domingo, 7 de dezembro de 2008

Quem está perto e quem está longe

VEMOS AS GRANDES COISAS E NÃO VEMOS AS PEQUENAS


Números 22:1 a 34: (Balaque chama a Balaão) – palavra rhema: vemos as coisas dos de longe e não vemos nos que estão de perto. Vemos as grandes coisas e não vemos as pequenas.

1. Tendo partido os filhos de Israel, acamparam-se nas campinas de Moabe, além do Jordão, na altura de Jericó. 2. Viu, pois, Balaque, filho de Zipor, tudo o que Israel fizera aos amorreus; 3. Moabe teve grande medo deste povo, porque era muito; e andava angustiado por causa dos filhos de Israel; 4. pelo que Moabe disse aos anciãos dos midianitas: Agora, lamberá esta multidão tudo quando houver ao redor de nós, como o boi lambe a erva do campo. Balaque, filho de Zipor, naquele tempo, era rei dos moabitas. 5. Enviou ele mensageiros a Balaão, filho de Beor, a Petor, que está junto ao rio Eufrates, na terra dos filhos do seu povo, a chamá-lo, dizendo: Eis que um povo saiu do Egito, cobre a face da terra e está morando defronte de mim. 6. Vem, pois, agora, rogo-te, amaldiçoa-me este povo, pois é mais poderoso do que eu; para ver se o poderei ferir e lançar fora da terra, porque sei que a quem tu abençoares será abençoado, e a quem tu amaldiçoares será amaldiçoado. 7. Então, foram-se os anciãos dos moabitas e os anciãos dos midianitas, levando consigo o preço dos encantamentos; e chegaram a Balaão e lhe referiram as palavras de Balaque. 8. Balaão lhes disse: Ficai aqui esta noite e vos trarei a resposta, como o Senhor me falar; então, os príncipes dos moabitas ficaram com Balaão. 9. Veio Deus a Balaão e disse: Quem são estes homens contigo? 10. Respondeu Balaão a Deus: Balaque, rei dos moabitas, filho de Zipor, os enviou para que me dissessem: 11. Eis que o povo que saiu do Egito cobre a face da terra; vem, agora, amaldiçoa-mo; talvez eu possa combatê-lo e lançá-lo fora. 12. Então, disse Deus a Balaão: Não irás com eles, nem amaldiçoarás o povo: porque é povo abençoado. 13. Levantou-se Balaão pela manhã e disse aos príncipes de Balaque: Tornai à vossa terra, porque o Senhor recusa deixar-me ir convosco. 14. Tendo-se levantado os príncipes dos moabitas, foram a Balaque e disseram: Balaão recusou vir conosco. 15. De novo, enviou Balaque príncipes, em maior número e mais honrados do que os primeiros, 16. os quais chegaram a Balaão e lhe disseram: Assim diz Balaque, filho de Zipor: Peço-te não te demores em vir a mim, 17. porque grandemente te honrarei e farei tudo o que me disseres; vem, pois, rogo-te, amaldiçoa-me este povo. 18. Respondeu Balaão aos oficiais de Balaque: Ainda que Balaque me desse a sua casa cheia de prata e de ouro, eu não poderia traspassar o mandado do Senhor, meu Deus, para fazer coisa pequena ou grande; 19. agora, pois, rogo-vos que também aqui fiqueis esta noite, para que eu saiba o que mais o Senhor me dirá. 20. Veio, pois, o Senhor a Balaão, de noite, e disse-lhe: Se aqueles homens vieram chamar-te, levanta-te, vai com eles; todavia, farás somente o que eu te disser. 21. Então, Balaão levantou-se pela manhã, albardou a sua jumenta e partiu com os príncipes de Moabe. 22. Acendeu-se a ira de Deus, porque ele se foi; e o Anjo do Senhor pôs-se-lhe no caminho por adversário. Ora, Balaão ia caminhando, montado na sua jumenta, e dois de seus servos, com ele. 23. Viu, pois, a jumenta o Anjo do Senhor parado no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que se desviou a jumenta do caminho, indo pelo campo; então, Balaão espancou a jumenta para fazê-la tornar ao caminho. 24. Mas o Anjo do Senhor pôs-se numa vereda entre as vinhas, havendo muro de um e outro lado. 25. Vendo, pois, a jumenta o Anjo do Senhor, coseu-se contra o muro e comprimiu contra este o pé de Balaão; por isso, tornou a espancá-la. 26. Então, o Anjo do Senhor passou mais adiante e pôs-se num lugar estreito, onde não havia caminho para se desviar nem para a direita, nem para a esquerda. 27. Vendo a jumenta o Anjo do Senhor, deixou-se cair debaixo de Balaão; acendeu-se a ira de Balaão, e espancou a jumenta com a vara. 28. Então, o Senhor fez falar a jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste já três vezes? 29. Respondeu Balaão à jumenta: Porque zombaste de mim; tivera eu uma espada na mão e, agora, te mataria. 30. Replicou a jumenta a Balaão: Porventura, não sou a tua jumenta, em que (toda a tua vida), cavalgaste até hoje? Acaso, tem sido o meu costume fazer assim contigo? Ele respondeu: Não. 31. Então, o Senhor abriu os olhos a Balaão, ele viu o Anjo do Senhor, que estava no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça e prostrou-se com o rosto em terra. 32. Então, o Anjo do Senhor lhe disse: Por que já três vezes espancaste a jumenta? Eis que eu saí como teu adversário, porque o teu caminho é perverso diante de mim; 33. a jumenta me viu e já três vezes se desviou de diante de mim; na verdade, eu, agora, te haveria matado e a ela deixaria com vida. 34. Então, Balaão disse ao Anjo do Senhor: Pequei, porque não soube que estavas neste caminho para te opores a mim; agora, se parece mal aos teus olhos, voltarei” (Números 22:1 a 34).

INTRODUÇÃO:

O texto nos trás tantas e variadas informações à respeito de como Deus opera.

Muitas vezes temos procurado servir e ouvir a Deus,mas sem discernimento das coisas e ao invés de agradarmos a Deus atraímos a sua ira sobre nós.

O nosso cuidado deve ser cada vez maior, pois, mesmo como profetas, poderemos ao invés de trazer a visão e a revelação de Deus,trazermos a nossa visão e a nossa maneira de interpretar as coisas de Deus e atraimos a Sua ira.

ANIMAL FALA?:

Não temos muitas citações de animais falando na Bíblia.

Sem pesquisa mais profundamente, eu me lembro da serpente e da mula.

A FALA IMPORTANTE É A DO SENHOR:

Balaão já havia recebido uma ordem do Senhor e quando recebemos uma ordem temos que tomar cuidado ao ouvir algo logo em seguida.

Pode ser que logo depois de Deus nos falar uma coisa, venha uma outra palavra para que sejamos testados na nossa audição espiritual e possamos discernir os propósitos do nosso coração.

Deus já havia dito a Balaão:

Então, disse Deus a Balaão: Não irás com eles, nem amaldiçoarás o povo: porque é povo abençoado (12).

Em seguida Deus, porque Balaão o foi consultar novamente, lhe falou:

Veio, pois, o Senhor a Balaão, de noite, e disse-lhe: Se aqueles homens vieram chamar-te, levanta-te, vai com eles; todavia, farás somente o que eu te disser (20).

Mas o que aconteceu logo antes disso?

Balaão já havia recebido uma ordem de Deus (não irás e não amaldiçoarás) ele resolve argumentar contra os inimigos de Deus:

Respondeu Balaão aos oficiais de Balaque: Ainda que Balaque me desse a sua casa cheia de prata e de ouro, eu não poderia traspassar o mandado do Senhor, meu Deus, para fazer coisa pequena ou grande; agora, pois, rogo-vos que também aqui fiqueis esta noite, para que eu saiba o que mais o Senhor me dirá (18 e 19).

Acontece que a ira de Deus se levantou contra Balaão pela sua atitude no ato:

Então, Balaão levantou-se pela manhã, albardou a sua jumenta e partiu com os príncipes de oabe. Acendeu-se a ira de Deus, porque ele se foi; e o Anjo do Senhor pôs-se-lhe no caminho por adversário (21 e 22).

Mas a ira de Deus era maio por causa da intenção do coração de Balaão.

Eis que eu saí como teu adversário, porque o teu caminho é perverso diante de mim; a jumenta me viu e já três vezes se desviou de diante de mim; na verdade, eu, agora, te haveria matado e a ela deixaria com vida (32 e 33).

VEMOS AS GRANDES COISAS E NÃO VEMOS AS PEQUENAS:

Deus tem grandes coisas a fazer através da nossa vida, mas temos que nos ater aos detalhes, às pequenas coisas.

Temos sido, pela pregação do evangelho, incentivados a pensar grande e alto, e isto é uma verdade inconteste.

Porém não podemos esquecer de olhar as pequenas coisas, os pequenos detalhes.

Uma grande obra é feita do acerto de pequenas coisas no nosso caminhar.

Nossos ouvidos devem estar atentos e cuidadosamente limpos de toda contaminação para que, ouvindo os detalhes, as pequenas coisas, possamos caminhar para a conquista das grandes coisas.

Não podemos (e nem devemos) acrescentar qualquer detalhe ou qualquer coisas ao que Deus está falando.

Se Ele já falou, certamente Ele não mudará a sua fala.

O canon, a vara de medir, obrigatoriamente é a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Acrescentaria que temos que estar atentos aos pequenos (na nossa manira de olhar) na Casa do Senhor, pois através deles Deus está nos ensinando muitas coisas grandes.

O IMPORTANTE É ESTARMOS PERTO DE DEUS E VERMOS O QUE ESTÁ PERTO DELE:

Balaão tinha o seu olhar para aqueles que haviam prometido grandes benefícios a ele, pessoalmente:

De novo, enviou Balaque príncipes, em maior número e mais honrados do que os primeiros, os quais chegaram a Balaão e lhe disseram: Assim diz Balaque, filho de Zipor: Peço-te não te demores em vir a mim, porque grandemente te honrarei e farei tudo o que me disseres; vem, pois, rogo-te, amaldiçoa-me este povo (15 a 17).

A pobre da mula quase paga com sua vida porque ela estava vendo o que estava perto (o Anjo do Senhor) e não o que via Balaão (as honras dos inimigos de Deus).

Por três vezes, por causa do Anjo do Senhor, ela desviou do caminho que Balaão estava lhe impondo.

Quais são os caminhos que Deus está impedindo de irmos e pela nosso olhar nas honras prometidas pelos inimigos de Deus estamos tentando ir?

TRÊS SITUAÇÕES QUE LEVAM A PERDIÇÃO:

1. NOSSOS PRÓPRIOS CAMINHOS:

Viu, pois, a jumenta o Anjo do Senhor parado no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que se desviou a jumenta do caminho, indo pelo campo; então, Balaão espancou a jumenta para fazê-la tornar ao caminho (23).

A Palavra de Deus é muito clara: Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo os seus pensamentos; conveta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os mus caminhos e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos (Isaías 55:6 a 9).

2. NOSSAS PRÓPRIAS VEREDAS ENTRE AS VINHAS:

Mas o Anjo do Senhor pôs-se numa vereda entre as vinhas, havendo muro de um e outro lado. Vendo, pois, a jumenta o Anjo do Senhor, coseu-se contra o muro e comprimiu contra este o pé de Balaão; por isso, tornou a espancá-la. (24 e 25).

Há veredas que nós próprios trilhamos para nossa tristeza, pois não trazem a paz.

Quando trilhamos por nossa conta ficamos como que costurados contra os muros dessas veredas, à semelhança de tijolos que não têm vida própria.

Desconhecem o caminho da paz, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortuosas; quem anda por elas não conhece a paz (Isaías 59:8).

Busquemos as veredas do Senhor:

Irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do Senhor, de Jerusalém (Isaías 2:3).

3. LUGARES ESTREITOS (OU LUGARES DE ASSALTOS E MORTE);

Então, o Anjo do Senhor passou mais adiante e pôs-se num lugar estreito, onde não havia caminho para se desviar nem para a direita, nem para a esquerda (26).

Lugares estreitos não trazem descanso e nem a cobertura de segurança do Senhor.

Porque a cama será tão curta, que ninguém se poderá estender nela; e o cobertor, tão estreito, que ninguém se poderá cobrir com ele (Isaías 28:20).

Tenhamos o Senhor como nossa segurança e como nosso descanso.

Porque o Senhor será a tua segurança e guardará os teus pés de serem presos (Provérbios 3:26).

Pelo que por lábios gaguejantes e por língua estranha falará o Senhor a este povo, ao qual ele dise: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; mas não quiseram ouvir (Isaías 28:11 e 12).

Busquemos os caminhos do Senhor, as veredas do Senhor e os lugares de vida, descanso e cobertura adequados para as nossas vidas.

AMÉM!

Ap. Bertoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário