domingo, 28 de junho de 2009

Trazei-me um músico







Texto básico: 2Reis 3:1-27

História:

Jorão (filho de Acabe) – Rei de Israel (Samaria) – “Fez o que era mau perante o Senhor; porém não como seu pai, nem como sua mãe; porque tirou a coluna de Baal, que seu pai fizera. 3Contudo, aderiu aos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que fizera pecar a Israel; não se apartou deles” (versículos 2 e 3).

Josafá (filho de Asa) Rei de Judá (Jerusalém) – Fez o que era reto perante o Senhor.

Mesa – Rei de Moabe (moabitas). Pagava tributos a Israel: “Então, Mesa, rei dos moabitas, era criador de gado e pagava o seu tributo ao rei de Israel com cem mil cordeiros e a lã de cem mil carneiros” (versículo 4).

Ao morrer Acabe, o rei Mesa se revoltou e não mais quis pagar impostos/tributos: “Tendo, porém, morrido Acabe, revoltou-se o rei de Moabe contra o rei de Israel” (versículo 5).

Jorão foi fazer revista por todo Israel e aproveitou para falar com Josafá, rei de Judá, para subir contra Moabe: “Por isso, Jorão, ao mesmo tempo, saiu de Samaria e fez revista de todo o Israel. Mandou dizer a Josafá, rei de Judá: O rei de Moabe se revoltou contra mim; irás tu comigo à guerra contra Moabe? Respondeu ele: Subirei; serei como tu és, o meu povo, como o teu povo, os meus cavalos, como os teus cavalos” (versículos 6 e 7).

Josafá teve lealdade apesar dos pesares.

Por qual caminho seguiremos?:

Resolveram ir pelo deserto de Edom e tiveram que fazer acordo com o rei de Edom: “Então, perguntou Jorão: Por que caminho subiremos? Respondeu ele: Pelo caminho do deserto de Edom. Partiram o rei de Israel, o rei de Judá e o rei de Edom;...” (versículos 8 e 9a).

Acabou a água: “... após sete dias de marcha, não havia água para o exército e para o gado que os seguiam” (versículo 9b).

Jorão começou uma murmuração, ao invés de consultar o Senhor: “Então, disse o rei de Israel: Ai! O Senhor chamou a estes três reis para os entregar nas mãos de Moabe” (versículo 10).

Josafá teve outra atitude, ou seja: foi consultar ao Senhor: “Perguntou, porém, Josafá: Não há, aqui, algum profeta do Senhor, para que consultemos o Senhor por ele? Respondeu um dos servos do rei de Israel: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que deitava água sobre as mãos de Elias” (versículo 11).

Foram ter com o Profeta Eliseu: “Disse Josafá: Está com ele a palavra do Senhor. Então, o rei de Israel, Josafá e o rei de Edom desceram a ter com ele” (versículo 12).

Por causa de Josafá o rei Jorão foi abençoado: “Mas Eliseu disse ao rei de Israel: Que tenho eu contigo? Vai aos profetas de teu pai e aos profetas de tua mãe. Porém o rei de Israel lhe disse: Não, porque o Senhor é quem chamou estes três reis para os entregar nas mãos de Moabe. Disse Eliseu: Tão certo como vive o Senhor dos Exércitos, em cuja presença estou, se eu não respeitasse a presença de Josafá, rei de Judá, não te daria atenção, nem te contemplaria” (versículos 13 e 14).

Trazei-me um músico (tangedor, harpista):

“Ora, pois, trazei-me um tangedor. Quando o tangedor tocava, veio o poder de Deus sobre Eliseu” (versículo 15).

Vem então a instrução e a promessa de Deus: “Este disse: Assim diz o Senhor: Fazei, neste vale, covas e covas. Porque assim diz o Senhor: Não sentireis vento, nem vereis chuva; todavia, este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, e o vosso gado, e os vossos animais” (versículos 16 e 17).

Isso ainda é pouco!:

O Senhor entrega o inimigo: Isto é ainda pouco aos olhos do Senhor; de maneira que também entregará Moabe nas vossas mãos. Ferireis todas as cidades fortificadas e todas as cidades principais, e todas as boas árvores cortareis, e tapareis todas as fontes de água, e danificareis com pedras todos os bons campos” (versículos 18 e 19).

Há um segredo ao entregarmos ofertas ao Senhor, pois na hora da oferta aconteceu o milagre: “Pela manhã, ao apresentar-se a oferta de manjares, eis que vinham as águas pelo caminho de Edom; e a terra se encheu de água” (versículo 20).

Na peleja o Senhor confunde os inimigos e todas as fontes de energia deles são fechadas e destruídas: “Ouvindo, pois, todos os moabitas que os reis tinham subido para pelejar contra eles, todos os que cingiam cinto, desde o mais novo até ao mais velho, foram convocados e postos nas fronteiras”; “Vendo o rei de Moabe que a peleja prevalecia contra ele, tomou consigo setecentos homens que arrancavam espada, para romperem contra o rei de Edom, porém não puderam” (versículos 21 e 26).

O inimigo pode tentar até o último recurso: Um holocausto do desespero: “Então, tomou a seu filho primogênito, que havia de reinar em seu lugar, e o ofereceu em holocausto sobre o muro; pelo que houve grande ira contra Israel; por isso, se retiraram dali e voltaram para a sua própria terra” (versículo 27).

Mas o que Deus disse prevalece: “Levantando-se de madrugada, em saindo o sol sobre as águas, viram os moabitas defronte deles as águas vermelhas como sangue. E disseram: Isto é sangue; certamente, os reis se destruíram e se mataram um ao outro! Agora, pois, à presa, ó Moabe! Porém, chegando eles ao arraial de Israel, os israelitas se levantaram e feriram aos moabitas, os quais fugiram diante deles; entraram os israelitas na terra e também aí feriram aos moabitas. Arrasaram as cidades, e cada um lançou a sua pedra em todos os bons campos, e os entulharam, e taparam todas as fontes de águas, e cortaram todas as boas árvores, até que só Quir-Haresete ficou com seus muros; mas os que atiravam com fundas a cercaram e a feriram” (versículos 22 a 25).

Pastor e Profeta Celso Villas Bôas Bertoni

domingo, 21 de junho de 2009

Fé X Dúvida Quem vence este conflito?


João 16:8:
“E quando ele vier (Espírito Santo) , convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo”

Todos os dias Fé e Dúvida lutam entre si.
Quanto mais a nossa Fé estiver firme mais próximos nós estaremos de nossa promessa.
Deus não é Deus de dúvida! O nosso bom Deus é um Deus de decisão! Nele não há nem sequer sombra de mudança!

Por isso, devemos nos revestir de poder, autoridade e fé! Para subirmos e avançarmos rumo a cada uma das promessas de Deus para as nossas vidas!
Nada nem ninguém poderá nos resistir! Satanás e seus demônios não vão nos impedir!

Cada uma das nossas promessas serão trazidas a existência!
O nosso Deus é um Deus maravilhoso, que reina sobre todos reinos.
Servimos a um Deus forte, amoroso e poderoso! Este é o nosso Deus!

Tomando consciência da nossa posição em Deus

Efésios 2:1-8:1 E vos vivificou (a nós, eu e você), estando vós mortos em ofensas e pecados (que afastam o homem de Deus), 2 Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. 3 Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira (só é filho de Deus quem quer, quem não o aceita é filho da ira e apenas criatura da Deus), como os outros também.
4 Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5 Estando nós ainda mortos (
por causa do pecado) em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), 6 E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais (hoje somos reis e sacerdotes, povo de propriedade exclusiva de Deus), em Cristo Jesus; 7 Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom (presente) de Deus.

Romanos 5:1-11:
1 Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; 2 Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes [sem espaço para dúvida], e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. 3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações [todos passamos e continuaremos a passar por lutas, porque sem luta não há vitória]; sabendo que a tribulação produz a paciência, 4 E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
5 E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. 6 Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. 7 Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. 8 Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. [Deus nos conhecia mesmo quando estávamos mortos] 9 Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
10 Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. 11 E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.

Jesus nos vivificou trazendo-nos para perto dEle.
Éramos por natureza filhos da ira, mas fomos enxertados na família de Deus e passamos a ser herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo.

1Pe 2:9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Estamos firmes na graça, no favor não merecido de Deus.
Romanos 5: 8 Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

Tomando consciência das promessas de Deus para nós

João 1:12 :
Mas, a todos quantos o receberam [a Jesus], deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;

Romanos 8:17 :
E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

Mateus 6:26 , 31-33
26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
31 Não andeis, pois, inquietos [ansiosos], dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? 32 (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; 33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Colocando as coisas no seu devido lugar

Filipenses 1:6 : Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;
Filipenses 4:6 – 8
6 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. 8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Mateus 21:21,22
Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito; 22 E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.
Hebreus 11:1,6
1 ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. 6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

Desmascarando o jeito do diabo nos paralisar: Dúvida fora da minha vida, em nome de Jesus!

Satanás é um blefador, um enganador, um mentiroso, a bíblia afirma que satanás é o pai da mentira, isto é, tudo o que é falso e duvidoso provém dele:

João 8:44b: Ele (diabo) foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.

As sementes de dúvida têm em seu DNA a incredulidade, o medo e nos acovardam diante das situações.

Números 13: 1,2 – 21 – 28,33
1 E FALOU o SENHOR a Moisés, dizendo: 2 Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada um príncipe entre eles
21 Assim subiram e espiaram a terra desde o deserto de Zim, até Reobe, à entrada de Hamate. 22 E subiram para o lado do sul, e vieram até Hebrom; e estavam ali Aimã, Sesai e Talmai, filhos de Enaque (Hebrom foi edificada sete anos antes de Zoã no Egito).
23 Depois foram até ao vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens, sobre uma vara; como também das romãs e dos figos. 24 Chamaram àquele lugar o vale de Escol, por causa do cacho que dali cortaram os filhos de Israel. 25 E eles voltaram de espiar a terra, ao fim de quarenta dias. 26 E caminharam, e vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles, e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra.
Números13:27 E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto. 28 O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Enaque. 33 Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.

As vezes as circunstâncias parecem tão maiores, no caso deles eram realmente grandes, mas será que eram maiores que Deus?

Não, mas a dúvida em seus corações não os deixava ver isso!
Acreditamos que Deus tem poder para nos salvar, mas será que Ele fará algo nessa situação?
E se Ele não fizer como eu ficarei?
Você tem alguma dúvida em seu coração?

Resgatando a certeza de que aquele que prometeu é fiel para cumprir

Números 14:6-9:
6 E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes. 7 E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa. 8 Se o SENHOR se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel. 9 Tão somente não sejais rebeldes contra o SENHOR, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o SENHOR é conosco; não os temais.

Romanos 8:31-25
31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? 33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. 35 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?

Os vencedores são determinados e em seus corações não há espaço para dúvida! Eles lutam por grandes conquistas!

Josué 14:6-15
6 Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti. 7 Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração;

Josué 14:8 Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus. 9 Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao SENHOR meu Deus. 10 E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;

Josué 14: 11 E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar. 12 Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para os expulsar, como o SENHOR disse. 13 E Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, a Hebrom em herança.

Josué 14:14 Portanto Hebrom ficou sendo herança de Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, até ao dia de hoje, porquanto perseverara em seguir ao SENHOR Deus de Israel. 15 E antes o nome de Hebrom era Quiriate-Arba, porque Arba foi o maior homem entre os anaquins. E a terra repousou da guerra.

O primeiro e o último passo são os mesmos: Crer

Hebreus 11:6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam

Marcos 16:16 -19
16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 17 E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; 18 Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. 19 Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.

Amém! Amém! Amém!

Sede - Dc. Rodrigo Feitosa - 21/Junho/2009

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Conquistando a mudança de sorte

Muitas vezes nos colocamos diante de Deus, querendo viver, alcançar ou conquistar uma benção.

Essa bênção muitas vezes tem a ver com uma mudança de sorte.

“Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem” (Gênesis 32:25).

Desejamos profundamente uma mudança no quadro atual das nossas vidas.

O que ocorre, porém, é que nos viciamos na atual condição, achando que o que temos hoje é a nossa segurança, já que em tempos difíceis, o melhor é preservar o que já foi conquistado por temer as incertezas do que virá pela frente.

Como diz o ditado: “Melhor é um pássaro na mão do que dois voando”.

Jacó conhecido como o trapaceiro, o enganador, o aproveitador já era próspero, possuía muitos bens, sua vida financeira com certeza era estável naquele momento.

Mas carregava em si, uma marca de sofrimento e medo.

Sofrimento, porque teve que trabalhar duro durante 20 anos para seu tio Labão, que sempre o lesava de alguma forma.

“38. Vinte anos eu estive contigo, as tuas ovelhas e as tuas cabras nunca perderam as crias, e não comi os carneiros de teu rebanho. 39. Nem te apresentei o que era despedaçado pelas feras; sofri o dano; da minha mão o requerias, tanto o furtado de dia como de noite. 40. De maneira que eu andava, de dia consumido pelo calor, de noite, pela geada; e o meu sono me fugia dos olhos. 41. Vinte anos permaneci em tua casa; catorze anos te servi por tuas duas filhas e seis anos por teu rebanho; dez vezes me mudaste o salário” (Gênesis 31:38-41).

Medo, porque se encontraria com Esaú ao voltar para sua terra. Terra essa que ele tinha abandonado justamente para fugir de seu irmão, tornando-se empregado de seu tio.

“9. E orou Jacó: Deus de meu pai Abraão e Deus de meu pai Isaque, ó Senhor, que me disseste: Torna à tua terra e à tua parentela, e te farei bem; 10. sou indigno de todas as misericórdias e de toda a fidelidade que tens usado para com teu servo; pois com apenas o meu cajado atravessei este Jordão; já agora sou dois bandos. 11. Livra-me das mãos de meu irmão Esaú, porque eu o temo, para que não venha ele matar-me e as mães com os filhos” (Gênesis 32:9-11).

Foi nesse momento que Jacó decidiu que precisava de uma mudança em sua vida.

Não podia mais viver como um fugitivo. Não podia mais viver com medo. Ao voltar para sua terra, em um dado momento ficou sozinho e lutou com ele um homem até o romper do dia.

A Palavra diz que Jacó lutou com Deus e com os homens e prevaleceu.

“22. Levantou-se naquela mesma noite, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos e transpôs o vau de Jaboque. 23. Tomou-os e fê-los passar o ribeiro; fez passar tudo o que lhe pertencia, 24. ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia. 25. Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem. 26. Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares. 27. Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. 28. Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois, como príncipe, lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste” (Gênesis 32:22-28).

Seu nome foi mudado de Jacó (o traiçoeiro) para Israel (ele luta com Deus).

Devemos nos lembrar que Israel é o povo escolhido de Deus.

Foi uma mudança radical e marcou um novo período na vida de Jacó/Israel.

Para obter sua benção, Jacó até ignorou seu bem estar físico, pois enquanto lutava com o homem, a juntura de sua coxa foi deslocada, pelo que passou por Peniel manquejando.

“Nasceu-lhe o sol, quando ele atravessava Peniel; e manquejava de uma coxa” (Gênesis 32:31).

Jacó carregou em si, uma marca de Deus.

Essa marca jamais será esquecida.

Ao encontrar-se com Esaú, Jacó se inclinou por sete veze diante de seu irmão e foi surpreendido pela reação de Esaú.

“1. Levantando Jacó os olhos, viu que Esaú se aproximava, e com ele quatrocentos homens. Então, passou os filhos a Lia, a Raquel e às duas servas. 2. Pôs as servas e seus filhos à frente, Lia e seus filhos atrás deles e Raquel e José por últimos. 3. E ele mesmo, adiantando-se, prostrou-se à terra sete vezes, até aproximar-se de seu irmão. 4. Então, Esaú correu-lhe ao encontro e o abraçou; arrojou-se-lhe ao pescoço e o beijou; e choraram” (Gênesis 33:1-4).

Jacó encontrou a benevolência de Deus na atitude de Esaú.

Quando desejamos alguma coisa intensamente, devemos nos posicionar como alguém, que, de fato quer conquistá-la, não temendo a luta que travaremos para tal.

Sendo assim, uma marca será impressa em nós, uma marca de vitória, de conquista, de direito adquirido.

O inimigo verá essa marca e não poderá nos tocar.

Em Jesus Cristo, acabou-se a condenação: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8:1), somos novas criaturas, tudo se fez novo: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2Coríntios 5:17).

E a marca que repelirá o inimigo de nossas vidas é o sangue de Cristo por nós derramado na cruz.

Hoje somos livres, temos uma marca de vitória: “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Romanos 8:37), uma marca de conquista e somos um direito (povo) adquirido por Jesus na Cruz: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia” (1Pedro 2:9-10).

Pr. Fernando Pedro - 18/06/2009

domingo, 14 de junho de 2009

Deus, um rei, um povo, o inimigo e um profeta






TEXTOS BÁSICOS: 2Reis capítulos 18 e 19

um rei reto diante de deus

“1. E sucedeu que, no terceiro ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel, começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá. 2. Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e vinte e nove anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abi, filha de Zacarias. 3. E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai. 4. Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã. 5. No Senhor Deus de Israel confiou, de maneira que depois dele não houve quem lhe fosse semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele. 6. Porque se chegou ao Senhor, não se apartou dele, e guardou os mandamentos que o Senhor tinha dado a Moisés. 7. Assim foi o Senhor com ele; para onde quer que saía se conduzia com prudência; e se rebelou contra o rei da Assíria, e não o serviu” (2Reis 18 1 a 7).

introdução

Ezequias foi um rei precioso aos olhos de Deus.

Exerceu seu reinado no Reino do Sul, Judá, sendo sua capital Jerusalém, no mesmo tempo em que Oséias reinava no Reino do Norte, cuja capital era Samaria.

Começou a reinar quando tinha vinte e cinco anos e reinou durante 29 anos, portanto morrendo quando tinha 54 anos.

Mas, como homem, teve suas falhas, mas submisso à vontade de Deus sempre se voltava para Deus e recebia a direção e o livramento.

Deus nos tem chamado a um tempo para administrarmos tudo o que ele nos tem colocado nas mãos.

Deus nos tem chamado para um tempo de estabelecermos um Governo de decência e ordem.

um povo que sofre as conseqUências de seu pecado

Mas enquanto Ezequias se preocupava em acabar com a Idolatria e buscava agradar a Deus, o seu povo fazia coisas desagradáveis a Deus e atraía a maldição sobre todo o reino do Sul.

“11. E o rei da Assíria transportou a Israel para a Assíria; e os fez levar a Hala e a Habor, junto ao rio de Gozã, e às cidades dos medos; 12. Porquanto não obedeceram à voz do Senhor seu Deus, antes transgrediram a sua aliança; e tudo quanto Moisés, servo do Senhor, tinha ordenado, nem o ouviram nem o fizeram”.

um rei que titubeia diante de deus

Ele tomou uma atitude correta, arrependendo-se pelo seu pecado e pelo pecado do povo.

Confessou que pecou, tendo feito isso não diante de Deus, mas diante do inimigo.

Se tivesse confessado a Deus o seu pecado e o pecado do povo, Deus teria se manifestado em favor dele e do povo.

Como não fez a coisa da maneira certa, não teve a ousadia de esperar Deus agir e tomou decisões de entrega de suas riquezas e de seu poder ao inimigo.

“14. Então Ezequias, rei de Judá, enviou ao rei da Assíria, a Laquis, dizendo: Pequei; retira-te de mim; tudo o que me impuseres suportarei. Então o rei da Assíria impôs a Ezequias, rei de Judá, trezentos talentos de prata e trinta talentos de ouro. 15. Assim deu Ezequias toda a prata que se achou na casa do Senhor e nos tesouros da casa do rei. 16. Naquele tempo cortou Ezequias o ouro das portas do templo do Senhor, e das ombreiras, de que ele, rei de Judá, as cobrira, e o deu ao rei da Assíria”.

o inimigo aproveita essa falha do rei e ataca

O inimigo nunca se contenta com o que já recebeu de nós, pois ele sempre quer mais.

Por isso não devemos, nunca, entregar nada ao inimigo.

O inimigo é tão ousado que coloca posicionamentos de nos fazer descrer no poder de Deus e na Sua capacidade de livramento.

Oferece-nos as promessas de Deus para nos enganar.

“17. Contudo enviou o rei da Assíria a Tartã, e a Rabe-Saris, e a Rabsaqué, de Laquis, com grande exército ao rei Ezequias, a Jerusalém; subiram, e vieram a Jerusalém”.

“19b. Que confiança é esta em que te estribas? 20. Dizes tu (porém são palavras só de lábios): Há conselho e poder para a guerra. Em quem, pois, agora confias que contra mim te rebelas?”

“22. Se, porém, me disserdes: No Senhor nosso Deus confiamos; porventura não é esse aquele cujos altos e cujos altares Ezequias tirou, dizendo a Judá e a Jerusalém: Perante este altar vos inclinareis em Jerusalém?”

“25b. O Senhor me disse: Sobe contra esta terra, e destrói-a. 26. Então disse Eliaquim, filho de Hilquias, e Sebna e Joá, a Rabsaqué: Rogamos-te que fales aos teus servos em siríaco; porque bem o entendemos; e não nos fales em judaico, aos ouvidos do povo que está em cima do muro.”

“28. Rabsaqué, pois, se pôs em pé, e clamou em alta voz em judaico, e respondeu, dizendo: Ouvi a palavra do grande rei, do rei da Assíria. 29. Assim diz o rei: Não vos engane Ezequias; porque não vos poderá livrar da sua mão; 30. Nem tampouco vos faça Ezequias confiar no Senhor, dizendo: Certamente nos livrará o Senhor, e esta cidade não será entregue na mão do rei da Assíria. 31. Não deis ouvidos a Ezequias; porque assim diz o rei da Assíria: Contratai comigo por presentes, e saí a mim, e coma cada um da sua vide e da sua figueira, e beba cada um a água da sua cisterna; 32. Até que eu venha, e vos leve para uma terra como a vossa, terra de trigo e de mosto, terra de pão e de vinhas, terra de oliveiras, de azeite e de mel; e assim vivereis, e não morrereis; e não deis ouvidos a Ezequias; porque vos incita, dizendo: O Senhor nos livrará.”

um povo que se cala

O povo e o Reino foram injuriados.

Deus foi desrespeitado e zombado pelos enviados do rei da Assíria.

O inimigo fez questão de desrespeitar o rei Ezequias e o Seu Deus diante de todo o povo, apesar do pedido para que falasse numa língua que o povo não entendesse.

É assim a ação do inimigo contra as nossas vidas.

Faz questão de sempre tornar público o nosso pecado.

Qual foi a atitude do povo?

O povo calou-se.

“36. Porém calou-se o povo, e não lhe respondeu uma só palavra; porque mandado do rei havia, dizendo: Não lhe respondereis”.

um rei quebrantado diante de deus

Quando um líder se quebranta diante de Deus, Deus muda a história do povo.

Vieram os líderes com roupas rasgadas diante do rei Ezequias e ele na mesma hora tomou a posição que um verdadeiro líder, temente a Deus, deve tomar.

“1. E aconteceu que, tendo Ezequias ouvido isto, rasgou as suas vestes, e se cobriu de saco, e entrou na casa do Senhor.”

“3. E disseram-lhe: Assim diz Ezequias: Este dia é dia de angústia, de vituperação e de blasfêmia; porque os filhos chegaram ao parto, e não há força para dá-los à luz”.

um rei busca a misericórdia de deus

Com isso Ezequias moveu o coração de Deus em seu favor e ele buscou a misericórdia de Deus.

Ezequias orientou seus assessores diretos a irem buscar o conselho de Deus através do profeta Isaías.

“4. Bem pode ser que o Senhor teu Deus ouça todas as palavras de Rabsaqué, a quem enviou o seu Senhor, o rei da Assíria, para afrontar o Deus vivo, e para vituperá-lo com as palavras que o Senhor teu Deus tem ouvido; faze, pois, oração pelo restante que subsiste. 5. E os servos do rei Ezequias foram a Isaías”.

o profeta fala da parte de deus

Cumpre-se aí a promessa de Deus de falar ao povo através de Seus profetas.

“6. E Isaías lhes disse: Assim direis a vosso senhor: Assim diz o Senhor: Não temas as palavras que ouviste, com as quais os servos do rei da Assíria me blasfemaram. 7. Eis que porei nele um espírito, e ele ouvirá um rumor, e voltará para a sua terra; à espada o farei cair na sua terra”.

o inimigo sempre tenta nos colocar em dúvida a respeito do nosso deus

Novamente o inimigo ataca com dúvidas.

Essa sempre é a estratégia do inimigo, tentando colocar dúvidas em nosso coração com respeito ao que Deus pode e vai fazer.

“10. Assim falareis a Ezequias, rei de Judá: Não te engane o teu Deus, em quem confias, dizendo: Jerusalém não será entregue na mão do rei da Assíria. 11. Eis que já tens ouvido o que fizeram os reis da Assíria a todas as terras, destruindo-as totalmente; e tu, te livrarás?”

o rei busca a casa de deus para apresentar sua causa

Quando isso acontece devemos correr para a Casa de Deus e buscar o Senhor.

Assim fez Ezequias.

Reconheceu em oração quem é Deus e colocou seu pedido diante de Deus.

Mas também colocou diante de Deus as afrontas do inimigo.

“14. Recebendo, pois, Ezequias as cartas das mãos dos mensageiros e lendo-as, subiu à casa do Senhor; e Ezequias as estendeu perante o Senhor. 15. E orou Ezequias perante o Senhor e disse: Ó Senhor Deus de Israel, que habitas entre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra. 16. Inclina, Senhor, o teu ouvido, e ouve; abre, Senhor, os teus olhos, e olha; e ouve as palavras de Senaqueribe, que enviou a este, para afrontar o Deus vivo. 17. Verdade é, ó Senhor, que os reis da Assíria assolaram as nações e as suas terras. 18. E lançaram os seus deuses no fogo; porquanto não eram deuses, mas obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram. 19. Agora, pois, ó Senhor nosso Deus, te suplico, livra-nos da sua mão; e assim saberão todos os reinos da terra que só tu és o Senhor Deus”.

o profeta trás a palavra da parte de deus

Deus nunca despreza um coração contrito.

E assim fez com Ezequias e mandou-lhe Seu profeta trazer o Seu recado.

“20. Então Isaías, filho de Amós, mandou dizer a Ezequias: Assim diz o Senhor Deus de Israel: O que me pediste acerca de Senaqueribe, rei da Assíria, ouvi. 21. Esta é a palavra que o Senhor falou dele: A virgem, a filha de Sião, te despreza, de ti zomba; a filha de Jerusalém meneia a cabeça por detrás de ti. 22. A quem afrontaste e blasfemaste? E contra quem alçaste a voz e ergueste os teus olhos ao alto? Contra o Santo de Israel? 23. Por meio de teus mensageiros afrontaste o Senhor, e disseste: Com a multidão de meus carros subi ao alto dos montes, aos lados do Líbano, e cortarei os seus altos cedros e as suas mais formosas faias, e entrarei nas suas pousadas extremas, até no bosque do seu campo fértil”.

“27. Porém o teu assentar, e o teu sair e o teu entrar, e o teu furor contra mim, eu o sei. 28. Por causa do teu furor contra mim, e porque a tua revolta subiu aos meus ouvidos, portanto porei o meu anzol no teu nariz e o meu freio nos teus lábios, e te farei voltar pelo caminho por onde vieste”.

deus determina a estratégia de livramento

E Deus dá Seu recado o inimigo de como Ele agiria em favor de Seu povo, dando-lhe suprimento de forma natural e sobrenatural.

“29. E isto te será por sinal; este ano se comerá o que nascer por si mesmo, e no ano seguinte o que daí proceder; porém, no terceiro ano semeai e segai, plantai vinhas, e comei os seus frutos. 30. Porque o que escapou da casa de Judá, e restou, tornará a lançar raízes para baixo, e dará fruto para cima. 31. Porque de Jerusalém sairá o restante, e do monte Sião o que escapou; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.”

o julgamento de deus contra os nossos inimigos

Nunca se esqueça de que, no nosso correto proceder, Deus se esquece de nossos pecados confessados e Ele mesmo sai em julgamento contra o nosso inimigo.

“32. Portanto, assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: Não entrará nesta cidade, nem lançará nela flecha alguma; tampouco virá perante ela com escudo, nem levantará contra ela trincheira alguma. 33. Pelo caminho por onde vier, por ele voltará; porém nesta cidade não entrará, diz o Senhor. 34. Porque eu ampararei a esta cidade, para a livrar, por amor de mim e por amor do meu servo Davi. 35. Sucedeu, pois, que naquela mesma noite saiu o anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, levantando-se pela manhã cedo, eis que todos eram cadáveres. 36. Então Senaqueribe, rei da Assíria, partiu, e se foi, e voltou e ficou em Nínive. 37. E sucedeu que, estando ele prostrado na casa de Nisroque, seu deus, Adrameleque e Sarezer, seus filhos, o feriram à espada; porém eles escaparam para a terra de Ararate; e Esar-Hadom, seu filho, reinou em seu lugar”.

conclusão

Hoje Deus tem promessas de vitórias para as nossas vidas.

Para que as vitórias aconteçam devemos ouvir a orientação de Deus e cumpri-la.

Nunca se esqueça de que, no nosso correto proceder, Deus se esquece de nossos pecados confessados e Ele mesmo sai em julgamento contra o nosso inimigo.

A nossa luta é do nosso Deus e Ele mesmo vai fazer cair o inimigo, não somente os demônios (185.000 cadáveres do exército do inimigo), mas também o próprio inimigo é ferido de morte pelos seus súditos (“... seus filhos, o feriram à espada ...”).

Amém!

Ap. Bertoni

domingo, 7 de junho de 2009

Aflição e o livramento de Deus para a nossa vida!





”1. Ai de ti, destruidor que não foste destruído, que procedes perfidamente e não foste tratado com perfídia! Acabando tu de destruir, serás destruído, acabando de tratar perfidamente, serás tratado com perfídia. 2. Senhor, tem misericórdia de nós; em ti temos esperado; sê tu o nosso braço manhã após manhã e a nossa salvação no tempo da angústia. 3. Ao ruído do tumulto, fogem os povos; quando tu te ergues, as nações são dispersas. 4. Então, ajuntar-se-á o vosso despojo como se ajuntam as lagartas; como os gafanhotos saltam, assim os homens saltarão sobre ele. 5. O Senhor é sublime, pois habita nas alturas; encheu a Sião de direito e de justiça. 6. Haverá, ó Sião, estabilidade nos teus tempos, abundância de salvação, sabedoria e conhecimento; o temor do Senhor será o teu tesouro” (Isaias 33:1 a 6).

INTRODUÇÃO:

Se perguntar a qualquer um aqui sobre o que sente com relação ao presente tempo, certamente todos nós acabaríamos por chegar a algumas conclusões que nos levam a dizer que temos sido afligidos.

Aflição no nosso dia a dia.

Aflição no nosso relacionamento de marido e mulher.

Aflição por não conseguirmos, muitas vezes, administrar corretamente nossas finanças.

Aflição para tentar cumprir nossos compromissos com Deus e com sua Igreja.

Aflição em não saber como conduzir nossos filhos para que não se corrompam com este mundo, por causa das drogas, do sexo desenfreado, da rebeldia, da falta de responsabilidade com os estudos, da falta de motivação e perspectiva de vida, por causa do vício em querer passar o tempo todo no computador ou no celular, etc.

Aflição! Aflição! Aflição!

O que fazer, então:

O profeta deixa alguns indicativos muito fortes do que devemos pensar ou fazer.

CLAMAR POR MISERICÓRDIA!:

“Senhor tem misericórdia de nós!”

Deus é um Deus de misericórdia.

Nosso Deus sempre teve e tem um cuidado e uma preocupação muito grande pelas nossas vidas, e pelas aflições que temos passado.

Ele diz claramente em Sua Palavra: “Clama a mim e responder-te-ei...”.

Portanto, se você está em aflição, clame ao Senhor, em alto e bom som.

Diga a Ele: Senhor tem misericórdia de mim!

Diga a Ele que você tem esperado nele: “Em ti temos esperado”.

Manifeste a Ele que você não tem em quem esperar, a não ser Nele.

CRER QUE ELE É O NOSSO BRAÇO FORTE!:

“Sê Tu o nosso braço manhã após manhã”.

Pelas aflições que temos passado, é comum nos sentirmos fracos e para compensar isso queremos usar a força do nosso braço somente.

Mas o profeta Isaias faz uma afirmação que deveríamos fazer todos os dias, assim que levantamos: “Sê Tu o nosso braço manhã após manhã”.

Temos que aprender a dizer ao Senhor: É na tua força e no teu braço e não nossa força e no nosso braço que temos andado para frente.

Quando reconhecemos assim, fica muito mais fácil para nós e Deus pode entrar com providências para nos fazer sair das aflições.

Diga, ainda, como o Profeta: “Sê Tu a nossa salvação no tempo de angústia”.

Se vier mesmo a angústia, Ele é que é a nossa Salvação nesse tempo.

Creia nisso e nunca duvide em seu coração: Ele é Deus!

NOSSO DEUS É SUBLIME!:

O profeta faz essa afirmação: “O Senhor é sublime!”

Ou seja: o Senhor é Muito Alto, Perfeitíssimo, Majestoso, Excelso (que fica acima de nós), Poderoso, Grandioso, Esplendido e Encantador.

Quem tem um Deus como Esse Deus, não precisa continuar nas suas aflições.

É hora de tomarmos posse da sublimidade de nosso Deus.

Lembre-se, ainda, do que o Profeta Isaías diz: “Pois habita nas alturas”.

E ainda mais: “Encheu Sião de direito e de justiça”.

Hoje somos Sião do nosso Deus, portanto Ele fará resplandecer o nosso direito e a Sua justiça sobre a nossa vida.

NOSSO DEUS NOS TRÁS A ESTABILIDADE NECESSÁRIA:

“Haverá, ó Sião, estabilidade nos teus tempos”.

Talvez você tenha sentido tanto o balançar do diabo em sua vida, que não consegue nem perceber a estabilidade que Deus nos dá.

Ele (e somente Ele) é quem nos dá equilíbrio para vivermos em paz.

Essa estabilidade e equilíbrio são consolidados em nossa vida através de providências específicas Dele em nossas vidas:

“Abundância de Salvação”.

Tenhamos certeza absoluta da Salvação em nossa vida e nunca nos sentiremos desequilibrados.

“Abundância de Sabedoria”.

Peça sabedoria a Deus e Ele lhe dará em abundância.

“Abundância de Conhecimento”.

Hoje, mais do que nunca, precisamos do conhecimento de Deus e daquilo que Ele deixou para nós.

Precisamos do discernimento de todas as coisas.

Peça e receba e o equilíbrio tomará conta de você.

TEMA AO SENHOR!:

“O temor do Senhor será o teu tesouro”.

Esta promessa tem que estar viva na nossa mente, no nosso coração e no nosso espírito.

Ter verdadeiro respeito por Deus e por seus mandamentos nos trás um tesouro inestimável.

CONCLUSÃO:

Não podemos andar ansiosos com as aflições dessa vida, mas sim tomar posse de todo o livramento que Deus tem para nós.

TIQUETAQUETANDO

Um relógio começou a calcular o trabalho que teria que fazer no ano seguinte.

- Eu tenho que tiquetaquear duas vezes por segundo, isso quer dizer que terei que tiquetaquear 120 vezes a cada minuto.

- Numa hora, serão 7.200 vezes.

- Durante o dia, em 24 horas, serão 172.800 vezes.

- Ora, num ano precisarei tiquetaquear 63 milhões de vezes.

- Meu Deus, isso é demais até para um bom relógio como eu!

Assim, de cifra em cifra, imaginando o imenso trabalho que teria pela frente, o relógio não resistiu.

Teve um colapso e pifou.

Talvez você esteja dessa maneira encarando suas aflições e já projetando quantas serão elas em sua vida.

Volte para a Palavra de Deus e tenha paz.

O que mais precisamos hoje é de Paz!

“4. Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. 5. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. 6. Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. 7. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Filipenses 4:4 a 7).

Amém!

Ap. Bertoni