domingo, 18 de junho de 2000

1ª CARTA DE JOÃO 6/23

A VITÓRIA SOBRE O MALIGNO

TEXTO BÁSICO: 1João 2:12 a 14

INTRODUÇÃO:

João usa duas vezes nestes três versículos o termo “filhinhos”, que denota uma grande manifestação de verdadeiro afeto em relação ou aos seus filhos na fé (igreja) ou a novos convertidos. Ele já havia iniciado o capítulo 2 com a mesma expressão. Aliás, o apóstolo do amor tinha muito destes termos (amados e filhinhos usados muitas vezes em toda a carta). Toda esta ternura para nos dizer que temos vitória contra o maligno. Não queria assustar, mas, em amor, ensinar.

EXAMINANDO OS TERMOS:
FILHINHOS: (2João 2:1, 12 e 14)

Filiação é um termo sinônimo de “salvação”, pois somos salvos como filhos. João usa o diminutivo para dar um tratamento de carinho, a algo tão importante, o mais importante fato que pode acontecer em nossas vidas.

No grego temos 2 vocábulos para tratar de filiação:

Uios “Uios” que pode significar “filho por adoção”. Fomos adotados na família de Deus, através de Jesus Cristo, nosso irmão mais velho. “Porque não recebestes o espírito de escravidão para viverdes outra vez atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai” (Romanos 8:15). Aba = é um termo aramaico, que denota intimidade no tratamento familiar, como, por exemplo, papai, papaizinho. Adoção, no primeiro século, era o meio pelo qual o pai adotivo escolhia um filho para perpetuar o seu nome e herdar a sua herança.

Teknos “Teknos” que tem o sentido de filho por geração natural. “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome: ...” (João 1:12).

De qualquer forma os dois termos eram usados freqüentemente como sinônimos.
PAIS: (1João 2:13a)

No hebraico, ba “ab”, palavra que ocorre por cerca de 680 vezes no Velho Testamento. No aramaico “aba”, conforme vimos acima.

No grego, “pater”, que ocorre por cerca de 360 vezes no Novo Testamento. Está relacionada à raiz da palavra que significa “nutridor” ou “protetor”. Porém, no uso comum, havia muitas aplicações do vocábulo, como ao pai de uma pessoa, ao chefe de um clã ou nação, até cabeça espiritual dos mesmos, ou a um líder espiritual, ou alguém que ajuda a outrem para conseguir significativo avanço espiritual, como o originador de alguma organização, filosofia ou religião; e também era usado como título de honra e respeito, incluindo os nomes Pai, Filho e Espírito Santo. No caso do texto, são os idôneos na fé.

JOVENS: (1João 2:13b). São os fortes na luta contra o diabo e o mal (vide Efésios 6:10 a 18).
EXAMINANDO O TEXTO:

Aos novos na fé, e mesmo aos que já estão há tempo servindo ao Senhor, o pai espiritual está dizendo: Filhinhos, perdoados são os vossos pecados. Portanto, a vitória sobre o maligno é garantia irrestrita do Pai Celeste. No versículo seguinte ele acrescenta: “... porque conheceis o Pai (Celeste)”.

Aos amadurecidos na fé a experiência com Deus já lhes dava a certeza da vitória contra o inimigo: satanás e seus demônios. Reafirma no texto seguinte: conheceis aquele que existe desde o princípio (o nosso Deus e Pai).

Aos jovens: continuamente tendes vencido o maligno. E acrescenta: sois fortes e a palavra de Deus permanece em vós, no versículo 14. Reafirma, ainda: tendes vencido o maligno.

Aps. Bertoni e Alice – 18.6.2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário