domingo, 21 de janeiro de 2007

Caminhando por princípios Bíblicos III

Atraindo prosperidade: Sinal de disposição de um caráter

Os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem a Palavra e a recebem, frutificando a trinta, a sessenta e a cem por um” (Marcos 4:20).

INTRODUÇÃO:

Somos frutíferos, somos multiplicadores e somos uma boa terra.

Há o princípio de semeadura e colheita e nele vemos que aquilo que plantamos colhemos.

Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7).

Deus tem trabalhado em nossa restauração para que sejamos uma boa terra.

Encontros, curas, ministrações, relacionamentos, modelos, honras, chamados. Com isso nossa terra tem sido restaurada.

Cada discípulo tem sido trabalhado para ser um líder.

O discipulador está sempre à disposição: oração, palavra, sinais.

Deus é bom e tem trabalhado em seu favor e você tem se transformado em boa terra.

Isso faz com que satanás queira ainda mais sua vida, pois um líder não apenas se consolida, mas leva outros a serem seus discípulos e assim se transforma num inimigo das trevas.

Qual a estratégia das trevas?

Lançar sementes ruins na terra boa, pois esta terra produz muito.

Quando as trevas conseguem lançar uma semente ruim numa terra boa, há multiplicação de frutos ruins na vida do crente e daqueles que estão ao redor.

O TIPO DE SEMENTE DO CORAÇÃO DETERMINA O TIPO DE COLHEITA:

Por isso precisamos guardar nosso coração.

Ouvi, filhos, a instrução do pai e estai atentos para conhecerdes o entendimento; porque vos dou boa doutrina; não deixeis o meu ensino. Quando eu era filho em companhia de meu pai, tenro e único diante de minha mãe, então, ele me ensinava e me dizia: retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos e vive; adquire a sabedoria, adquire o entendimento e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes. Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá. O princípio da sabedoria é: adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento. Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará; dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará. Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida. No caminho da sabedoria, te ensinei e pelas veredas da retidão te fiz andar. Em andando por elas, não se embaraçarão os teus passos; se correres, não tropeçarás. Retém a instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida. Não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo; pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono, se não fizerem tropeçar alguém; porque comem o pão da impiedade e bebem o vinho das violências. Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. O caminho dos perversos é como a escuridão; nem sabem eles em que tropeçam. Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos. Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração. Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Provérbios 4:1 a 20).

O que tem entrado em seu coração?

Qual tem sido o fruto de seus lábios?

O que você tem produzido?

Coisas preciosas ao reino de Deus ou a esta terra?

Em que tem aplicado sua sabedoria?

CARÁTER TRANSFORMADO ENTENDE O QUE TEM VALOR PARA DEUS E PROSPERA:

Hoje vamos prosperar e a base da prosperidade é entender o que tem valor para Deus.

A Bíblia ensina que nossas obras têm valor e são avaliadas e mensuradas em ouro, prata e pedras preciosas e madeira, feno e palha.

Ou seja: para Deus há um valor importante que seu fogo vai apurar.

A prosperidade está em acumular o que o fogo não vai queimar.

Este fogo é o fogo de Deus.

Não falaremos de coisas materiais, pois as coisas materiais provêem do espiritual.

Esdras era um jovem que tinha tudo para desanimar e gerar madeira, feno e palha. Morava em terra distante e cativo, sob o governo de um rei que não servia a Deus e tinha conselheiros que algumas vezes o induziam a se virar contra o povo de deus e contra a reconstrução do templo em Jerusalém.

Muitas vezes nossas vidas estão dessa forma no nosso emprego, na nossa família, nos relacionamentos, na igreja e logo recebemos uma semente de desistência, desânimo e paralisação.

Esdras prosperou: “Ele era escriba versado na lei de Moisés, dada pelo Senhor, Deus de Israel; e, segundo a boa mão do Senhor, Seu Deus, que estava sobre ele, o rei lhe concedeu tudo quanto lhe pedira” (Esdras 7:6).

Esdras, que era descendente de Arão prosperou em tudo o que intentou.

Poderia pensar em si e ficar calado e quieto na terra cativa, mas dispôs seu coração a buscar a lei do Senhor.

A disposição de Esdras o habilitou a receber tudo o que intentara.

Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a lei do Senhor, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos” (Esdras 7:10).

CONCLUSÃO:

Como tem sido a conquista de seus planos e alvos?

Hoje Deus nos ajuda a prosperarmos.

Disposição é a arma que temos contra as sementes ruins lançadas contra nós.

Talvez o calor, o frio, a distância, o seu emprego ou trabalho, a discordância, as palavras dos inimigos estão se tornando em sementes ruins que estão conseguindo chegar ao seu solo e estão se multiplicando.

Esdras teve a disposição como arma contra todas estas coisas.

O dicionário Michaelis traz o significado de disposição como: 1.subordinação; 2. dependência; 3. desígnio: 4. intenção; 5. vontade.

A disposição de Esdras foi buscar a lei do senhor e a cumprir e ensinar, ou seja, ser fiel à palavra, ao seu chamado e fazer discípulos.

Não fique esperando “tudo dar certo” para que você se disponha.

Bendito seja o Senhor, Deus de nossos pais, que deste modo moveu o coração do rei para ornar a casa do Senhor, a qual está em Jerusalém; e que estendeu para mim a sua misericórdia perante o rei, os seus conselheiros e todos os seus príncipes poderosos. Assim, me animei, segundo a boa mão do Senhor, meu Deus, sobre mim, e ajuntei de Israel alguns chefes para subirem comigo” (Esdras 7:27 e 28).

O ânimo virá sobre sua vida quando você tiver seu coração disposto e assim as sementes ruins não encontrarão espaço para cair e se multiplicarem.

AMÉM!
Pregada por Ap. Bertoni
Autor: Ap. Mizinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário