domingo, 22 de outubro de 2000

1ª CARTA DE JOÃO 23/23

CRISTO É O VERDADEIRO DEUS E DEVE SER ADORADO

TEXTO BÁSICO: 1João 5:20 e 21

INTRODUÇÃO:

João termina a sua primeira carta reconhecendo que Jesus é o Cristo, o Messias, o Ungido de Deus, e deve ser verdadeiramente reconhecido e adorado.

EXAMINANDO OS TERMOS:
VERDADEIRO: (1João 5:20)
No grego “alethinos”, tem a idéia de “real ou genuíno”.

Em João 1:9, Jesus Cristo é a verdadeira luz, em contraste com João Batista.

Em João 4:23, fala-se de verdadeiros adoradores, aqueles cuja adoração é baseada na realidade, não na aspiração humana.

Em João 6:32, Jesus fala que Deus agora lhes dava o verdadeiro pão. O maná era alimento físico, o verdadeiro pão, Jesus Cristo, alimento espiritual.

Em João 15:1, Jesus é videira verdadeira (digno do nome).

ÍDOLO: (1João 5:21)
Todo o substituto de Deus é um ídolo. João provavelmente refere-se aos erros doutrinários, morais e éticos que, na prática, são idolatria: ”Portanto, meus amados, fugi da idolatria” (1Coríntios 10:14).

No grego “eidolon”, tem a idéia de imagem, ídolo, impressão, exemplo. A palavra imagem sugere uma representação visual ou mental.

Outros termos derivados no grego são: “eidolothyton”, que quer dizer “carne oferecida a ídolos”; “eidoleion”, que quer dizer “templo de um ídolo”; “kateidolos”, que quer dizer “cheio de ídolos”; “eidolalatres”, que quer dizer ”idólatra, adorador de ídolos” e “eidololatria”, que quer dizer “idolatria, adoração de ídolos”.

EXAMINANDO O TEXTO:
João joga bem com a idéia do verdadeiro e do falso.

Fala daquilo que é verdadeiro (Jesus Cristo, Filho de Deus) e ao mesmo tempo já avisa à igreja para guardar-se, tomar cuidado, com os ídolos (falsidade que satanás usa, como direito legal, para estar na vida das pessoas [por detrás dos ídolos]).

Ele inicia este final da carta usando a palavra: “sabemos”. Ou seja: ele não coloca em dúvida, com a Igreja, de que já havia certeza de que Jesus Cristo era, indubitavelmente, o Filho de Deus, o Messias, o Cristo, o Ungido para trazer salvação e vida eterna aos que crêem.

Nesta última parte João nos fala por sete vezes, afirmando que sabemos:
Sabemos que temos a vida eterna (v.13);
Sabemos que se pedimos alguma coisa, segundo a Sua vontade, ele nos ouve e nos atende (v.14 e 15);
Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado (v.18);
Sabemos que somos de Deus (v.19);
Sabemos que o Filho de Deus é vindo (v.20);
Sabemos que Jesus é o Verdadeiro Deus (v.20); e,
Sabemos que Jesus é a vida eterna (v.20).

Interessantíssimo terminar uma carta dessa maneira: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos”. É como se fosse um P.S. (post-scriptum) de maior importância, pois João orientava que ninguém deveria se desviar da verdade. Os gnósticos poderiam até aceitar se contaminar com o altar dos ídolos, mas isto não era para acontecer com os verdadeiros filhos de Deus.

Aps. Bertoni e Alice – 22.10.2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário