domingo, 8 de outubro de 2000

1ª CARTA DE JOÃO 21/23

O TRÍPLICE TESTEMUNHO SOBRE CRISTO (parte II)

TEXTO BÁSICO: 1João 5:9 a 12

INTRODUÇÃO:

João continua a falar sobre fé, agora colocando as coisas espirituais de uma forma tal que encerra toda a questão de ser ou não ser salvo. Ou crê em Jesus Cristo e em Deus, ou não crê em nada. Ou é ou não é novo nascido, discípulo.

EXAMINANDO OS TERMOS:
TESTEMUNHO: (1João 5:6 e 7, 9 a 11).
Os termos gregos usados são: “marturía” (substantivo) e ”marturéo“ (verbo).

Há outras palavras gregas “martúrion” “diamartúromai” e “epimartúreo”, que no presente texto não foram usadas.

Dependendo do contexto, são traduzidas por: testemunho, evidências em prol de alguma coisa, as tábuas de pedra sobre as quais foram gravados os dez mandamentos, a arca da aliança, o livro inteiro da lei, a Palavra de Deus dada a algum profeta, o evangelho cristão, as Escrituras em sua inteireza.

Em João 15:26 encontramos: “Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim”.

CRÉDITO: (1João 5:10)
Na língua portuguesa, encontramos a definição de crédito, como: confiança, ou segurança na verdade de alguma coisa, crença, reputação, boa fama, influência, consideração, autoridade, valia, importância, etc.

Temos também a expressão “dar crédito” que significa: acreditar que existe ou que é como se diz, ter por verdadeiro o que alguém afirma, torná-lo valioso e importante, conferir-lhe autoridade, adquirir-lhe boa reputação.

EXAMINANDO O TEXTO:
João está falando que, muitos de nós, achamos correto, conveniente e justo aceitar os testemunhos de outros homens, à respeito de algumas coisas que eles nos dizem.

Claro está que “o testemunho de Deus é maior”, merece maior crédito ainda.
É Deus quem dá testemunho a respeito de Seu Filho Jesus Cristo.

Assim, aquele que crê, que dá crédito a Deus, de que Ele está falando a verdade, e então crê que Jesus Cristo é o Seu Filho, Salvador da humanidade, tem, da parte de Deus, um testemunho vivo que ele próprio é filho de Deus.

Isto acontece em nível de espírito: “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito, que somos filhos de Deus” (Romanos 8:16).

Aquele que não crê, neste testemunho, de que Jesus Cristo é o Filho de Deus, faz de Deus um ser mentiroso.

O testemunho é muito claro: Deus nos deu a vida eterna através de Seu Filho, Jesus Cristo de Nazaré.

Aquele que tem o Filho de Deus como seu Salvador e Senhor, tem a vida eterna.

Aquele que não tem o Filho de Deus como seu Salvador e Senhor, tem morte eterna.

Aps. Bertoni e Alice – 08.10.2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário