sexta-feira, 31 de julho de 2009

Unção de Renovo - 6/8

FINANCEIRA – NARDO E SÂNDALO



“Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo” (João 12:3).

“Como vales que se estendem; como jardins à beira dos rios; como árvores de sândalo que o Senhor plantou; como cedros junto às águas” (Números 24:6).

INTRODUÇÃO:

Renovação do suprimento financeiro que nos foi devorado.

A unção hoje (sexta) será através dos óleos de nardo e sândalo.

A palavra nardo no hebraico significa: ponta ou cacho de uma planta.

A palavra sândalo no hebraico significa: duro, pesado, com uma bela cor de granada.

Entenda que o dinheiro representa os bens e valores do reino animal, mineral e vegetal, que foram criados por Deus e hoje é através do dinheiro que fazemos nossas ofertas.

Quando o homem acumula os seus bens materiais contraria a ação do próprio Deus, pois Ele tudo criou e deu ao homem para que este exercesse o domínio.

Portanto, o homem não deve manter consigo esses recursos, pois quando ele acumula o diabo rouba.

O homem deve investir em Deus e no seu reino aqui na terra e deve lançar as sementes financeiras, conforme os propósitos estabelecidos na palavra (templo, sacerdotes e ordenanças), pois desta forma essas sementes germinam e no seu tempo frutificam, sendo os frutos revertidos para o próprio homem.

Lembre-se que o que semeamos colhemos: “7. Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. 8. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o espírito do espírito colherá vida eterna. 9. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. 10. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé” (Gálatas 6:7 a 10).

Há que se desmistificar uma situação: se o dinheiro tirasse as pessoas da presença de Deus, satanás encheria os crentes de dinheiro.

Na unção de hoje vamos renovar as nossas finanças, através de um cacho (fertilidade) e do peso do nosso trabalho, cuja força foi restituída ontem.

O ROUBO DA CONDIÇÃO:

A condição do roubo se deu através de brechas que abrimos em nossas vidas.

A não devolução do dízimo; a não entrega das ofertas: “Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos Meus estatutos e não os guardastes; tornai-vos para Mim, e eu Me tornarei para vós outros, diz o Senhor dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: em que Te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda” (Malaquias 3:7 a 9).

As dívidas que fazemos em toda parte: “A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei” (Romanos 13:8).

A não obediência aos princípios da Palavra com relação à viúva, ao órfão e ao estrangeiro: “As viúvas despediste de mãos vazias, e os braços dos órfãos foram quebrados” (Jó 22:9). “Matam a viúva e o estrangeiro e aos órfãos assassinam” (Salmos 94:6).

Ser avarento e aceitar subornos; praticar ilícitos: “Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele; antes, se inclinaram à avareza, e aceitaram subornos, e perverteram o direito” (1Samuel 8:3). “Então, lhes recomendou: tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui” (Lucas 12:15).

COMO RENOVAR A CONDIÇÃO:

Fé:

“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna Galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6)

Crendo na promessa de Deus: “Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: de maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” (Hebreus 13:5).

Atitude:

Mudando o nosso procedimento: “Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito” (1Samuel 12:23). “Orai sem cessar” (1Tessalonicenses 5:17).

Saúde espiritual e emocional:

Tendo saúde física para poder obter essas riquezas.

Adoração e louvor:

Voltando ou assumindo a condição de verdadeiro adorador, da forma que fez Maria: “Estando ele em Betânia, reclinado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher trazendo um vaso de alabastro com preciosíssimo perfume de nardo puro; e, quebrando o alabastro, derramou o bálsamo sobre a cabeça de Jesus” (Marcos 14:3).

PROPRIEDADE DE RENOVAÇÃO DO NARDO E SÂNDALO NO REINO DO ESPÍRITO:

A unção de hoje (nardo e sândalo) renovará a condição de prosperidade e riqueza em nossa vida.

O reino de Deus precisa de homens ricos e prósperos, para que haja contribuições financeiras altas para a realização do “ide” de Jesus.

Deus hoje quer lhe dar novamente (renovar) a cobertura de cor avermelhada do sândalo (que representa o sangue de Jesus) para lhe deixar apto a obter riquezas no reino do espírito, trazendo-as, assim para o reino físico.

A PROPRIEDADE DE RENOVAÇÃO DO NARDO E SÂNDALO NO REINO FÍSICO:

No reino físico a unção de hoje proporcionará, por causa do que representam as unções do nardo e do sândalo, cura físicas tremendas, a saber: acne, pele ressecada, bronquite crônica, cistite crônica, ferimentos, gonorréia, hidratante para os lábios; limpeza da pele; peles secas, desidratadas, maduras (com mais de 50 anos) e sensíveis, analgésico local, infecções e inflamações das vias urinárias e inflamações em geral.

Vamos tomar posse, em toda a plenitude, das propriedades desses dois óleos: antiinflamatórias, bactericidas e fungicidas, adstringente suave, anti-séptica, antimicrobiana, aromática, calmante, desinfetante, fixadora, umectante, antidepressivas, antiflogísticas, anti-sépticas, bactericidas, relaxante do sistema nervoso, calmante.

Palavra preparada pelo Ap. Bertoni e pregada pelo Pr. e Prof. Eder Pinheiro em 31.07.2009.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Unção de Renovo - 5/8

FORÇA DE TRABALHO – CÁLAMO



“Os teus renovos são um pomar de romãs, com frutos excelentes: a hena e o nardo; o nardo e o açafrão, o cálamo e o cinamomo, com toda a sorte de árvores de incenso, a mirra e o aloés, com todas as principais especiarias ...” (Cantares 4:13 e 14).

INTRODUÇÃO:

A unção hoje (quinta) será através do óleo de cálamo.

Definição: Cálamo – (Acorus calamus) - conhecida como haste, junco, cana aromática ou cana cheirosa, cana doce.

Tem o tronco subterrâneo e raízes (tubérculos) chatas, finas.

Este tronco tem gosto amargo e é bastante aromático, daí o nome da planta.

É excitante e usado contra tosses, bronquites, catarros e problemas digestivos, entre outros.

A planta cresce ao longo dos cursos e nas margens dos rios.

Suas folhas são aromáticas e tem sabor de gengibre quando moídas; possui muitas propriedades medicinais.

Efeitos: Os efeitos principais são de estímulo e alegria e tem uma influência positiva na libido.

O cálamo representa a renovação da nossa força de trabalho para sermos frutíferos.

A palavra cálamo no hebraico significa literalmente: cana, junco.

Mas, tem também os seguintes significados: obter, adquirir, criar, comprar, possuir; obter, referindo-se ao ato de adquirir conhecimento, sabedoria; levar a possuir; trabalho.

Na unção de hoje vamos renovar a nossa força de trabalho, e também nossa força para adquirir conhecimento (estudo)

O ROUBO DA CONDIÇÃO:

Desde a criação satanás tenta roubar a nossa força de trabalho, através de suas artimanhas.

“E a Adão disse: visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida” (Gênesis 3:17).

Nos últimos tempos temos visto a dificuldade das pessoas se manterem em um trabalho.

Quando estão no trabalho são-lhes colocadas tantas coisas, obrigações e horário de trabalho, que lhes tiram todas as possibilidades de convívio com a família e com o ministério na igreja.

A outros lhes são roubadas as possibilidades de encontrarem uma atividade de ganho honrado para sustento de suas casas, usando-se como argumentos: grau de instrução, muita idade, faixa salarial muito alta, etc.

Como tem sido seu posicionamento diante do mercado de trabalho?

Preparo, desempenho, comprometimento, testemunho?

Como tem sido seu posicionamento como estudante?

Houve uma época, há alguns anos atrás, que nas igrejas os jovens eram incentivados e se incentivavam a não estudar mais porque Jesus voltaria logo e então de que adiantaria estudar. Era preferível realizar o ministério e abandonar tudo o mais.

Como tem sido seu posicionamento como servo?

Jacó foi roubado na sua força de trabalho pela artimanha de Labão, seu sogro.

Trabalhou sete anos por Raquel e recebeu Lia.

Trabalhou mais sete anos por Raquel para, ao final de 14 anos receber a quem ele amava.

Houve roubo na sua força de trabalho.

As promessas de Deus sobre o nosso sustento não serão mais afastadas de nós.

Está na hora de darmos um basta nisso.

Está na hora de paralisarmos tudo o intento de satanás contra a nossa força de trabalho.

COMO RENOVAR A CONDIÇÃO:

Temos que retornar às condições estabelecidas na palavra de Deus.

Há promessas de Deus sobre as nossas vidas: “Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão... e a sua descendência será uma bênção” (Salmos 37:25 e 26). “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem” (Salmos 128:1 e 2).

Promessa de resultado do trabalho: “Os bens que facilmente se ganham, esses diminuem, mas o que ajunta à força do trabalho terá aumento” (Provérbios 13:11).

Promessa de usufruir do resultado do trabalho: “Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho. No entanto, vi também que isto vem da mão de Deus, ...” (Eclesiastes 2:24). “Quanto ao homem a quem Deus conferiu riquezas e bens e lhe deu poder para deles comer, e receber a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus” (Eclesiastes 5:19). “Então, exaltei eu a alegria, porquanto para o homem nenhuma coisa há melhor debaixo do sol do que comer, beber e alegrar-se; pois isso o acompanhará no seu trabalho nos dias da vida que Deus lhe dá debaixo do sol” (Eclesiastes 8:15).

Deus considera todo o nosso trabalho para Ele como valoroso: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1Coríntios 15:58).

A justiça de Deus se manifesta no nosso trabalho em favor dos seus santos (discípulos do Senhor): “Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o Seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos” (Hebreus 6:10).

A PROPRIEDADE DE RENOVAÇÃO DO CÁLAMO NO REINO DO ESPÍRITO:

Na unção com o óleo de cálamo hoje vai ser renovada a sua força de trabalho, mediante o que o Senhor preparou para nós.

O inimigo sabe que os nossos órgãos vitais (fígado e rins) foram atingidos pelas suas artimanhas.

Hoje Deus restitui a plena capacidade do seu fígado de renovar o seu sangue, tirando toda a anemia e toda a infecção.

Isso no reino do espírito significa que o seu vigor espiritual está sendo renovado.

Hoje Deus renova a capacidade de seus rins filtrarem todo o sangue e trazer a purificação necessária para o seu físico.

Isso no reino do espírito significa que os rins, onde, segundo a palavra, o espírito santo se manifesta (por causa da pureza, da santidade) está sendo firmado numa vida que alegra ao senhor.

Sede santo, como eu sou santo!

A PROPRIEDADE DE RENOVAÇÃO DO CÁLAMO NO REINO FÍSICO:

No nosso físico hoje serão curadas todas as enfermidades curáveis pela propriedade do cálamo, a saber: afecção (fígado, rins), anemia, ansiedade, assepsia bucal, cistite, cólicas gastrointestinais, dispepsia (digestão penosa) hiposecretora, doenças dos olhos em geral, edemas, enterites, espasmos gastroduodenais, estômago, excitação nervosa, ferida, falta de apetite, gastrite, gengivas sangrentas, gota, halitose, hipertensão arterial, inchações, icterícia, problemas intestinais, tosse, tumores ganglionares, uretrite, vermes intestinais, tonificar a pele.

Hoje tomamos posse de todas as propriedades do cálamo: adstringente, anticatarral, anticonvulsiva, antidisentérica, antidispéptica, antiespasmódica, anti-helmíntica, antiinflamatória, antimicrobiana, antirreumática, calmante, digestiva, diurética suave, estimulante, expectorante, febrífuga, hemostática, hipotensor, laxante, relaxante, sedativa, sudorífera, tônica.

Palavra preparada pelo Ap. Bertoni e pregada pela Pra. Luciane Bertoni Chaves em 30.07.2009.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Unção de Renovo - 4/8

ALEGRIA - CINAMOMO



introdução:

Renovação da alegria que se perdeu por causa das angústias.

A unção hoje (quarta) será através do óleo de cinamomo (canela).

A palavra cinamomo significa no hebraico (procedente de um radical não utilizado): erigir, edificar.

Na unção de hoje vamos edificar, erguer novamente (renovar), em restituição, a alegria que perdemos por causa da grande quantidade de angústias que vieram sobre nós.

“Jardim fechado és tu, minha irmã, noiva minha, manancial recluso, fonte selada. Os teus renovos são um pomar de romãs, com frutos excelentes: a hena e o nardo; o nardo e o açafrão, o cálamo e o cinamomo, com toda a sorte de árvores de incenso, a mirra e o aloés, com todas as principais especiarias. És fonte dos jardins, poço das águas vivas, torrentes que correm do Líbano!” (Cantares 4:12-15).

ÓLEO DE CINAMOMO:

O cinamomo é do gênero das lauráceas aromáticas - que compreende a cânfora, a caneleira, etc. Substância aromática que alguns supõem ser a canela. É a casca de uma árvore, importada do Extremo Oriente - Cochinchina, Ceilão e a costa de Malabar. Era conhecida na Palestina desde tempos remotos.

Como uma das partes componentes do Óleo da Santa Unção, conforme Êxodo 30:23 e em Provérbios 7:17, como um perfume para o leito. Em Cantares 4:14, aparece como uma das plantas do jardim que é a imagem da noiva. Em Apocalipse 18.13 (canela de cheiro), aparece como uma das mercadorias da grande Babilônia.

O cinamomo representa a doçura e eficácia da morte de Cristo; o cinamomo tipifica nossa união eterna com Aquele que nos amou ao ponto de dar sua vida por nós. É o símbolo da nossa aliança ou casamento espiritual com Cristo.

O cinamomo era usado junto com a Rosa de Sarom na unção de casais, pedindo a Deus paz, harmonia, amor e compreensão na família, e que fosse quebrada toda artimanha de satanás e o poder de todos os demônios de contenda, de prostituição, do vício (conforme o caso). O casal pode receber esta unção de comum acordo. Caso contrário, seguir a direção que o Espírito Santo orientar para cada caso.

o roubo da condição:

“Já cobri de colchas a minha cama, de linho fino do Egito, de várias cores; já perfumei o meu leito com mirra, aloés e cinamomo” (Provérbios 7:17).

O texto acima nos fala de uma advertência contra a mulher adúltera.

Esta mulher preparou sua cama para a prostituição com elementos que Deus criou, e que era usado para ser benção em um casamento legal.

O inimigo tem roubado de nós a alegria em diversas áreas de nossas vidas.

Uma das áreas que ele mais trabalha é no matrimônio.

Os casais têm perdido a satisfação de terem uma vida conjugal cheia de alegrias e de prazeres.

Ele (satanás) trabalha para que se perca a alegria no casamento desde o tempo da adolescência.

Ele coloca os seus objetivos imediatistas e destruidores nos meninos e meninas adolescentes, incentivando-os a darem início a uma vida sexual, quando ainda não estão psicologicamente preparados para isso (apesar de fisicamente já serem relativamente capazes).

Além disso, uma vida sexualmente ativa antes do casamento não é o plano perfeito de Deus.

Deus preparou o homem e a mulher para, quando deixassem a casa de seus pais, se tornassem uma só carne.

No casamento ele rouba a alegria usando a artimanha de dizer ao casal que eles não precisam e nem devem ter relacionamento físico, se o relacionamento emocional estiver abalado.

Na verdade devemos acertar todo o nosso emocional, mas estarmos atentos ao que Paulo fala: “O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, semelhantemente, a esposa, ao seu marido. a mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher. Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que satanás não vos tente por causa da incontinência. E isto vos digo como concessão e não por mandamento” (1Coríntios 7:3 a 6).

Há tantas áreas que satanás nos roubou a condição da alegria, trazendo angustia: amizades, família, trabalho, profissão, objetivos frustrados, realizações, etc.

como reNOVAR a condição:

A renovação acontece quando voltamos aos princípios da Palavra de Deus.

No casamento obedecendo aos princípios da Palavra.

Antes do casamento obedecendo aos princípios da Palavra.

Alguns dos princípios são:

Buscarmos a alegria que procede do Senhor: “Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do senhor é a vossa força” (Neemias 8:10).

Buscarmos a presença do Senhor: “Então, avisaram a Davi, dizendo: o Senhor abençoou a casa de Obede-Edom e tudo quanto tem, por amor da arca de Deus; foi, pois, Davi e, com alegria, fez subir a arca de deus da casa de Obede-Edom, à cidade de Davi” (2Samuel 6:12).

Dar ofertas: “Bem sei, meu Deus, que Tu provas os corações e que da sinceridade Te agradas; eu também, na sinceridade de meu coração, dei voluntariamente todas estas coisas; acabo de ver com alegria que o Teu povo, que se acha aqui, Te faz ofertas voluntariamente” (1Crônicas 29:17).

Praticar o louvor e a adoração ao Senhor: Então, o rei Ezequias e os príncipes ordenaram aos levitas que louvassem o Senhor com as palavras de Davi e de Asafe, o vidente. eles o fizeram com alegria, e se inclinaram, e adoraram” (2Crônicas 29:30).

Estar na presença do Senhor: “Tu me farás ver os caminhos da vida; na Tua presença há plenitude de alegria, na Tua destra, delícias perpetuamente” (Salmos 16:11).

Receber a unção de alegria da parte do Senhor: “Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso, Deus, o Teu Deus, Te ungiu com o óleo de alegria, como a nenhum dos teus companheiros” (Salmos 45:7).

Servir a Deus: “Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico” (Salmos 100:2).

Ter a Jesus em nossa vida: “... e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória” (Isaías 61:3).

Pedir a Deus todas as coisas, inclusive alegria: “Até agora nada tendes pedido em meu Nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa” (João 16:24).

Ter alegria pelos discípulos que Deus nos dá: “Sim, vós sois realmente a nossa glória e a nossa alegria!” (1Tessalonicenses 2:20).

a propriedade de restituição do cinamomo no reino do espírito:

No reino do espírito, assim como o cinamomo dava alegria no leito matrimonial, essa alegria será a tônica em nossa vida.

Não há dúvidas que há grande prazer na relação conjugal, mas o Senhor quer que a mesma intensidade de alegria permeie todas outras áreas de nossa vida.

Isso vai acontecer com você hoje ao receber a unção com o óleo de cinamomo (óleo de canela).

Por outro lado a canela, no mundo físico, pode provocar aborto (principalmente o fruto da caneleira).

Isso vai acontecer hoje no reino do espírito: Deus vai fazer abortar todos os projetos de tristeza de satanás sobre a sua vida.

a propriedade de restituição dO cinamomo no reino físico:

No seu físico vão acontecer curas.

A canela tem as seguintes propriedades: sarar feridas e combater doenças de pele em crianças, estimulante da circulação, atua na hipertensão arterial, é tônica e vasodilatadora, é sudorífera, auxilia em resfriados e tem uma poderosa ação antimicrobial (bactérias, vírus, etc.), afrodisíaco, estimulante digestivo, contra gases abdominais, dores abdominais, úlceras estomacais causadas por stress, antiputrefaciente, adstringente, anti-séptica, sedativa, parasiticida, vermífugo, antiespasmódico, estimulante em geral, atua contra o cansaço mental e a tensão nervosa, auxilia no problema de medos e dificuldades de desapego.

Palavra preparada pelo Ap. Bertoni e pregada pelo Pr. Fernando Pedro em 29.07.2009

terça-feira, 28 de julho de 2009

Unção de Renovo - 3/8

LUTA CONTRA O INIMIGO – CÁSSIA



“Todas as tuas vestes recendem a mirra, aloés e cássia; de palácios de marfim ressoam instrumentos de cordas que te alegram” (Salmo 45:8).

INTRODUÇÃO:

Renovação do poder de lutar contra o inimigo que nos subjugava.

A unção hoje (terceira) será através do óleo de cássia.

A palavra cássia significa no hebraico: raspar, remover, cortar.

Na unção de hoje vamos remover a ação do inimigo sobre nossas vidas, para que a renovação de Deus seja completa sobre nós.

O ROUBO DA CONDIÇÃO:

O inimigo tem usado de suas artimanhas para nos roubar o poder que temos de lutar contra ele.

A palavra de Deus nos diz que temos autoridade contra ele.
“Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano” (Lucas 10:19).

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos;...” (Efésios 6:11 a 18).

Fomos roubados na condição porque não usamos da autoridade que nos foi dada.

Fomos roubados na condição porque não usamos a armadura de deus, de maneira adequada.

COMO RENOVAR A CONDIÇÃO:

A condição é restaurada quando usamos de autoridade contra o inimigo.

“Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7).

“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo” (1Pedro 5:8 e 9).

Nossa sujeição a Deus nos dá autoridade de submeter o diabo embaixo dos nossos pés.
nossa submissão a deus nos dá autoridade para, resistindo-o, vê-lo se afastar do nosso derredor.

“Disse o Senhor ao meu Senhor: assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés” (Salmos 110:1).

“E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a satanás. A graça de Nosso Senhor Jesus seja convosco” (Romanos 16:20).

A PROPRIEDADE DE RENOVAÇÃO DA CÁSSIA NO REINO DO ESPÍRITO:

A unção com óleo de cássia nos renova autoridade no reino do espírito, pois tomaremos da espada do espírito (a Bíblia) e resistiremos o inimigo que fugirá de nós.

Declararemos que tudo o que ele nos roubou nos será restituído, no mínimo duplicadamente, devidamente lavado pelo sangue do Cordeiro.

Uma das palavras no hebraico derivada da palavra que foi traduzida como cássia, é a palavra traduzida por Quézia, que foi uma das filhas de Jó, que ele teve quando Deus tudo lhe restituiu.
Assim será conosco.

“Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra” (Jó 42:10).

Já recebemos a unção do incenso ontem, e hoje ao recebermos a unção da cássia estamos aptos a receber tudo em dobro.

A PROPRIEDADE DE RENOVAÇÃO DA CÁSSIA NO REINO FÍSICO:

A cássia possui usos como antimicrobial, antiparasítico, contra infecções, fungos nos pés e unha, dores dentárias e em inflamações em geral.

Interessante que satanás é um invasor do nosso corpo, assim como o são os micróbios, os parasitas os fungos, etc.

Na unção da cássia hoje seremos curados de toda infecção e serão retirados de nosso corpo todos os micróbios, fungos e parasitas.

Palavra preparada pelo Ap. Bertoni e pregada pela Pra. Elianí Pinheiro – 28.07.09

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Unção de Renovo - 2/8

UNÇÃO ESPIRITUAL - INCENSO



“... e, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos, ...” (Apocalipse 5:8)

INTRODUÇÃO

Renovo da unção espiritual que viabiliza os caminhos de prosperidade em nossas vidas.
A unção hoje (segunda-feira) será através do óleo de incenso.

A palavra “incenso” tem na palavra de Deus o uso alegórico de oração que, como taças de ouro cheias de incenso, estão diante do Senhor.

ROUBO DA CONDIÇÃO

A nossa unção no reino do espírito, que tem efeito no reino físico, está intimamente ligada às nossas orações (intensidade e forma de fazê-las).

O inimigo tem nos roubado a unção espiritual nos desanimando na nossa vida de oração.

Quando ele nos paralisa na oração a nossa taça de ouro cheia de incenso (que são as nossas orações diante do trono de Deus), se esvazia.
Assim, a unção espiritual nos é roubada.

COMO RENOVAR A CONDIÇÃO

A renovação vem com o restabelecimento da nossa vida de oração ativa.

Os vapores aromáticos do incenso eram considerados símbolo da oração que sobe até Deus dando, de certo modo, uma idéia da perfeição de Deus nos vários elementos que entravam na sua composição.

Também era uma manifestação típica da intercessão de Cristo.
“Suba à Tua presença a minha oração, como incenso, e seja o erguer das minhas mãos como oferenda vespertina (sacrifício da tarde)” (Salmos 141:2)

“Veio outro anjo e ficou de pé junto ao altar, com um incensário de ouro, e foi-lhe dado muito incenso para oferecê-lo com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que se acha diante do trono; e da mão do anjo subiu à presença de Deus a fumaça do incenso, com as orações dos santos.” (Apocalipse 8:3-4 )

A nossa oração sobe diante de Deus e assim nos é renovada a unção espiritual.

A nossa adoração faz parte da oração e sobe ao Pai.

O incenso era queimado nas cerimônias de adoração a Deus: “Tomará também, de sobre o altar, o incensário cheio de brasas de fogo, diante do SENHOR, e dois punhados de incenso aromático bem moído e o trará para dentro do véu. Porá o incenso sobre o fogo, perante o SENHOR, para que a nuvem do incenso cubra o propiciatório, que está sobre o Testemunho, para que não morra.” (Levítico 16: 12-13.)

A PROPRIEDADE DE RENOVAÇÃO DO INCENSO NO REINO DO ESPÍRITO

Incenso: É uma substância seca; resinosa; aromática; de cor amarela; de gosto amargo e picante, mas extremamente odorífica.

As nossas orações, muitas vezes são extremamente amargas.
O conteúdo delas se torna em amargor para nós.

Se usarmos indevidamente as orações, orando contra pessoas, estas orações podem se tornar sobre nós mesmos extremamente picantes (ardidas).

Por outro lado, as orações, quando de acordo com a vontade do Pai, sobem como aroma suave.

O incenso é usado como fixador e ingrediente em perfumaria cosmética.

As orações têm o poder de fixar no reino do espiritual a realidade do que Deus pretende para os que são objeto da oração, segundo a sua vontade.

A PROPRIEDADE DE RENOVAÇÃO DO INCENSO NO REINO FÍSICO

O óleo de incenso é essencial, totalmente atóxico.
o Antiinflamatório
o Anti-séptico e cicatrizante
o Combate eficazmente a pele seca, cicatrizes e rugas cutâneas (pele da face)

Ao receber hoje a unção do óleo de incenso, estaremos tomando posse da cura física em diversas áreas da nossa vida.

Toda toxidade (todo veneno ou contaminação física) de sua vida está sendo retirada agora.

Toda inflamação, secura de dermes (camada de pele abaixo à camada mais exterior da pele) e mucosas, toda cicatriz e rugas cutâneas serão tiradas de nossas vidas no momento da unção.

Hoje é dia de renovação para nós!

Palavra preparada pelo Ap. Bertoni e pregada pelo Pr. Marcelo Lins - 27.07.2009

domingo, 26 de julho de 2009

Unção de Renovo - 1/8

CONDIÇÃO ESPIRITUAL - HENA



“Como um racimo de flores de hena nas vinhas de En-Gedi, é para mim o meu amado” (Cantares 1:14).

INTRODUÇÃO:

Unção de renovação da nossa condição espiritual de buscar ao Senhor para que possa haver transformação.

Renovo é: tornar novo; melhorar; consertar; recomeçar; repetir; substituir por coisa melhor; dar o aspectoaspeto de novo a; trazer novamente à lembrança.

A primeira unção hoje será através do óleo de hena.

Racimo: Flor ou fruto em forma de cacho de uvas.
Hena: planta decorativa, cujas flores têm cheiro agradável.
Hena é usada como perfume, como cosmético (nas mãos, nos pés e nas unhas) e para tingir os cabelos.

“Nesse jardim as plantas crescem bem. Crescem como um pomar de romãs e dão as melhores frutas. Nele existe hena e nardo; ...” (Cantares 4:13).

A palavra hena, entre outros significados tem os seguintes: preço de uma vida, resgate, cobrir, purificar, fazer expiação por.

O ROUBO DA CONDIÇÃO:

A nossa condição espiritual está toda conquistada na cruz do Calvário, quando Jesus fez por nós a expiação do pecado.

Jesus pagou o preço da nossa vida.

O inimigo tem nos roubado a condição espiritual de buscarmos ao Senhor para que possa haver grandes transformações.

Isso ele faz tentando afastar do nosso espírito a nossa condição de termos nascido de novo através do pagamento do nosso pecado por Jesus, na cruz do Calvário.

Ele trás sobre nós, em todas as oportunidades, a falsa lembrança que nós nada somos e de que nada podemos, por sermos pecadores.

Nessa hora nós nos esquecemos de que somos expiados pelo sangue de Jesus e que assim, tudo podemos.

COMO RENOVAR A CONDIÇÃO:

“O meu amado é como as flores do campo nas plantações de uvas que ficam perto da fonte de Gedi” (Cantares 1:14-ntlh).
“Como um racimo de flores de hena nas vinhas de En-Gedi, é para mim o meu amado” (Cantares 1:14-ra).

O amado da Igreja (Noiva) é o Senhor Jesus Cristo.
Salomão compara Cristo (Noivo) como um ramo de flores de hena, que nascia nas vinhas de En-Gedi.

Outra tradução diz que o amado é como flores do campo nas plantações de uva.
Interessantíssima essa colocação:

Flores do campo ou flores de hena: demonstrava a simplicidade do Noivo que nasceu humilde para resgatar a todos.

Nasceu como simples flor do campo, mas no meio de uma vinha – representando que o vinho (o seu sangue) foi dado para expiação do pecado.

A renovação da nossa condição espiritual é feita pela apropriação do sangue do Cordeiro em nossas vidas (para aqueles que ainda não o receberam) e pela renovação do sangue do Cordeiro (para aqueles que foram roubados dessa condição).

A PROPRIEDADE DE RENOVAÇÃO DA HENA NO REINO DO ESPÍRITO:

Existem outros nomes pelos quais é conhecida a hena: henê, henna (inglês).
A palavra hena (kopher ou kaphar no hebraico) tem, entre outros significados: preço de uma vida, resgate, cobrir, purificar, fazer expiação por.

Deus hoje quer nos renovar à condição de resgatados e cobertos pelo sangue de Jesus, que fez expiação por nós e nos purificou, pagando totalmente o preço da nossa vida.

A hena é usada como: perfume, cosmético e para tingir os cabelos (principalmente na cor avermelhada).

Ao sermos ungidos hoje com o óleo de hena, no reino do espírito estamos recebendo novamente a cobertura vermelha do sangue de Jesus, marca de renovação da nossa condição de filhos de Deus.

Assim está sendo renovada a nossa condição espiritual para nossa vida com Deus.

A PROPRIEDADE DE RENOVAÇÃO DA HENA NO REINO FISÍCO:

As propriedades medicinais da hena são: absorvente de radiação ultravioleta, adstringente, anti-séptica, antiinflamatória, sedativa, bactericida, desodorante, estimulante.

O uso médico dela, entre outros é para: cirurgia de circuncisão, dermatose, dor de cabeça, dor estomacal, herpes, histeria, infecção nos órgãos genitais, lepra, leucorréia, mialgia, oftalmia, proteger a pele dos raios ultravioleta, tumor, reumatismo.

Hoje, ao ser ungido com esse óleo de hena você estará se apropriando, também de curas físicas que o uso da hena promove.

Será um ato físico recebido no reino do espírito, e que trará curas no mundo físico.

Ap. Bertoni – 26.07.09

domingo, 19 de julho de 2009

Quanto valem as pequenas coisas?






”14. Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. 15. A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu. 16. O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco. 17. Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. 18. Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19. Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles. 20. Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei. 21. Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 22. E, aproximando-se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei. 23. Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 24. Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, 25. receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. 26. Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? 27. Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. 28. Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. 29. Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30. E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes” (Mateus 25:14 a 30).

INTRODUÇÃO:

Quero fazer aqui com vocês, como introdução, um pequeno exercício matemático sobre a parábola dos talentos.

Saiba que um talento vale 34,272 quilogramas. Vale o equivalente a 3.000 siclos, 60 minas e 6.000 dracmas.

Portanto uma dracma vale 0,00571 kg. e equivale a um denário, ou seja: um dia de trabalho.

Considerando-se que um talento era a medida de 34,272 quilogramas de ouro e que o ouro está cotado na Bolsa de Mercadorias a R$ 57,70, o servo que recebeu um talento tinha em mãos em moeda de hoje: R$ 1.977.494,40.

O servo que recebeu 5 talentos tinha em mãos o equivalente hoje a R$ 9.887.472,00.

Muito ou pouco?

Considerando-se que o valor de um dia de trabalho, nesse cálculo correspondia a R$ 329,47 num mês um trabalhador ganhava R$ 9.884,01, num ano R$ 118.608,12.

Olhe essa escala:

1 dia = 0,00571 kg de ouro.

30 dias = 0,1713 kg de ouro.

1 ano = 2,0556 kg de ouro.

1 talento = 34,272 kg de ouro.

Equivale a aproximadamente sustento para 17 anos de sua vida.

Como o servo recebeu 5 talentos = 171,36 kg de ouro = 83 anos de vida.

Praticamente uma vida inteira.

O QUE VOCÊ TEM RECEBIDO DE DEUS?:

Muito ou pouco?

Quantos talentos?

Muitos têm passado lutas terríveis e por causa disso às vezes se perdem na análise de sua vida e de seu relacionamento com Deus.

Muitos estão aqui hoje pedindo um milagre para Deus, porque estão dizendo consigo mesmos: não suporto mais esta situação.

Talvez você esteja num período em que podemos dizer está na Zona de Recuperação de sua vida.

Pecou, fez coisas terríveis, errou na análise e tomada de decisões em sua vida e hoje se sente uma zero à esquerda.

Mas Deus quer hoje lhe mostrar que Ele tem lhe dado muito.

Jesus Cristo está concentrado em seu propósito de fazer o sucesso acontecer em sua vida.

Jesus sempre se importou com a necessidade das pessoas.

Ele gastou tempo para:

Elogiar: “Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta” (Mateus 8:10).

Curar os doentes: “Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele meramente com a palavra expeliu os espíritos e curou todos os que estavam doentes;...” (Mateus 8:16).

Perdoar pecados: “E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados” (Mateus 9:2).

Aconselhar os ministros: Mateus 10:1 a 42: “5. A estes doze enviou Jesus, dando-lhes as seguintes instruções: Não tomeis rumo aos gentios, nem entreis em cidade de samaritanos; 6. mas, de preferência, procurai as ovelhas perdidas da casa de Israel; 7. e, à medida que seguirdes, pregai que está próximo o reino dos céus. 8. Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça daí”.

Ensinar os que precisavam aprender: Mateus 5 a 7, onde está registrado o Sermão do Monte, como o chamamos, onde ensinou sobre muitos assuntos e destacamos os seguintes: Bem-aventuranças, adultério, vingança, julgamento, amor ao próximo, etc. Ao todo cerca de 17 assuntos foram abordados,com profundidade.

Expor fraudes: Mateus 23: “2. Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus. 3. Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem. 4. Atam fardos pesados [e difíceis de carregar] e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los”.

O que você pode fazer para ser um melhor empregado?

Um marido ou uma esposa melhor?

Um melhor amigo?

Um melhor discipulador?

Um melhor discípulo?

Um melhor ministro?

VOCÊ RECEBEU MUITAS COISAS: DESENVOLVA A MENTALIDADE DE UM VENCEDOR:

Quantos talentos você recebeu de Deus?

Um ou cinco?

Recebeu vida.

Recebeu saúde.

Recebeu prosperidade.

Recebeu um esposo ou esposa para ter um casamento feliz.

Recebeu Jesus Cristo e nasceu de novo.

Recebeu poder para ser vencedor em todas as coisas.

Recebeu vitória, porque Jesus venceu.

Imagine-se, então, e coloque fotografias de sucesso nas paredes de sua mente não pensamentos de morte e de derrota, mas de vitória.

Imagine:

Você com saúde.

Você em prosperidade.

Você em um casamento feliz.

Você mesmo como um vencedor.

Você mesmo como um vitorioso.

E não análise as coisas todas sobre um prisma de derrota e negativismo.

CELEBRE ATÉ MESMO AS PEQUENAS REALIZAÇÕES:

Aprenda a apreciar as “pequenas” bênçãos.

Cultive a atitude de gratidão.

Olhe bondosamente para você mesmo.

Dirija o seu olhar de bondade para os outros.

Reconheça suas próprias realizações não importando quão insignificantes elas pareçam.

Celebre:

Quando você encontrar um espaço para estacionar o carro no lugar onde exatamente precisava.

O vestido que queria comprar disponível pela metade do preço.

Um posto de gasolina aberto e perto quando o tanque estiver vazio.

Fale sobre essas pequenas coisas.

Verbalize imediatamente um grande: Obrigado, Pai!

Diga e testemunhe perante os seus queridos.

Lembre-se: “23. Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor”.

A promessa é que sobre o muito o Senhor vai colocar você.

CONCLUSÃO:

Comece neste exato momento.

Comece hoje.

Deus lhe ensinou isso hoje.

Deus é um Deus do agora.

Ele quer que você se torne um vencedor hoje mesmo.

Nunca, mas nunca mesmo, desista.

Diga para você mesmo: Nunca, nunca, nunca desistirei.

Poderão vir contratempos, alguns momentos de dúvida e confusão.

Mas isso não durará muito tempo se você tomar o posicionamento correto.

Nessa hora diga em voz alta: Eu não vou desistir, pois sou um vencedor.

Sou fiel nas pequenas coisas e Deus me colocará sobre muitas e grandes coisas preparadas para a minha vida, desde o ventre de minha mãe.

Ap. Bertoni

19.07.2009

domingo, 12 de julho de 2009

Formas de Deus chamar nossa atenção!





“1. Naquele tempo, diz o Senhor, serei o Deus de todas as tribos de Israel, e elas serão o meu povo. 2. Assim diz o Senhor: O povo que se livrou da espada logrou graça no deserto. Eu irei e darei descanso a Israel. 3. De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí” (Jeremias 31:1 a 3).

“14. Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração. 15. E lhe darei, dali, as suas vinhas e o vale de Acor por porta de esperança; será ela obsequiosa como nos dias da sua mocidade e como no dia em que subiu da terra do Egito” (Oséias 2:14 e 15).

“31. Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso. 32. E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo” (João 12:31 e 32).

Introdução.

Deus trabalha na vida dos seus filhos chamando-os à Sua Presença.

Ele usa de várias formas para isso, respeitando até mesmo a personalidade de cada um.

Quando queremos chamar a atenção de alguém, nós também nos utilizamos de algumas formas.

Usamos apelidos, brincadeiras, terminologias, etc.

Uma das grandes estratégias de marketing é a fixação da imagem.

Por exemplo: quando uma empresa de roupas femininas quer chamar a atenção do maior público de consumidores (mulheres), usa uma mulher bonita, com um corpo bem formado e sem sinais de obesidade.

Os marqueteiros sabem que precisam chamar a atenção, prender a atenção da mulher e depois passar a mensagem.

Nesse caso as roupas que fariam uma mulher parecer como modelo seriam objeto de grande desejo de prazer.

E isso vale para muitos outros exemplos.

Deus sabe que nós somos distraídos com o que é necessário e buscamos mais o que é prazeroso do que aquilo que é proveitoso.

O diabo também sabe disso.

Por isso, enquanto Deus quer nos chamar a atenção o diabo quer nos distrair.

Se não deixarmos Deus nos atrair, quem nos distrairá é o inimigo!

Deus nos chama a atenção com as experiências dos outros.

Quando vemos uma pessoa acertando ou errando, isso representa uma mensagem que estamos recebendo, ou seja: para imitá-la ou não seguir os mesmos passos.

Encaro isso como Deus nos dizendo algo, sugerindo e falando que as experiências dos outros podem me ensinar a errar menos.

A Bíblia diz que Deus não faz acepção de pessoas.

Então subentendo que Deus não tem filhos preferidos.

Mas Ele usa os erros e os acertos uns dos outros para nos chamar a atenção.

Preste atenção meu irmão: o que eu fizer de errado é Deus chamando a sua atenção e dizendo para não fazermos do mesmo jeito.

Mas o que eu fizer certo também é Deus lhe dizendo: observa o meu servo.

Eu creio que Deus está chamando nossa atenção através de alguém.

Fiquemos espertos.

Deus nos chama a atenção pela permissão dos nossos desertos.

Quando Deus não consegue nossa atenção pelas vias comuns de nossa devoção, ele permite alguns desertos que têm características didáticas.

Explicando isso.

Nossos desertos só têm duas respostas.

Ou Deus está nos treinando na fé, ou nós estamos fazendo alguma coisa errada.

Como você saber a diferença?

Algumas coisas podem ajudar:

a. Dificuldades além do normal;

b. Escassez de recursos em terra de provisão e possibilidades;

c. Tendência permanente de culpar os outros;

d. Transferir responsabilidades que são nossas.

Essas coisas podem indicar que nós somos os culpados do nosso deserto.

Deus nos chama a atenção pela mensagem da cruz de Cristo.

A cruz é a mais forte forma de Deus nos chamar a atenção.

Ele quer nos fazer olhar para a cruz.

Na cruz eu vejo quem eu sou.

Na cruz Deus está nos chamando à atenção para o fato de que Ele não poupou nem mesmo o Seu Único Filho para nos atrair a Ele.

Na cruz eu e você temos a misericórdia do Senhor sendo renovada a cada dia.

Na Cruz satanás foi vencido e perdeu a possibilidade de escravizar o homem para sempre.

Conclusão.

Não há nada que façamos que vá pegar Deus de surpresa.

Deus não é filho de pai assustado, alguém chega de mansinho é grita Boooo...

e Deus sai pulando dizendo: Ai que susto!

Deus é o Deus da Bíblia, da Palavra.

Deus é Deus sobre o seu deserto.

É Deus sobre a história que você já passou ou vai passar.

Deus está chamando a sua atenção para o Filho Dele.

Ele disse: Quem tem o Filho tem o Pai.

Recebe o Filho hoje.

Ele está aqui.

Você irá ver a diferença.

Deus não vai ficar devendo nada para você.

Ap. Osvaldo Boccato Bertoni - 12.07.2009

Adaptado de uma palavra do Pr. Lázaro Valverde Campos

domingo, 5 de julho de 2009

Vivendo por princípios!




"... quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus...” (Hebreus 5:12)

Introdução:

O que são oráculos?

Respostas da divindade a quem a consultava.

Palavra de Deus.

Quem são os guardadores dos oráculos de Deus?

Os sacerdotes de Israel e depois os apóstolos da Igreja primitiva e hoje nós, os sacerdotes do Deus Altíssimo.

Como sacerdotes do Deus Altíssimos, somos guardiões dos oráculos de Deus.

Nós temos a incumbência de preservar os princípios da Palavra de Deus.

Como Pastor, eu sou guardião dos Oráculos dos de Deus, vivendo e ensinando os Princípios.

Eu também propago, através do tempo, os Oráculos de Deus.

Por extensão toda a igreja, que hoje recebeu em Cristo Jesus o sacerdócio real, é guardadora dos oráculos de Deus.

Uma vida baseada em princípios:

Diga: Uma vida baseada em princípios.

Se há uma busca e uma luta constante que deveria existir em nós é para fazer dessa frase um testemunho em nossa existência.

Não é fácil.

O que é princípio?

Princípio: o primeiro impulso dado a uma coisa.

Lei.

Máxima.

Norma ou preceito moral.

Elementos, rudimentos, regras fundamentais e gerais.

Eu diria que o primeiro princípio que deve nortear as nossas vidas é obedecer aos princípios.

Toda hora sou apresentado a possibilidades alternativas, vantajosas, convenientes, que tentam me convencer de que princípios são bons, mas não precisam ser levados tão à sério e que podem ser esquecidos, de vez em quando, em nome de um bom resultado.

Quem preconizou que “os fins justificam os meios” foi Maquiavel, mas a vida está a todo o momento tentando nos convencer de que ele não estava de todo enganado.

Assim, crentes maquiavélicos se multiplicam pela nação, ocupam os púlpitos, fazem política suja “em nome de Jesus”, trapaceiam nos negócios e até com Deus tentam barganhar, ignorando que d’Ele não se zomba.

Contam de um “bom crente” do sertão nordestino que se preocupava em seguir a Bíblia fielmente, ao pé da letra.

Certa vez, sendo agredido por um inimigo, ofereceu-lhe a outra face, oportunidade que o opositor não desperdiçou.

Sapecou-lhe um segundo bofetão.

Aí, o crente puxou a peixeira da cintura e partiu pra ignorância, bradando:

“A Bíblia só me manda oferecer a face uma vez. Daqui em diante, é por minha conta. Vou lhe partir no meio, seu cabra safado...”.

É só uma piada, mas ilustra bem a diferença entre obedecer a regras e compreender princípios

Entendendo princípios e buscando o coração de Deus

Quais os princípios que temos como base?

Aliança, governo, semeadura e colheita, individualidade, mordomia, caráter e soberania.

Para viver uma vida baseada em princípios, precisamos entender o que são princípios e em qual fonte devemos buscá-los.

A Palavra de Deus é o modelo e é ela que nos norteia sobre tudo.

Princípios não podem ser confundidos com regras e procedimentos internos das igrejas.

Primeiro precisamos aplicar os princípios em relação à nossa própria vida, para depois aplicarmos em relação ao nosso próximo.

Digo isto porque é comum pensarmos que a vida cristã se restringe a um compêndio de regras e só temos que cuidar em cumpri-las.

Entretanto, princípios são mais do que regras e vão muito além.

Orientam-nos inclusive na ausência das regras.

Os escribas e fariseus, por exemplo, faziam parte de uma classe duramente confrontada por Jesus, exatamente porque supervalorizavam regras, mas não tinham a mínima preocupação em compreender os valores do coração de Deus.

A necessidade que temos é de nos ancorarmos à fonte de princípios correta: a Palavra e o coração de Deus.

Há muitos crentes que se orientam pelos valores humanistas que regem a sociedade ocidental ou mesmo por códigos muito particulares e estranhos.

Uma vez que decidimos viver pelo que Deus pensa e diz, entraremos numa necessidade constante de negar-nos a nós mesmos e morrermos todos os dias.

O maior desafio que temos não é definir princípios e eleger a Bíblia como nossa fonte, mas manter nossas escolhas baseadas nesses princípios.

Existe um Princípio do qual necessitamos para cumprirmos os demais Princípios: é o Princípio de negarmos a nós mesmos a cada dia para fazermos a Obra e Deus.

Valores de Deus X Desejos e emoções

Em primeiro lugar, teremos que confrontar desejos e emoções que borbulham da nossa alma (carne).

Muitas vezes, agir sob os valores de Deus significará dizer não à nossa vontade e dominar sobre nosso sentimentalismo.

Há ocasiões em que teremos que nos colocar contra a postura de pessoas que amamos, correndo o risco, inclusive, de magoá-las ou perdê-las.

Muitos vão sentir a dor de ter que se posicionar em confronto com a própria família, por considerar princípios.

Já tive que me opor a algumas das pessoas que eu mais amo porque não podia negar valores de Deus naquele momento, embora meu coração pedisse para considerar mais o meu amor e as perdas que poderia ter.

Ser chamados de Fiéis a Deus é sermos cumpridores dos Seus Princípios.

Ser achado fiel diante de Deus, cumprindo os princípios:

Não é fácil viver por princípios.

Mas é necessário, se quisermos ser achados fiéis por Deus.

Hoje vejo pais rompendo alianças, rebelando-se contra líderes, por tomarem sentimentalmente as causas de seus filhos, ainda que a postura destes não esteja firmada nos valores eternos.

Pensam: “é melhor ignorar os princípios, para não perder meu filho”.

Não sabem, porém, que podem estar dando os primeiros passos para perder tanto os valores quantos os filhos.

Vejo pessoas preferindo uma igreja mais “soft”, onde não são cobradas a uma vida de serviço e santidade, ainda que saibam que Deus quer mais do que religião.

Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém:

A outra grande questão é não permitir que a conveniência nos governe.

A vida está cheia de propostas convenientes, de possibilidades vantajosas, desde que não levemos tão a sério os valores eternos.

É por isso que:

Relacionamentos escusos são mantidos;

Negócios reprováveis são feitos;

Meias verdades são sustentadas (para mim, meia verdade é mentira inteira);

Há político “crente” na “máfia das sanguessugas”;

Há “líderes religiosos” respondendo a processo por mensalão;

A maioria das rádios piratas (ilegais) são “gospel”, chamadas de comunitárias;

Há até quem teologize a picaretagem: “se a gente não fizer, os perdidos vão fazer e ficar com a grana. É pra glória de Deus...”.

Conclusão:

Eu sei que é difícil, mas quero desafiar você a seguir numa escolha que deve ser feita todos os dias: vamos viver por princípios, ainda que isso nos imponha muitas perdas nesta vida e torne o nosso caminho um pouco mais longo.

Ap. Osvaldo Bertoni

(totalmente baseado em uma palavra dos Prs. Danilo e Mônica Figueira)