domingo, 4 de junho de 2000

1ª CARTA DE JOÃO 4/23

O ADVOGADO JUNTO AO PAI

TEXTO BÁSICO: 1João 2:1 a 6.

INTRODUÇÃO: Deus deixou tudo pronto para sempre nos podermos manter ligados a Ele, mesmo pecando ainda. Lembre-se: Não somos pecadores procurando ser santos, mas, sim, somos santos, procurando não pecar.

EXAMINANDO OS TERMOS:
ADVOGADO: (1João 2:1)
No grego paraklhtov “parakletos” (= chamado para o lado). Somente é encontrado nos escritos de João. Lembre-se que João experimentou estar ao lado de Jesus, quando recostou a cabeça no seu peito, foi assim chamado para o lado de Jesus (João 13:25; 21:20). Agora Cristo está ao lado do Pai, pois foi chamado para o lado de Deus e mandou o “Parakleto”, o Espírito Santo, o Espírito de Cristo, para estar conosco, habitando em nós. “Parakletos” é conjunção de duas palavras no grego: “para” = ao lado de e “kletos” = chamado.

Nos outros escritos de João (14:16 e 26; 15:26; 16:7), por se tratar da pessoa do Espírito Santo para estar ao nosso lado, a tradução sempre foi Consolador, pois alguém para nos consolar se coloca ao nosso lado.

Nesta carta, foi traduzido por Advogado pois é a posição de Cristo junto ao lado do Pai, intercedendo por nós. Nos termos jurídicos advogado significa: alguém que pleiteia a causa de outrem. O sentido no grego (parakletos) é também de alguém que exorta, defende ou ora em favor de outrem.

PROPICIAÇÃO: (1 João 2:2)
No hebraico rpk “kaphar”, que aparece por 27 vezes no Antigo Testamento. No grego existem 4 palavras: hislatérion “hislatérion”, que aparece em Romanos 3:25 e Hebreus 9:5; híleos “híleos” que aparece em Mateus 16:22 e Hebreus 8:12 (citando Jeremias 31:34); hiláskomai “hiláskomai” que aparece em Lucas 18:13 e Hebreus 2:17 (estas três traduzidas como propiciatório); e ilamov “hilasmos” = propiciação, que aparece em 1João 2:2 e 4:10.

O verbo pode ser entendido como propiciar, reconciliar, expiar, mitigar. O substantivo também era usado para indicar uma oferenda que procurava expiação, conciliação.

Era no propiciatório que Deus mostrava-se gracioso e exibia a sua misericórdia.

O termo no dicionário português, diz: ação ou efeito de tornar propício; intercessão, devoção para obter o perdão da culpa. Vaso sagrado em que se oferecem sacrifícios a Deus.

EXAMINANDO O TEXTO:
A instrução geral de João, nesta sua primeira carta é de que não pequemos. Se nós pecarmos temos Advogado junto ao Pai.

Jesus se fez o sacrifício que nos obteve o perdão pela culpa. Isto inclui o nosso pecado e os do mundo inteiro.

Devemos guardar os mandamentos, pois isto mostra que nós conhecemos a Jesus. Quem não guarda os mandamentos não conhece o Pai.

Quem diz que guarda os seus mandamentos e não guarda é mentiroso.

Aquele que guarda os seus mandamentos, tem o amor de Deus aperfeiçoado em suas vidas.

Aquele que diz que permanece em Jesus, deve andar como Jesus andou.

Aps. Bertoni e Alice – 04.6.2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário