domingo, 3 de maio de 2009

Qual o caminho a seguir?










João 16:8

E quando ele vier (Espírito Santo) , convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo

2 Timóteo 3:16 - 17

16 Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; 17 para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.

INTRODUÇÃO

Momento de arrependimento, de conversão, de concerto.

A bíblia narra diversas histórias sobre diversos homens.

Homens que tinham a mesma divindade que qualquer um de nós, isto é, eram 100% homens e 0% deus.

Nosso mestre, Jesus, quando veio a Terra viveu como homem sujeito as mesmas coisas que qualquer um de nós:

Filipenses 2:7-11

7 Mas esvaziou-se a si mesmo (da sua divindade), tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; 8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. 9 Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; 10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, 11 E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai. (grifo nosso)

Além de Jesus, não nos faltam exemplos de homens que tinham uma fé extraordinária, mas que continuavam sendo homens:

  • No velho testamento: Adão, Noé, Abraão, Israel, José, Moisés, Arão, Josué, Calebe, Sansão, Samuel, Davi, Gideão, Neemias, Daniel, Ananias, Misael e Azarias, etc, etc, etc,
  • No novo testamento: Pedro, Tiago, João, Paulo, Timóteo, Tito, Felipe, Estevão.

Todos que escolheram ser diferentes e fizeram coisas extraordinárias.

Coisas que marcaram o seu tempo e falam até hoje aos nossos corações.

Coisas qualquer um de nós gostaria de chegar diante de Deus e dizer: “Pai aqui estão os talentos que me deu e aqui está o que eu fiz com eles!

Vejamos algumas partes da parábola dos talentos

Mateus 25:13 – 34

13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir. 14 Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos (3), e entregou-lhes os seus bens. [...] 19 E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. [.O senhor recebeu o relatório dos dois primeiros servos.] 23 Disse-lhe o seu SENHOR: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 24 Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste; 25 E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. 26 Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo

CONHECENDO O CAMINHO

Hoje falaremos sobre as escolhas de um homem, será que você o conhece?

A bíblia conta que suas escolhas o levaram a ser preso e a viver parte da sua vida sem a presença do Senhor.

Seu nome é: Sansão e sua história é apresentada no livro de Juízes dos capítulos 13 a 16.

Vejamos algumas partes da história de Sansão:

Juízes 13:1-3,5

"E OS filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do SENHOR, e o SENHOR os entregou na mão dos filisteus por quarenta anos. 2 E havia um homem de Zorá, da tribo de Dã, cujo nome era Manoá; e sua mulher, sendo estéril, não tinha filhos. 3 E o anjo do SENHOR apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho. [...] 5 Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus." (grifo nosso)

O que é ser nazireu?

A lei do nazireado está registrada em Números capítulo 6.

A palavra nazireu significa “pôr a parte, separar, consagrar abster-se” uma palavra que representa a mesma idéia da palavra: Santo.

O desejo de Deus para nós não mudou, Ele nos quer santos como Ele é santo (I Pedro 1:16 - "porque ele próprio disse: Sejam santos, porque eu sou santo.").

Ser nazireu implicava em ser diferente. Ser um modelo e exemplo de vida para o povo.

Seguindo com a história de Sansão:

  • Juízes 13:8,12 – "8 Então Manoá orou ao SENHOR, e disse: Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem de Deus, que enviaste, ainda venha para nós outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer. 12 Então disse Manoá: Cumpram-se as tuas palavras; mas qual será o modo de viver e o serviço do menino?"

Quando se deseja um filho a notícia da sua chegada é sempre motivo de alegria.

Deus nos desejou e nos trouxe a Terra com um propósito, assim como com Sansão.

As decisões que tomamos são independentes das preocupações de nossos pais.

  • Juízes 15: 16-20 "16 Então disse Sansão: Com uma queixada de jumento, montões sobre montões; com uma queixada de jumento feri a mil homens. 18 E como tivesse grande sede, clamou ao SENHOR, e disse: Pela mão do teu servo tu deste esta grande salvação; morrerei eu pois agora de sede, e cairei na mão destes incircuncisos? 19 Então Deus fendeu uma cavidade que estava na queixada; e saiu dela água, e bebeu; e recobrou o seu espírito e reanimou-se; por isso chamou aquele lugar: A fonte do que clama, que está em Leí até ao dia de hoje. 20 E julgou a Israel, nos dias dos filisteus, vinte anos."
  • Juízes e 16:1 "E foi Sansão a Gaza, e viu ali uma mulher prostituta, e entrou a ela."
  • (grifo nosso)

ESCOLHENDO O CAMINHO

Hoje podemos estar como Sansão! Homens e mulheres, jovens e crianças que foram separados por Deus.

Pessoas por quem Deus pagou um alto preço.

Estamos escolhendo caminhos que achamos certos, mas são errados, e precisam ser corrigidos.

Hoje é o dia da mudança!

Nós temos uma promessa em Deuteronômio 30:15-16: “15 hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal; 16 Porquanto te ordeno hoje que ames ao SENHOR teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o SENHOR teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir(grifo nosso)

Todos aqui temos um Dom, um Presente, uma Graça não merecida que recebemos que Deus. (A Vida por exemplo).

Nesse dia, podemos escolher entre seguirmos a nossa vida ou convertermos o nosso coração ao Senhor.

Sansão teve essa oportunidade mas também foi a sua última, como está em Juízes 16:23-30: “23 Então os príncipes dos filisteus se ajuntaram para oferecer um grande sacrifício ao seu deus Dagom, e para se alegrarem, e diziam: Nosso deus nos entregou nas mãos a Sansão, nosso inimigo. [...] 25 E sucedeu que, alegrando-se-lhes o coração, disseram: Chamai a Sansão, para que brinque diante de nós. E chamaram a Sansão do cárcere, que brincava diante deles, e fizeram-no estar em pé entre as colunas 26 Então disse Sansão ao moço que o tinha pela mão: Guia-me para que apalpe as colunas em que se sustém a casa, para que me encoste a elas 27 Ora estava a casa cheia de homens e mulheres; e também ali estavam todos os príncipes dos filisteus; e sobre o telhado havia uns três mil homens e mulheres, que estavam vendo Sansão brincar 28 Então Sansão clamou ao SENHOR, e disse: Senhor DEUS, peço-te que te lembres de mim, e fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos 29 Abraçou-se, pois, Sansão com as duas colunas do meio, em que se sustinha a casa, e arrimou-se sobre elas, com a sua mão direita numa, e com a sua esquerda na outra 30 E disse Sansão: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela havia; e foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que matara em sua vida.(grifo nosso)

Sansão teve uma última chance, assim como o ladrão da cruz

Lucas 23:39-43

"Um dos criminosos pendurados ao seu lado também zombava: Se és o Cristo salva-te a ti mesmo, e também a nós!

Mas o outro criminoso repreendeu-o: Não tens temor de Deus, nem mesmo sofrendo a mesma condenação? Nós merecemos a morte pelos maus actos que cometemos, mas este homem nada fez de mal. E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu reino.

E Jesus respondeu: Garanto-te que hoje estarás comigo no paraíso."

Durante muitos anos, ouvi de pessoas quando falava a elas de Jesus que ainda teriam tempo para aceitá-lo e que naquele momento não estavam dispostas a se converter.

Em uma analogia foi isso o que aquele homem da parábola dos talentos fez, enterrou o que o seu Senhor tinha lhe dado e decidiu seguir a sua vida.

Veja o que a bíblia diz que lhe aconteceu, esta registrado na continuação da passagem de Mateus 25:28-34: “28 Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos. 29 Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado. 30 Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. 31 E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; 32 E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; 33 E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda 34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo." (grifo nosso)

FAÇA A SUA ESCOLHA

Lembram do que lemos no começo em Mateus 25:13:“13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.

Este é o dia da sua salvação!

O dia da sua reconciliação com Deus!

Porque está escrito em João 6:37b “Disse Jesus: o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora

Jesus morreu por mim e por você:

  • Romanos 5:8 "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores."
  • João 3:16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

A PROMESSA PARA QUEM ESCOLHEU JESUS

A todos que escolheram a Jesus como seu único Senhor e salvador, Deus deu-lhes o poder de serem filhos de Deus.

E junto com este poder a promessa de que as Suas bênçãos nos seguirão e nos alcançarão, receba sobre a sua vida a benção do Senhor:

Deuteronômio 28:1-14: "E SERÁ que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. 2 E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus; 3 Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo. 4 Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. 5 Bendito o teu cesto e a tua amassadeira. 6 Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres. 7 O SENHOR entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença. 8 O SENHOR mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o SENHOR teu Deus. 9 O SENHOR te confirmará para si como povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do SENHOR teu Deus, e andares nos seus caminhos. 10 E todos os povos da terra verão que é invocado sobre ti o nome do SENHOR, e terão temor de ti. 11 E o SENHOR te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo, sobre a terra que o SENHOR jurou a teus pais te dar. 12 O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado. 13 E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir. 14 E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, andando após outros deuses, para os servires."

Amém, amém e amém!

Dc. Rodrigo Feitosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário