domingo, 28 de janeiro de 2007

Ânimo

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16:33).

INTRODUÇÃO:

Ouvi de um pastor amigo que ele estava conversando com uma pessoa quando o Espírito Santo lhe trouxe ao seu espírito o versículo que acabamos de ler.

Versículo conhecido no qual destacamos a palavra: ânimo, que aparece 42 vezes na palavra de Deus.

Ter bom ânimo não é se conformar com as situações adversas e, muito menos, sair brigando.

Ter bom ânimo é sim: não esmorecer e fraquejar na fé.

No original hebraico a palavra é: “chazaq” que, entre outras coisas significa: fortalecer, prevalecer, tornar-se forte, ser corajoso, ser ou ficar firme, ser resoluto, ser persistente, ficar seguro, sustentar, encorajar.

No grego a palavra é “euthumeo” e significa: animar-se, alegrar-se, estar satisfeito, estar num bom estado de ânimo, estar feliz, estar de boa disposição.

FOI DEUS QUEM DEU INÍCIO AO BOM ÂNIMO EM NOSSA VIDA:

Somos animados literalmente por Deus.

Só para lembrar: desde a criação Deus soprou fôlego de vida em nós.

Deus nos animou, ou seja: animou aquilo que era barro.

Portanto, Ele que é o criador do ânimo (como de todas as coisas), certamente quer que nós estejamos sempre animados.

Não faz parte do plano de Deus em nossas vidas que sejamos pessoas desanimadas, ou estejamos freqüentemente desanimados.

O desânimo pode até ocorrer em nossas vidas, mas não pode ser ou se tornar estilo de vida.

Se isto está acontecendo é hora de buscarmos a mudança.

JESUS NOS RECOMENDOU QUE TIVÉSSEMOS BOM ÂNIMO:

28. Vim do pai e entrei no mundo; todavia, deixo o mundo e vou para o pai. 29. Disseram os seus discípulos: agora é que falas claramente e não empregas nenhuma figura. 30. Agora, vemos que sabes todas as coisas e não precisas de que alguém te pergunte; por isso, cremos que, de fato, vieste de Deus. 31. Respondeu-lhes Jesus: credes agora? 32. Eis que vem a hora e já é chegada, em que sereis dispersos, cada um para sua casa, e me deixareis só; contudo, não estou só, porque o Pai está comigo. 33. Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. no mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 16:28 a 33).

Os discípulos de Jesus, que conviveram diretamente com Ele, ficaram muito desanimados, quando Ele foi crucificado.

Tinham sido avisados de sua morte.

Tinham sido avisados que eles seriam dispersados.

Tinham sido avisados que deixariam Jesus sozinho.

Tinham até falado para Jesus que tinham reconhecido agora que Ele não falava mais por enigmas, mas diretamente e assim estavam entendendo o que iría acontecer.

Mas quando aconteceram as coisas, desanimaram, fugiram e se dispersaram.

Mas certamente a palavra profética liberada por Jesus ficou no reino do espírito, pronta para agir em favor deles, quando eles se conscientizassem de que havia esperança para eles.

Mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 16:33b).

HOJE JESUS CONTINUA A NOS DIZER: TENDE BOM ÂNIMO:

Como tem sido o nosso proceder com as lutas e aflições pelas quais temos passado na nossa vida?

Lembre-se: Jesus nos avisou: No mundo, passais por aflições.

Ele não falou: no mundo passastes por aflição.

Ele não falou: no mundo passareis por aflição.

Mas sim: No mundo, passais por aflições.

É contínuo o processo e Jesus sabia disso.

Pense um pouco agora nas aflições que você esteja passando nesse tempo presente.

É passando por essas aflições, é no meio desse processo de passar por aflições que Jesus continua lhe dizendo: “Mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 16:33b).

Ele venceu o mundo e as suas aflições e nos deu o poder de, no nome Dele, vencermos todas as aflições.

Por mais que o inimigo de nossas almas queira soprar em nossos ouvidos que não seremos vencedores, não desvie a sua fé, mas creia: Jesus venceu as aflições deste mundo e nos deu o poder de em Seu nome também vencermos as aflições deste mundo.

Ele está nos dizendo: mantenha a fé.

CONCLUSÃO:

As aflições são conseqüências deste mundo, mas vontade e ânimo são nossos, pois Deus já nos deu isto.

Não deixe a vontade e o ânimo esmorecer em sua vida, não os deixe de lado, mas viva uma vida de vencedor.

Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares” (Josué 1:7).

Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares” (Josué 1:9).

Então prosperarás, se tiveres cuidado de cumprir os estatutos e os juízos, que o Senhor mandou a Moisés acerca de Israel; esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem tenhas pavor” (1Crônicas 22:13).

Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há Um maior conosco do que com ele” (2Crônicas 32:7).

amém!
Ap. Bertoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário