavra, quando não podiam ir ao templo, que tinha objetivo mais de prestar culto (adorar e sacrificar – dar ofertas ao Senhor). As sinagogas de satanás eram lugares onde diziam que ensinavam a palavra de Deus, mas, na verdade, ensinavam heresias e ensinos contrários à palavra de Deus, interpretando-a de maneira a levar o povo à heresia.

DEUS SABE O QUE ESTÁ ACONTECENDO:

Não temas as coisas que tens de sofrer: muitos estão sofrendo por causa da sua fidelidade ao evangelho. O senhor diz que não devemos temer. Por que? Porque Ele prometeu que estará conosco todos os dias da nossa vida, até à consumação dos séculos.

Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova: dentre as coisas que devemos estar atentos é que, por causa do evangelho, alguns, dentre o povo de Deus, serão lançados em prisões. Não se fala aqui dos que forem presos por causa de negócios deste mundo, mas sim por causa da pregação do evangelho. O propósito desse tipo de prisão é para provar a nossa fé e a nossa fidelidade no Senhor.

E tereis tribulação de dez dias: um período de dez dias (e isto considerado como um tempo profético) será reservado para que passemos por lutas nunca antes imaginadas. Deus sabe de tudo o que teremos que passar por amor a Ele e, certamente, não nos abandonará.

DEUS TEM PROMESSA AO VENCEDOR:

Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida: a carta para Esmirna (que quer dizer mirra) está requerendo daqueles que sofrem por causa do evangelho que exalem o bom perfume de Cristo, da mesma forma que a mirra faz, exalando o seu perfume.

O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte: aqueles que conseguirem passar por essas provas sem se perderem na sua fidelidade e na perseverança em sua fé não sofrerão o dano da morte espiritual (estar eternamente longe da presença de Deus).

Além disso, está garantido um galardão especial (representado no texto como a coroa) que um verdadeiro vencedor recebe, ao final de sua prova, dando-lhe o direito de subir ao podium da vitória.

Aps. Osvaldo e Alice Bertoni