domingo, 11 de junho de 2000

1ª CARTA DE JOÃO 5/23

O ANTIGO E O NOVO TESTAMENTO

TEXTO BÁSICO: 1João 2:7 a 11

INTRODUÇÃO:

João traz a estudo a prática do amor fraternal. Não está falando de algo simplesmente teórico, mas de coisa muito prática para nosso viver, dia a dia. Trás exemplo de amor prático, que é o antigo e o novo mandamento: amor fraternal.
EXAMINANDO OS TERMOS:
MANDAMENTO: (1João 2:7)

Preceito, prescrição, regra. Cada um dos preceitos do decálogo. Cada um dos preceitos da Igreja (catolicismo).

Jesus declarou que eram dois os principais mandamentos: "Mestre, qual é o grande mandamento na lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas" (Mateus 22:36 a 40).

Para o homem o cumprimento dos mandamentos é peso. Somente em Jesus poderemos cumprir toda a lei, que Ele já cumpriu em nosso lugar: "Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus" (Mateus 5:19).

TREVAS: (1João 2:8)
Escuridão absoluta, noite, estupidez, ignorância.
É pelos olhos que vemos se há luz ou trevas. Portanto, nossos olhos devem estar preparados para viver fora da dimensão das trevas: "A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!" (Mateus 6:22 e 23).

LUZ: (1João 2:8)
Claridade emitida por corpos que não a possuem, mas que a refletem de outros. Qualquer dos objetos empregados como iluminantes (vela, lampião, lâmpada, etc.).

Em Jesus toda a expressão de luz se manifestou: "Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz, para que todos cressem por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. Pois a verdadeira luz, que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo" (João 1:4 a 9).

EXAMINANDO O TEXTO:
João falava à Igreja: "Amados" e, portanto, fala hoje para nós.

Ele não inovava nada e nem acrescentava nada àquilo que Jesus havia ensinado. Estava somente reafirmando todo o propósito de Jesus. Estava repetindo que desde o início lhes foi ensinado.

Ele estava, na verdade, relendo os ensinamentos de Jesus sob uma análise muito prática e profunda. De nada adiantava falar que amava, inclusive a Deus, se odiava a seu irmão. A luz, neste caso, não era real e não passava da mais profunda das trevas.

Para estar na luz, tem que amar a seu irmão.

Aps. Bertoni e Alice – 11.6.2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário