domingo, 28 de maio de 2000

1ª CARTA DE JOÃO 3/23

O PECADO, A CONFISSÃO, O PERDÃO E A PROPICIAÇÃO

TEXTO BÁSICO: 1João 1:6 a 10

INTRODUÇÃO:

Deus deixou tudo pronto para sempre podermos nos manter ligado a Ele, mesmo pecando ainda. Lembre-se: Não somos pecadores procurando ser santos, mas, sim, somos santos, procurando não pecar.

EXAMINANDO OS TERMOS:

PECADO: (1João 1:6, 8 e 10)
No grego “hamartia” (hamartiologia = doutrina do pecado). Significa: errar o alvo, fracassar. Trata-se do fracasso em não atingir um padrão conhecido. Significa também o estado dos homens sem regeneração, sem novo nascimento.

Para manter comunhão com Deus é necessário andarmos na Luz, é necessário andarmos no Deus que é luz.

Andar nas trevas significa que estamos vivendo em pecado e quem diz que anda com Deus e vive nas trevas está mentindo. Não está praticando a verdade. João 8:44: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe aos desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade. Quando ele profere a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”.

CONFISSÃO: (1João 1:9)
No hebraico “Yada”, que significa confessar, mediante o estender da mão. No grego “homologéo”, que significa dizer a mesma coisa, confessar e também “eksomologéo”, que significa anunciar a mesma coisa, confessar.

No Velho Testamento é usada por mais 900 vezes e traduzida como: compreender, reconhecer, saber, tomar conhecimento, etc. A maioria das passagens tem a ver com o pecado e sua confissão.

No Novo Testamento é usada por 35 vezes, sempre sendo a idéia envolvida a de confissão e reconhecimento do pecado (Mateus 3:6; 7:23; 10:32; 11:25; 14:7; Marcos 1:5; Lucas 10:21; 12:8; 22:6; João 1:20; 9:22; 12:42; Atos 7:17; 19:18; 23:8; 24:14; Romanos 10:9 e 10; 14:11 (citando Isaías 45:23); 15:9 (citando Salmo 18:50); Filipenses 2:11; 1Timóteo 6:12; Tito 1:16; Hebreus 11:13; 13:15; Tiago 5:16; 1João 1:9; 2:23; 4:2 e 3 e 15; 2João 7 e Apocalipse 3:5.

PERDÃO: (1João 1:9)
No hebraico temos 4 palavras: “salach” = perdoar; “sallach” = perdão; “kaphar” = cobrir e “nasa” = levantar, perdoar, usadas por cerca de 70 vezes no Velho Testamento.

No grego temos 4 palavras: “aphíeme”= deixar ir, perdoar; “áphesis” = perdão; “charizomai” = ser gracioso com e “apolúo” = soltar, perdoar, usadas cerca de 185 vezes no Novo Testamento.

Pode ser um ato divino perdoando o homem e pode ser exercido entre os homens (um em relação a outro). O perdão é um ato da alma mediante o qual a pessoa ofendida permite que o seu ofensor fique livre, esquecendo-se, então, da ofensa. Sempre que possível o ofensor deve reparar os danos causados.

PROPICIAÇÃO: (1João 1:7)
O sangue de Jesus é o único meio de pagamento do pecado (Romanos 3:25).

A base é: confissão nos mantém na condição de santos procurando não pecar.

Aps. Bertoni e Alice – 28.5.2000

domingo, 21 de maio de 2000

1ª CARTA DE JOÃO 2/23

DEUS É LUZ

TEXTO BÁSICO: 1João 1:5

INTRODUÇÃO:

Ao dizer que Deus é luz a Bíblia está falando de santidade e integridade absoluta.

DEFININDO OS TERMOS:
SANTIDADE:
A santidade, no seu sentido mais sublime, é aplicada a Deus. Significa teologicamente, estar separado de todo o pecado e contaminação, que fala a Bíblia.

Exemplo bíblico: Daniel 1:8 – Daniel resolve não se contaminar com as iguarias do rei.

Jesus é o nosso mais elevado exemplo de santificação: Ele é a nossa santificação (1Coríntios 1:30).

INTEGRIDADE:
A integridade refere-se à inteireza moral, a condição daqueles que são possuidores de um autêntico caráter moral, em contraste com aqueles cuja natureza inclui o engodo, a astúcia e a malícia.

Exemplo bíblico: No livro de Josué 24:14 e 15, o próprio Josué exorta o povo a ser integro e fiel e ele mesmo dá exemplo, dizendo que: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”.
Jesus ensina a integridade: Mateus 6:1 a 8.

EXAMINANDO O TERMO “LUZ”, EM RELAÇÃO A DEUS:

DEUS PAI É LUZ: 1João 2:8; 1Timóteo 6:16.
DEUS FILHO É LUZ: João 1:9; 3:19; 8:12.

HOMENS COMO LUZ:

Há homens que estão em trevas: Efésios 5:8.
Os homens podem tornar-se luzes: João 1:4.

O Logos, como luz de Deus, trouxe revelação de Deus aos Homens: Êxodo 34:29; 2Coríntios 3:12 a 18; 4:4 a 6; João 1:9.

Os crentes são luzes de Deus: 2Samuel 21:17; 1Reis 11:36; Salmo 132:17; Lucas 2:32.
Nosso futuro e glorioso lar no reino da Luz: Colossenses 1:12 e 13.

Aps. Bertoni e Alice – 21.5.2000

domingo, 14 de maio de 2000

1ª CARTA DE JOÃO 1/23

A BASE DA VIDA CRISTÃ

TEXTO BÁSICO: 1João 1:1 a 4.

INTRODUÇÃO:

A primeira carta de João foi escrita para uma comunidade cristã que se defrontava com e heresia gnóstica do primeiro século. João procurou encorajar os membros a viverem uma espécie de vida coerente com a comunhão com Deus e Seu Cristo. A carta aborda temas vitais como: a justiça, o amor e o conhecimento certo. O autor não considera esses temas meramente como exigências éticas, mas como realidades espirituais baseadas na revelação cristã de Deus e Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo. Por conseguinte, a doutrina cristã está nas raízes do livro, e os estudiosos são tentados a pensar, às vezes, que se trata de uma exposição doutrinária da realidade da encarnação de Deus em Cristo. Se tivermos de seguir a mente do escritor, entretanto, precisamos evitar essa tentação, visto que ele está preocupado, primeiramente, com a qualidade de vida cristã de seus leitores. Enquanto que o tema do Evangelho é: JESUS É O CRISTO (João 20:31), o tema da Epístola é: O CRISTO É JESUS.

O VERBO DA VIDA E A COMUNHÃO COM DEUS:

O VERBO DA VIDA:

OUVIDO, VISTO: referem-se aos sentidos dos apóstolos que confirmaram a vinda de Cristo em carne. As heresias gnósticas negaram a humanidade real do Senhor.

Verbo DA VIDA: Provavelmente não se refere a Cristo, mas à mensagem da vida (gr. logos logos = palavra).

VIDA (v.2): Indica que a vida refere-se a Cristo (João 1:1, 14).

A COMUNHÃO COM DEUS:

MANTER COMUNHÃO: A participação na graça de Deus, por Cristo, e a presença do Espírito Santo, que os apóstolos gozaram, são patrimônios dos crentes de qualquer geração (cf. João 17:21).

EVANGELISMO E COMUNHÃO: Um evangelismo que não visa comunhão verdadeira numa comunidade espiritual (Igreja, célula, rede, etc.) deixa de ser bíblico.

MENSAGEM DE EDIFICAÇÃO:
O alvo da mensagem de edificação é:

ALEGRIA EM COMUNHÃO: (João 15:11).
SANTIDADE: (para que não pequeis) (2:1).
SEGURANÇA: A fim de saberdes que tendes a vida eterna (5:13).

GNÓSTICISMO: Doutrina esotérica grega que admitia podermos fazer qualquer coisa em nosso corpo, pois o que interessava, no final, era separar a alma da carne (essa, a alma, é que seria “salva”, o corpo era essencialmente mal).

COMUNHÃO: Consiste em um acordo em que diversas pessoas unem-se e chegam a participar juntas de uma determinada coisa (2 Coríntios 6:14 e 1João 1:3).

Aps. Bertoni e Alice – 14.5.2000