domingo, 28 de maio de 2000

1ª CARTA DE JOÃO 3/23

O PECADO, A CONFISSÃO, O PERDÃO E A PROPICIAÇÃO

TEXTO BÁSICO: 1João 1:6 a 10

INTRODUÇÃO:

Deus deixou tudo pronto para sempre podermos nos manter ligado a Ele, mesmo pecando ainda. Lembre-se: Não somos pecadores procurando ser santos, mas, sim, somos santos, procurando não pecar.

EXAMINANDO OS TERMOS:

PECADO: (1João 1:6, 8 e 10)
No grego “hamartia” (hamartiologia = doutrina do pecado). Significa: errar o alvo, fracassar. Trata-se do fracasso em não atingir um padrão conhecido. Significa também o estado dos homens sem regeneração, sem novo nascimento.

Para manter comunhão com Deus é necessário andarmos na Luz, é necessário andarmos no Deus que é luz.

Andar nas trevas significa que estamos vivendo em pecado e quem diz que anda com Deus e vive nas trevas está mentindo. Não está praticando a verdade. João 8:44: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe aos desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade. Quando ele profere a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”.

CONFISSÃO: (1João 1:9)
No hebraico “Yada”, que significa confessar, mediante o estender da mão. No grego “homologéo”, que significa dizer a mesma coisa, confessar e também “eksomologéo”, que significa anunciar a mesma coisa, confessar.

No Velho Testamento é usada por mais 900 vezes e traduzida como: compreender, reconhecer, saber, tomar conhecimento, etc. A maioria das passagens tem a ver com o pecado e sua confissão.

No Novo Testamento é usada por 35 vezes, sempre sendo a idéia envolvida a de confissão e reconhecimento do pecado (Mateus 3:6; 7:23; 10:32; 11:25; 14:7; Marcos 1:5; Lucas 10:21; 12:8; 22:6; João 1:20; 9:22; 12:42; Atos 7:17; 19:18; 23:8; 24:14; Romanos 10:9 e 10; 14:11 (citando Isaías 45:23); 15:9 (citando Salmo 18:50); Filipenses 2:11; 1Timóteo 6:12; Tito 1:16; Hebreus 11:13; 13:15; Tiago 5:16; 1João 1:9; 2:23; 4:2 e 3 e 15; 2João 7 e Apocalipse 3:5.

PERDÃO: (1João 1:9)
No hebraico temos 4 palavras: “salach” = perdoar; “sallach” = perdão; “kaphar” = cobrir e “nasa” = levantar, perdoar, usadas por cerca de 70 vezes no Velho Testamento.

No grego temos 4 palavras: “aphíeme”= deixar ir, perdoar; “áphesis” = perdão; “charizomai” = ser gracioso com e “apolúo” = soltar, perdoar, usadas cerca de 185 vezes no Novo Testamento.

Pode ser um ato divino perdoando o homem e pode ser exercido entre os homens (um em relação a outro). O perdão é um ato da alma mediante o qual a pessoa ofendida permite que o seu ofensor fique livre, esquecendo-se, então, da ofensa. Sempre que possível o ofensor deve reparar os danos causados.

PROPICIAÇÃO: (1João 1:7)
O sangue de Jesus é o único meio de pagamento do pecado (Romanos 3:25).

A base é: confissão nos mantém na condição de santos procurando não pecar.

Aps. Bertoni e Alice – 28.5.2000

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