domingo, 24 de setembro de 2000

1ª CARTA DE JOÃO 19/23

A FÉ QUE VENCE O MUNDO

TEXTO BÁSICO: 1João 5:1 a 5

INTRODUÇÃO:

João dá uma lição muito prática para aqueles que têm sido derrotados nas situações de vida cotidiana, neste mundo. Ele ensina que ter fé em Deus e em Jesus Cristo o Seu filho, nos dá a garantia de vitória neste mundo.

EXAMINANDO OS TERMOS:
NASCIDO DE DEUS: (1João 5:1 e 4)
O termo grego anõthen “anõthen” pode significar uma dentre três coisas, a saber: 1) Novamente, isto é, espiritualmente; 2) Nascer do alto; e, 3) Nascer de cima. Todas são traduções possíveis. João, ao descrever a obra de regeneração espiritual, que é o Novo Nascimento, usa no sentido “de cima”, como algo vindo de Deus (vide também João 1:13, 1ª João 3:9, 4:7 e 5:1, 4 e 8). Isto significa que o novo nascido (aquele que é nascido de Deus), necessariamente tem a sua origem em Deus, no Espírito Santo, no outro mundo, que é o mundo celestial, ou o mundo espiritual. O fato é que o indivíduo nasce “novamente”, por obra vinda “de cima”, vinda “do alto”.

Jesus Cristo falou claramente para Nicodemos (João 3:3): “Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. Nicodemos entendeu “novamente”, quando deveria ter entendido “do alto”, ou “de cima”. Por isso ele começou a argumentar que seria muito difícil, ou até impossível, alguém entrar novamente no ventre materno, já sendo grande, e “nascer de novo”.

O novo nascimento está intimamente ligado à “regeneração” = gerar de novo.

FÉ: (1João 5:4)
A fé é que nos leva a reconhecer a realidade das coisas espirituais, fazendo-nos entendê-las. Em Hebreus 11:1 diz que: “Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”.

No grego é hupostasis “hupostasis” que se traduz por substância ou por confiança.
“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6a).

EXAMINANDO O TEXTO:
Quando eu tenho fé (creio) que Jesus é o Cristo (o Messias, o Ungido de Deus), sou nascido de novo, tenho o novo nascimento.

Quando eu amo a Deus (que gerou a Jesus Cristo), eu também amo a Jesus.

Para manifestar esse amor, tenho que praticar os mandamentos de Deus.
O amor de Deus é manifestado quando eu guardo os seus mandamentos e não os considero penosos, difíceis de cumprir.

Para vencer as circunstâncias adversas que o mundo me apresenta, tenho que ser nascido de novo.

A vitória, o vencer o mundo, acontece na minha vida, quando eu tenho fé, quando eu creio de todo o coração que Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo são por mim. O mundo não pode me vencer.

Você é aquele que vence o mundo, porque você crê em Jesus Cristo. Você crê que Ele é o Filho de Deus.

Aps. Bertoni e Alice – 24.09.2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário