domingo, 24 de agosto de 2008

Modelo de proféta

30. Então Elias disse a todo o povo: chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele. E Elias reparou o altar do Senhor, que havia sido derrubado. 31. Tomou doze pedras, conforme o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual viera a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome; 32. E com as pedras edificou o altar em nome do Senhor; depois fez em redor do altar um rego, em que podiam caber duas medidas de semente. 33. Então armou a lenha, e dividiu o novilho em pedaços, e o pôs sobre a lenha, e disse: enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. 34. Disse ainda: fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. De novo disse: fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez. 35. De maneira que a água corria ao redor do altar; e ele encheu de água também o rego. 36. Sucedeu pois que, sendo já hora de se oferecer o sacrifício da tarde, o profeta Elias se chegou, e disse: ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque, e de Israel, seja manifestado hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra tenho feito todas estas coisas. 37. Responde-me, ó Senhor, responde-me para que este povo conheça que tu, ó Senhor, és Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração. 38. Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. 39. Quando o povo viu isto, prostraram-se todos com o rosto em terra e disseram: o Senhor é Deus! O Senhor é Deus! 40. Disse-lhes Elias: agarrai os profetas de baal! Que nenhum deles escape: agarraram-nos; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, onde os matou” (1Reis 18:30 a 40).
INTRODUÇÃO:

Nosso ministério, como tem sido falado constantemente, é um ministério que está debaixo de céus apostólicos e se guia no mover profético.

Essa condição tem-nos tornado alvo predileto de satanás e seus demônios.

Nossos jovens, à maneira que Joel havia profetizado tem a seguinte expectativa: “Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões; e também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito” (2:28 e 29).

Acontecerá depois do que?

Joel 2:12 a 18 temos a resposta:

Todavia ainda agora diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de cereais e libação para o Senhor vosso Deus? Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene; congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai os meninos, e as crianças de peito; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu tálamo. Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele. Por que diriam entre os povos: Onde está o seu Deus? Então o Senhor teve zelo da sua terra, e se compadeceu do seu povo.

Sei que “acontecerá depois” também inclui a liberação de uma porção de promessas para nós, mas as promessas abençoadas também acontecerão depois do que iremos comentar.

Coração inteiramente no altar do senhor:

É necessário estar com nossa vida no altar totalmente em ordem: “Elias reparou o altar do Senhor”

Se nossa vida no altar não estiver inteiramente em ordem, a manifestação do dom profético poderá, à semelhança do próprio altar, estar em ruinas.

Paulo fala claramente que os que comem do sacrifício são participantes do altar: “vede a Israel segundo a carne; os que comem dos sacrifícios não são porventura participantes do altar?” (1coríntios 10:18).

Se não tivermos com o nosso altar em ordem estaremos nos alimentando das ruínas do altar.

E dar palavras ou revelações proféticas de um altar em ruínas traz terríveis conseqüências para quem dá e para quem recebe.

Temos a obrigação de estar com nosso altar em ordem para sermos canais limpos da voz de Deus para a sua igreja.

Joel dá algumas instruções claras à respeito disso:

Convertei-vos a mim de todo o vosso coração.

Com jejuns, e com choro, e com pranto, e rasgai o vosso coração.

Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene.

Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor.

O restante do texto nos diz o que acontecerá pelo posicionamento dos servos de Deus: então o Senhor teve zelo da sua terra, e se compadeceu do seu povo.

Vivendo as coisas comuns do dia a dia:

Eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra tenho feito todas estas coisas.

No nosso dia a dia temos que fazer todas as coisas segundo a palavra do Senhor.

Todas as coisas implica em ser todas as coisas (não somente algumas, segundo o interesse do nosso coração).

Quais as coisas que Elias fez e o que significam espiritualmente?

1º rego ao redor: temos que fazer um espaço de proteção ao redor de nosso altar.

Isso implica em não permitirmos que o inimigo se acerque de nós para nos roubar.

Creio que esse espaço de proteção é eficaz quando temos uma vida de jejum e oração.

2º armar a lenha: diariamente temos que estar com a nossa vida no lenho da cruz, na madeira da cruz.

Crucificarmos nossa vontade na cruz e podermos dizer que não somos mais nós que vivemos, mas Cristo vive em nós.

3º dividir a nossa carne: como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o nosso culto racional, devemos ter a nossa carne dividida e colocada no altar, para não fazermos a vontade dela.

4º derramar de águas sobre nossas vidas: a palavra de Deus é o que dá consistência as nossas palavras e revelações proféticas.

É necessário estarmos encharcados na palavra de Deus, através da leitura da Bíblia.

É necessário pelo menos quatro níveis de conhecimento da palavra de Deus.

Quando o texto sagrado nos fala de encher 4 cântaros de água está falando dos níveis de absorção para o exercício do ministério profético.

1º nível intelectual: que compreende uma leitura adequada no português, que promova o entendimento do texto, inclusive no contexto em que ele foi escrito.

2º nível emocional: que compreende uma leitura que mexa som os nossos sentimentos e emoções.

3º nível espiritual: que nos faz compreender o texto espiritualmente falando, para não fazermos uma análise (exegese) inadequada do texto.

4º nível de revelação: que nos faz enxergar e compreender aquilo que está além do texto, e portanto vem do coração de Deus ao coração do profeta.

Quando chegamos ao 4º nível então estamos devidamente encharcados para podermos, com uma vida de santidade, estar prontos a abrir nossa boca e trazer a revelação.

Amém!

Ap. Bertoni