domingo, 20 de agosto de 2000

1ª CARTA DE JOÃO 15/23

ALMAS E ESPÍRITOS DESINCORPORADOS

TEXTO BÁSICO: 1João 4:1 a 6.

INTRODUÇÃO:

Estamos retornando a um assunto que foi abordado na lição anterior, por causa da polêmica e do interesse despertados.

EXAMINANDO O ASSUNTO:
ESPÍRITOS DESINCORPORADOS:
Espírito de Jesus Cristo desincorporado: O texto de 1Pedro 3:18 e 19 diz: “Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito, no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão...”.

Salvos desincorporados: o texto de 2Coríntios 5:1 a 5, nos mostra claramente que seremos desligados deste tabernáculo (corpo) em que vivemos, porque aspiramos um dia receber nosso corpo glorificado. Isto está se referindo àqueles que morrerem em Cristo e não aos que forem arrebatados.

Experiências bíblicas de servos levados em espírito a outros lugares: Temos alguns exemplos bíblicos: Paulo (2Corintios 12:1 a 4); João (Apocalipse 1:9 e 10); Eliseu (2Reis 5:25 e 26). Sempre vemos que nesses casos não há interferência do desejo (alma) do homem, mas sim Deus opera e leva o espírito da pessoa para algum lugar que lhe apraz, com propósito especifico.

Experiências atuais de servos levados em espírito a outros lugares: Há muitas experiências atuais de pessoas que têm sido levadas, em espírito, por Deus, para lugares e para dimensões espirituais que as fazem agir conforme uma determinação muito precisa da vontade de Deus, para um propósito que Deus tem em mente, por exemplo: intercessão pelos seus escolhidos.

ALMAS DESINCORPORADAS:

Diferentemente das experiências de espíritos que saíram do corpo, para cumprir um propósito que Deus tinha em mente, a alma, por ser comandada pelos pensamentos, desejos, sentimentos, vontade do homem, quando sai do corpo é porque o ser humano assim o determinou.
2.1.2. Podemos, também dizer que, aqueles que têm demônios agindo em suas vidas, acabam permitindo que os espíritos demoníacos tenham acesso às suas almas e as manipulem, fazendo com que saiam do corpo. A estes fenômenos demoníacos chamamos de: projeção da alma, projeção da psique, viagem astral, entrar em estado alta, etc.
2.1.3. Projeção da alma: chamada de projeção da psique (psique = alma no grego). A morte física é apenas uma projeção permanente da psique, diz um autor. Ele (cristão?), defende a tese de que podemos fazer projeções da nossa alma. Esta mesma experiência é chamada por alguns de "projeção astral". Diz esse autor que esta projeção pode ser feita por vontade do homem e também por manipulação demoníaca. Cremos que Deus não nos deu a alma para ser a comandante do nosso corpo. Na verdade Deus nos fez "espírito", soprando em nossas narinas o fôlego de vida, e então passamos a ser uma alma vivente. Verifique que primeiro entrou porção do Espírito de Deus no nosso corpo de terra, para depois passarmos a ser alma vivente. Portanto, somos essencialmente espírito, a ponto de no pecado de Adão termos morrido espiritualmente. Podemos verificar isto claramente no texto de Efésios 2:1 a 10.

Fazemos uma ressalva que no meio evangélico é pouco usada a expressão “desincorporado”, para que não seja feita qualquer confusão com a doutrina demoníaca da reencarnação, totalmente descartada pela Palavra de Deus: “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez e, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado. aos que o aguardam para a salvação" (Hebreus 9:21 e 28).

Aps. Bertoni e Alice – 20.8.2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário