sábado, 24 de maio de 2008

Águas que dão vida

Toda criatura vivente que vive em enxames viverá por onde quer que passe este rio, e haverá muitíssimo peixe, e, aonde chegarem estas águas, tornarão saudáveis as do mar, e tudo viverá por onde quer que passe este rio” (Ezequiel 47:9).

INTRODUÇÃO:

Este versículo consta do nosso site na internet, como base ao nome que nossa igreja recebeu, por comando de Deus.

Igreja Águas: “... Aonde chegarem estas águas...”.

Há nesse versículo uma promessa para a nossa igreja: tornar saudáveis as águas salgadas e fazer viver tudo por onde passarem estas águas.

O que é tudo? Claro que a resposta óbvia é que tudo é tudo.

Mas vamos examinar algumas coisas:

CRIATURA VIVENTE:

A palavra “criatura”, no hebraico, significa: aquele que respira, a substância ou ser que respira, alma, o ser interior do homem, alma, ser, vida, criatura, pessoa, ser vivo, o próprio homem, ser, pessoa ou indivíduo.

A palavra “vivente”, no hebraico, significa: vivo, ativo (referindo-se ao homem), sustento, manutenção, reavivamento, renovação, comunidade.

O que a palavra de Deus está nos ensinado, a nós, igreja Águas, é que aonde nos chegarmos vamos influenciar a população, vamos estar envolvidos na comunidade para trazermos benefícios e não apenas para tirarmos alguma vantagem dessa população.

A igreja Águas de Cabreuva está instalada, estabelecida para fazer diferença no meio do povo desta cidade e da comunidade.

VIVE EM ENXAMES:

Interessantque a figura usada é enxame, que é na língua portuguesa é o coletivo para peixes.

Mais interessante ainda que a comunidade cristã era reconhecida no início da igreja primitiva pela figura de um peixe.

Muitíssimo mais interessante é que o ensino de Jesus nos faz pescadores de homens e temos que usar as redes para pegarmos os peixes.

A palavra “viver”, no hebraico, significa: fervilhar, enxamear, multiplicar.

Que coisa boa para nós, igreja Águas: Deus, quando nos deu o nome da igreja e nos deu o versículo básico para esse nome, disse que nós iríamos fervilhar, enxamear e multiplicar.

Nesses 5 anos de igreja águas em Cabreuva, isso ainda não se tornou realidade, mas cremos que Deus está providenciando para que isso aconteça, pois uma promessa dele para nós sempre tem o seu cumprimento.

Nós temos que nos posicionar e sair para a conquista, como igreja

RIO:

O texto fala de aonde passar este rio.

A palavra “rio”, no hebraico, significa: torrente, vale, vau, vale de torrente, poço (de mina) e até palmeira.

Profeticamente temos que entrar nas ruas de Cabreuva como uma torrente, limpando todo o vale para que a limpeza das águas, que é da palavra de Deus invadam todas as casas.

A torrente tem que ser de tal força que abra o poço da mina, para que a água límpida de uma fonte jorre constantemente, a água da vida que é Jesus Cristo.

E se ainda quisermos falar profeticamente, até as palmeiras que produzem coco com água muito doce servirão para dessedentar a comunidade, a população de Cabreuva.

ÁGUAS SAUDÁVEIS:

Águas saudáveis, falam de: curar, tornar saudável, referindo-se a problemas ou às feridas das nações, referindo-se às aflições individuais.

Todas essas definições estão incluídas no sentido da palavra no hebraico.

A igreja de Cabreuva precisa tornar saudável a “nação” que simbolicamente esta cidade simboliza.

A igreja de cabreuva está inserida nesta cidade para curar as feridas: sejam as individuais, sejam as coletivas.

Certamente Deus está operando para que comece a cura pelo espírito das pessoas desta comunidade, através do novo nascimento em Jesus Cristo.

Depois Deus quer usar a igreja para curar a alma, os sentimentos, a vontade das pessoas desta comunidade.

Com isso feito, Deus estará trazendo a cura para os poderes constituídos desta cidade, sejam no executivo, no legislativo ou no judiciário.

Mas a igreja tem que ser curada internamente em si mesma.

Paralisem-se todos os processos de enfermidade, a qualquer nível, dentro da igreja e assim as águas poderão entrar através da igreja Águas e tornar saudável tudo.

CONCLUSÃO:

Os dois mares da palestina

Na palestina existem dois mares: o mar da galiléia e o mar morto. A água do mar da galiléia é doce e, em seu interior e ao seu redor, a vida é abundante.

O mesmo rio jordão que alimenta o mar da galiléia desemboca em outro mar, mas, ali, no mar morto, não há vida, nem em suas águas nem ao seu redor.

Qual é a diferença? A água? Não! O solo? Não!

A diferença é que o mar da galiléia devolve a água que recebe do rio jordão, enquanto que o mar morto, por ficar abaixo do nível do mar, retém tudo que recebe. Com o passar dos séculos, ele foi acumulando tanto sal em seu leito que a vida ali se tornou impossível.

O mar "generoso" têm vida e proporciona a vida. O mar "egoísta" não tem nada, só sal e solidão.

Um dá liberalmente, e se torna mais rico; outro retém mais do que é justo, e se empobrece. A alma generosa prosperará, e o que regar também será regado” (Provérbios 11.24 e 25).

A bomba d'água

Certo homem, perdido numa região desértica, prestes a morrer de sede, encontra uma cabana desabitada.

No quintal, uma bomba d'água, velha e enferrujada. Imediatamente ele começou a bombeá-la, mas a água não jorrou. Desapontado, sentou-se. Só então viu ao lado da bomba uma garrafa d'água, com um bilhete colado sobre rótulo: "você precisa primeiro preparar a bomba com toda a água desta garrafa, meu amigo. Ps.: faça o favor de encher a garrafa outra vez antes de partir".

A garrafa estava quase cheia e ele, de repente, se viu num dilema: se bebesse a água "velha" e quente da garrafa talvez sobrevivesse, mas se a colocasse naquela bomba enferrujada, talvez obtivesse água fresca. Mas, talvez não.

Com relutância, despejou a água na bomba. Em seguida, agarrou a manivela e começou a bombear. E a bomba começou a chiar. E nada aconteceu! E a bomba foi rangendo e chiando. Então surgiu um fiozinho de água; depois, um pequeno fluxo e, finalmente, a água jorrou com abundância!

Bebeu até se fartar. Encheu a garrafa novamente e acrescentou uma pequena nota ao bilhete: "Creia-me, funciona! Você precisa dar toda a água antes de poder obtê-la de volta!"

Quem quiser salvar a sua vida por amor de mim perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, acha-la-á” (Mateus 16:14).

AMÉM!

Ap. Bertoni