domingo, 9 de janeiro de 2005

Carta de Paulo aos Filipenses 8/9

O EVANGELHO NOS FAZ MODELOS PARA OS DISCÍPULOS

INTRODUÇÃO:

“Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais d’outro modo, também isto Deus vos esclarecerá”.

Paulo fala de ser perfeito.

Provavelmente muitos de nós ao lermos isso já nos sentimos até desmotivados para continuar, porque não vemos em nós mesmos perfeição nenhuma.

Na verdade o termo grego é “teleios” que significa: levado a seu fim, finalizado; que não carece de nada necessário para estar completo; aquilo que é perfeito; integridade humana e virtude humana consumados, de homens adultos, maduros, maiores idade.

Claro que em Cristo Jesus nós estamos espiritualmente completos, ou seja: perfeitos.

Paulo também fala de termos este sentimento de estarmos perfeitamente completos em Jesus Cristo.

Essa palavra sentimento significa na essência: ter entendimento, ser sábio; ter uma opinião de si mesmo, ser modesto, não permitindo que a opinião que se tem de si mesmo (apesar de correta) exceda os limites da modéstia; ser do mesmo pensamento, isto é: concordar, compartilhar os mesmos pontos de vista, ser harmonioso.

Paulo diz que se pensamos de outra forma diferente dos nossos irmãos é necessário ter o mesmo sentimento.

Fala ainda sobre aqueles que têm dificuldade para ter o mesmo sentimento: Deus dará os esclarecimentos necessários para que isto aconteça.

CADA UM TEM O SEU PRÓPRIO LIMITE:

“Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos”.

Todos devemos entender que cada um está num nível espiritual diferente do que os outros e deve andar segundo aquilo que alcançou.

Eu não devo andar aquém do que eu já alcancei, pois assim estarei agradando o meu Senhor.

Por outro lado, não posso exigir que os outros andem segundo o que eu alcancei.

Mas cada um deve andar segundo o que alcançou no reino do espírito e não deve se conformar em andar em nível aquém do que alcançou.

Isto desagradaria ao seu Senhor.

NÃO DEVEMOS SER IMITADORES DOS QUE NÃO SEGUEM VERDADEIRAMENTE A CRISTO:

“Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas”.

Paulo sempre tem o cuidado de estar alertando a igreja sobre aqueles que andam dentro da igreja e que são inimigos da cruz de Cristo.

Somente se preocupam com o seu ventre, ou seja: com aquilo que lhes dá prazer imediato, com aquilo que buscam, até em nível espiritual, mas imediatistas no querer receber (e somente receber) as bênçãos de Deus. Não querem dar nada, mas somente receber.

A glória deles está na sua infâmia, ou seja: na sua desonra.

Não podemos ver modelo naqueles que somente pensam nas coisas terrenas.

DEVEMOS SER IMITADORES DOS QUE SEGUEM VERDADEIRAMENTE A CRISTO:

“Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós”.

Imitador é aquele que imita alguém fazendo as mímicas do imitado.

Vem da palavra grega: “memomai”, de onde surgiu a palavra no português: mímica.

Paulo tinha um procedimento no evangelho que lhe dava autoridade de dizer aos seus discípulos: sede meus imitadores.

Ele ainda dava uma outra recomendação: era necessário também observar aqueles que andavam segundo o modelo que ele demonstrava.

Essa palavra “modelo” tem no grego o significado de: de acordo com; justamente como, exatamente como; na proporção que, na medida que.

Paulo não hesitava em recomendar olharem para os seus discípulos, porque ele sabia com que qualidade ele os havia formado.

Está na hora de nós, a igreja do Senhor Jesus Cristo assumirmos a nossa verdadeira identidade, como filhos de Deus e, assim, dizermos ao mundo: podem nos imitar, pois nós somos imitadores de Cristo.

CONCLUSÃO:

“Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da Sua glória, segundo a eficácia do poder que Ele tem de até subordinar a Si todas as coisas”.

Contrapondo-se àqueles que andavam segundo a sua natureza terrena, Paulo começa a falar das coisas sublimes que nos esperam e que deveriam estar bem presentes em nossa mente e vida, no tempo presente.

Ele fala que nossa pátria está nos céus.

De lá nós aguardamos a volta do Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

Paulo fala do que acontecerá na segunda vinda de Jesus: ele transformará o nosso corpo de humilhação para ser igual ao corpo da glória de Jesus.

Paulo fala de algo que ele experimentara e experimentava a cada momento em sua vida: Jesus tinha capacidade de fazer todas as coisas, até em transformar o nosso corpo de humilhação em corpo glorificado, pois ele tinha um poder que era eficaz.

Esse poder de Jesus fazia com que todas as coisas Lhe fossem submetidas.

Ele tinha poder até para transformar algo humilhado em algo glorificado.

Aps. Osvaldo e Alice Bertoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário