domingo, 15 de outubro de 2000

1ª CARTA DE JOÃO 22/23

O PODER DA INTERCESSÃO

TEXTO BÁSICO: 1João 5:13 a 19

INTRODUÇÃO:

João liga agora o fato de crermos, com o poder que temos na nossa intercessão.

EXAMINANDO OS TERMOS:
PECADO NÃO PARA MORTE: (1João 5:16)

Qualquer pecado na vida de uma pessoa, ou de uma comunidade, deve produzir intercessão e conseqüente restauração, pois é passível de confissão e perdão.

PECADO PARA MORTE: (1João 5:16)

Não está se falando aqui de morte física. Podemos ligar esta expressão à expressão “blasfêmia contra o Espírito Santo”, conforme vemos em Mateus 12:31 e 32: “Por isso vos declaro: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á isso perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir”.

Blasfêmia contra o Espírito Santo é rejeitar as mais claras provas de que as obras de Jesus, que revelam a aproximação do Reino de Deus, foram feitas pelo poder do Espírito Santo. É, ainda, alegar que as obras do Espírito Santo pertencem ao diabo. É sinal de endurecimento tão completo, a ponto de não existir nenhuma esperança de arrependimento e conversão; o pecador torna-se incapaz de reconhecer ou distinguir entre o divino e o diabólico.

EXAMINANDO O TEXTO:
João volta a afirmar que escreveu esta carta a fim de que nós tenhamos confiança de que há vida eterna e que estamos, através de Jesus Cristo, nessa vida eterna com Deus.

Por causa desta confiança que temos, de que Deus é o nosso Pai e de que Jesus Cristo é o nosso irmão mais velho, tendo pedido ao Pai que nos adotasse na família de Deus, podemos orar e pedir coisas a Deus.

Se a nossa vontade estiver de acordo com a vontade boa, perfeita e agradável de Deus, Deus Pai atenderá a nossa oração.

Tendo esta certeza, de que Ele nos ouve, por causa de Jesus Cristo (“E tudo o que pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho” - João 14:13), podemos pedir.

Podemos e devemos interceder pelos nossos irmãos, quando eles estão em pecado. Podemos e devemos pedir vida.

Não adianta orar e pedir ao Pai por aqueles que estão falando contra a obra do Espírito Santo, pois estão pecando para a morte. Deus já julgou esta situação.

Toda injustiça é pecado, mas ressalve-se que há pecado que não é para morte, pois podemos nos consertar com Deus e com os nossos semelhantes.

Quando eu não sou nascido de Deus eu vivo em pecado.
Quando eu sou nascido de Deus eu não vivo em pecado e o maligno não pode me tocar.
Somos de Deus ! Aleluia !!!

Aps. Bertoni e Alice – 15.10.2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário