sábado, 25 de outubro de 2008

Festa de Tabernáculos

Vimos em Israel que durante Sucot os homens judeus carregam, durante todos os dias da festa (7 dias), um saco plástico onde eles amarram com uma fita colorida (quade sempre vermelha) 4 tipos de plantas.

Essas plantas têm significados muito importantes para eles e creio que para nós também.

A maior folha é a da tamareira. A tamareira produz tâmaras que são doce como o mel, mas não possue cheiro. O paladar mostra sua qualidade, mas o olfato não diz nada à respeito dessa fruta.

Depois eles acrescentam um ramo de uma fruta cítrica comum na palestina (muito parecida com o limoeiro), cuja fruta tem um sabor cítrico muito forte, e tem cheito muito característico também. Esse fruto mexe com o olgato e com o paladar.

Depois acrescentam um ramo de chorão que não possue cheiro e nem paladar, portanto nada afetam nos sentidos do olfato e do paladar.

, por último, acrescentam um ramo de murta que cheira muito poderosamente mas não tem paladar nenhum.

  • Isto nos mostra claramente como Deus nos fez e nos considera dessa maneira:

    Sem cheiro e sem gosto – CHORÃO
  • Com cheiro e sem gosto – MURTA
  • Sem cheiro e com gosto – TÂMARA
  • Com cheiro e com gosto – FRUTO CÍTRICO

Mas todos são amarrados juntos para mostrar a unidade que deve estar presente no meio do povo durante a festa dos tabernáculos.

E assim que queremos seja feito hoje um ato profético em nosso meio.

Seja a nível de famílias (onde cada um é de um jeito) ou a nível de ministério (sejam igrejas Águas ou igrejas de aliança) onde cada uma tem um jeito.

Seja a nível pessoal (onde cada um é de um jeito) ou a nível coletivo (onde cada ser se comporta de uma maneira, semelhantemente ao que vemos no estudo dos quatro temperamentos [COLÉRICO – SANGUÍNEO – FLEUGMÁTICO – MELANCÓLICO]).

Façam grupos de 12 pessoas, representando o governo que Deus estabeleceu no seu reino, de preferência com pessoas do mesmo sexo e igrejas diferentes, discípulos, discipuladores e ministros e esses grupos estarão se entrelaçando com as mãos às costas um dos outros, representando a nossa unidade na nossa diversidade.

Não queremos que isso seja apenas para a festa dos tabernáculos, mas para a nossa vida dentro do reino de Deus!

DEUS LHE ABENÇÕE!

Ap. Bertoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário