domingo, 16 de agosto de 2009

Qual caminho a seguir?





Provérbios 7

“1. Filho meu, guarda as minhas palavras e conserva dentro de ti os meus mandamentos. 2. Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. 3. Ata-os aos dedos, escreve-os na tábua do teu coração” (versículos 1 a 3).

Guardar os Mandamentos – versículo 1.

“11. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”. “151. Tu estás perto, Senhor, e todos os teus mandamentos são verdade. 152. Quanto às tuas prescrições, há muito sei que as estabeleceste para sempre” (Salmos 119:11, 151 e 152).

“Jovens. eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno” (1João 2:14b).

Sabedoria – Dize à Sabedoria: Tu és minha irmã; e ao Entendimento chama teu parente;...” (versículo 4).

Livramento do mal caminho – “... para te guardarem da mulher alheia, da estranha que lisonjeia com palavras” (versículo 5).

Salomão sábio descreve o que está vendo e já sabe aonde este caminho levará.

Um jovem falto de juízo – “... vi entre os simples, descobri entre os jovens um que era carecente de juízo,.. (versículo 7).

Passava pela rua junto à esquina da mulher (caminho errado) – “...que ia e vinha pela rua junto à esquina da mulher estranha e seguia o caminho da sua casa,...” (versículo 8).

Escondido – devemos deixar as coisas na luz – “...à tarde do dia, no crepúsculo, na escuridão da noite, nas trevas (versículo 9).

Saiu-lhe ao encontro (enviada das trevas) – Eis que a mulher lhe sai ao encontro, com vestes de prostituta e astuta de coração (versículo 10).

Contenciosa e turbulenta à espreita – É apaixonada e inquieta, cujos pés não param em casa;...” (versículo 11). “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;...” (1Pedro 5:8).

Beijou e disse (palavras) – Aproximou-se dele, e o beijou, e de cara impudente lhe diz:...” (versículo 13).

Ela era “crente”. Tinha ido ao templo – Sacrifícios pacíficos tinha eu de oferecer; paguei hoje os meus votos (versículo 14).

Proposta Indecente – “Já cobri de colchas a minha cama, de linho fino do Egito, de várias cores; já perfumei o meu leito com mirra, aloés e cinamomo. Vem, embriaguemo-nos com as delícias do amor, até pela manhã; gozemos amores. Porque o meu marido não está em casa, saiu de viagem para longe. Levou consigo um saquitel de dinheiro; só por volta da lua cheia ele tornará para casa” (versículos 16 a 20).

Caminho de morte – Seduziu-o com as suas muitas palavras, com as lisonjas dos seus lábios o arrastou. E ele num instante a segue, como o boi que vai ao matadouro; como o cervo que corre para a rede, até que a flecha lhe atravesse o coração; como a ave que se apressa para o laço, sem saber que isto lhe custará a vida (versículos 21 a 23).

Dá atenção (tome cuidado) – Agora, pois, filho, dá-me ouvidos e sê atento às palavras da minha boca; não se desvie o teu coração para os caminhos dela, e não andes perdido nas suas veredas; porque a muitos feriu e derribou; e são muitos os que por ela foram mortos. A sua casa é caminho para a sepultura e desce para as câmaras da morte (versículos 24 a 27).

“O deserto e a terra se alegrarão; o ermo exultará e florescerá como o narciso. Florescerá abundantemente, jubilará de alegria e exultará; deu-se-lhes a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Sarom; eles verão a glória do Senhor, o esplendor do nosso Deus. Fortalecei as mãos frouxas e firmai os joelhos vacilantes. Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem e vos salvará. Então, se abrirão os olhos dos cegos, e se desimpedirão os ouvidos dos surdos; os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; pois águas arrebentarão no deserto, e ribeiros, no ermo. A areia esbraseada se transformará em lagos, e a terra sedenta, em mananciais de águas; onde outrora viviam os chacais, crescerá a erva com canas e juncos. E ali haverá bom caminho, caminho que se chamará o Caminho Santo; o imundo não passará por ele, pois será somente para o seu povo; quem quer que por ele caminhe não errará, nem mesmo o louco. Ali não haverá leão, animal feroz não passará por ele, nem se achará nele; mas os remidos andarão por ele. Os resgatados do Senhor voltarão e virão a Sião com cânticos de júbilo; alegria eterna coroará a sua cabeça; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido” (Isaías 35).

Pr. e Profeta Celso Villas Bôas Bertoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário