domingo, 1 de outubro de 2000

1ª CARTA DE JOÃO 20/23

O TRÍPLICE TESTEMUNHO SOBRE CRISTO (parte I)

TEXTO BÁSICO: 1João 5:6 a 8

INTRODUÇÃO:

João continua a falar sobre fé, agora colocando as coisas espirituais de uma forma tal que encerra toda a questão de ser ou não ser salvo. Ou se crê em Jesus Cristo e em Deus, ou não se crê em nada. Ou se é ou não se é novo nascido, a saber: discípulo.

EXAMINANDO OS TERMOS:
ÁGUA: (1João 5:6 e 8)
A alusão aqui feita é ao batismo de João Batista, ao tempo da unção de Jesus Cristo pelo Espírito Santo (Mateus 3:13 a 17; Marcos 1:9 a 11; Lucas 3:21 e 22; João 1:32 a 34). Sua missão de Messias (O Cristo) estava se iniciando. O Apóstolo João estava combatendo, mais uma vez, o gnosticismo, que negava que Jesus fosse humano e divino.

Os gnósticos pervertiam isso, supondo que o homem Jesus de Nazaré fora “possuído” pelo aeon “aeon”, que seria o Espírito-Cristo, por ocasião do seu batismo. Esse “aeon” o deixou quando morreu na cruz.

Mediante essa noção, mantinham distinção de pessoas entre o Espírito-Cristo e Jesus de Nazaré, desse modo negando a verdade bíblica da encarnação.

Não há qualquer alusão ao batismo cristão, mas ao batismo de João.

O intuito do autor é salientar as questões históricas relativas à missão do Cristo encarnado, e não algum sacramento posterior da cristandade.

SANGUE: (1João 5:6 e 8)
Está em foco a expiação (pagamento de pecado) pelo sangue de Jesus Cristo.
Jesus, o Cristo, morreu, e isso fez expiação pelo pecado (ver 1João 2:2).

Os gnósticos supunham que Cristo, o “aeon”, não poderia sofrer e nem morrer, e que a morte de Jesus não foi a mesma coisa que a morte de Cristo, não tendo havido qualquer valor expiatório nessa morte. Quando muito, Jesus teria morrido como mártir, em defesa de uma boa causa.

Na verdade Cristo viera pelo sangue.

A menção do sangue fala sobre os benefícios que os homens recebem devido à expiação pelo sangue de Cristo, e, apenas, mui indiretamente, através da Ceia do Senhor, que celebra isso.

EXAMINANDO O TEXTO:

O Evangelho de João foi escrito para despertar a fé (20:31). A primeira carta foi escrita para dar certeza de fé.

João está dando continuidade ao versículo 5, quando no versículo 6 ele fala “Este”.

Fala de Jesus Cristo, que veio por meio de água e sangue.
Água, um dos elementos que saiu do lado de Jesus, quando expirou na cruz.
Sangue, o outro elemento que saiu do lado de Jesus, quando ferido por lança.
Deus permitira isso para mostrar a verdadeira morte de Jesus Cristo, tendo sido furada a sua carne e a sua pleura, dali saindo água. Morto mesmo.

O Espírito é quem testifica isto como verdade no nosso espírito.

No céu o Testemunho é triplo: Pai (Deus), Palavra (Jesus Encarnado) e Espírito Santo. Os três formam a triunidade de Deus.

Na terra o Testemunho é triplo: Espírito (que convence do pecado, da justiça e do juízo), a água (que representa a Palavra de Deus, que nos lava e a água do batismo) e o sangue (que tem valor de remissão para nós). Os três são para testemunhar um só propósito: Jesus Cristo é o Messias, o Salvador.

Aps. Bertoni e Alice – 01.10.2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário