domingo, 3 de setembro de 2000

1ª CARTA DE JOÃO 17/23

NO AMOR SE MANIFESTA O ESPÍRITO SANTO

TEXTO BÁSICO: 1João 4:13 a 17

INTRODUÇÃO: João ensina que o Deus invisível Se revela no amor recíproco dos discípulos, uma vez que esse amor é fruto do Espírito neles.

EXAMINANDO OS TERMOS:
APERFEIÇOAR: (1João 4:17)
“Teleioo” no grego, significa “completar, levar ao fim, aperfeiçoar”. É o amor de Deus que é levado à sua plenitude em um discípulo.

O verbo e o substantivo (aperfeiçoar, perfeiçoar, perfeição), em português têm seguintes sinônimos: fazer perfeito ou mais perfeito; melhorar, tornar-se o melhor, mais apto, mais instruído, máximo grau de excelência ou de bondade que uma coisa pode chegar, pureza, exatidão, correção, beleza, primor, requinte, formosura, encanto.

PERMANECER: (1João 4:16)
“Meno” o vocábulo grego, é traduzido por “permanecer”. Traduz nada menos do que 16 termos hebraicos, a maioria dos quais com alguma referência local, como “permanecer vivo” ou “ficar” em algum lugar ou época.

É usado cerca de 120 vezes no Novo Testamento, quase sempre com os significados acima. Torna-se uma palavra importante, quando usada espiritualmente. João 15:4 fala do exemplo do ramo que permanece na videira, aludindo à união mística (espiritual) entre os crentes e Cristo, de onde deriva a sua vida espiritual.

João, nessa carta fala de permanecer no amor de Cristo para poder permanecer em Deus e ter o Seu Santo Espírito se manifestando em nós.

EXAMINANDO O TEXTO:
Em quatro lugares desta epístola o amor é associado à perfeição, a saber:
Em 1João 2:5, onde se vê que aquele que guarda a palavra (mandamentos) de Deus tem em si aperfeiçoado o amor.

Se nos amarmos uns aos outros, então Deus permanecerá em nós; e, por causa disso, seu amor será aperfeiçoado em nós (1João 4:12).

Deus habita em nós, e nós Nele, através dessa comunhão mística; e assim o amor é aperfeiçoado em nós, porquanto Deus é amor, e, se gozamos de comunhão com Ele, Seu amor será naturalmente insuflado em nós, de tal modo que Ele virá fixar residência em nós (1João 4:16 e 17);

Esse “amor perfeito” exclui o temor, até mesmo o terror do julgamento, quando houvermos de ser minuciosamente examinados, recebendo de volta aquilo que tivermos praticado de bem ou de mal (1João 4:18 e também 2Coríntios 5:10).

Permanecer no amor de Cristo nos dá algumas garantias:

Conhecemos (temos certeza, não duvidamos), que permanecemos em Cristo.
Temos a certeza, pois o Espírito testifica no nosso espírito que somos filhos de Deus e que Jesus nos deu de Seu Espírito.
Vemos espiritualmente e somos testemunhas pela Sua obra em nossa vida, que Deus Pai enviou o Filho como nosso Salvador.

A confissão do nome do Filho de Deus nos dá garantia de que Deus permanece em nós e nós Nele.

O amor manifestado nos dá confiança que do juízo final já estamos livres.

Aps. Bertoni e Alice – 3.9.2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário