domingo, 11 de outubro de 2009

Fazer tudo em nome do Senhor Jesus!






“E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai” (Colossenses 3:17).

“Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes” (Tiago 1:4).

INTRODUÇÃO:

Fazemos tantas coisas no nosso dia a dia.

Falamos tantas coisas no nosso dia a dia.

Thomas Edson fabricou a primeira lâmpada elétrica.

Deu essa lâmpada para que um auxiliar seu a transportasse, subindo uma escada.

O auxiliar caiu e a lâmpada bateu no chão e quebrou.
Vinte e quatro horas depois, Edson fabricou outra lâmpada.

Chamou aquele mesmo auxiliar, deu-lhe a lâmpada e pediu que a transportasse de novo, subindo pela mesma escada.
Edson viu que ele merecia nova chance.

Deus também vê que você merece uma nova oportunidade!

E quantas são às vezes em que Deus nos coloca nas mesmas situações para que tomemos o posicionamento correto.

A palavra ação, que lemos nos textos citados, vem do grego “ergon” e significa “trabalhar”
“Ergon” tem dentro do seu significado mais amplo o sentido de negócio, serviço, aquilo com o que alguém está ocupado ou se compromete fazer, empreendimento, tarefa, qualquer coisa efetuada pela mão ou mente.

É a idéia de trabalhar sendo enfatizada em oposição àquilo que é menos que trabalho.

Apenas por curiosidade é dessa palavra que surge a expressão: “ergométrico”, o teste que se faz para medir em nosso físico o trabalho (esforço) que ele suporta.

Existe uma expressão de Martin Luther King que diz assim: "Hoje é sempre o dia certo de fazer as coisas certas de maneira certa. Amanhã será tarde".
Li ainda: Quando o futuro vira passado, é fácil ver o que tinha que ser feito.

ABRANGÊNCIA DA AÇÃO RECOMENDADA:

“E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai” (Colossenses 3:17).

Na nossa inconstância sempre tentamos minimizar o que a Palavra de Deus nos recomenda.
Tentamos achar um jeito de às vezes cumprir a Palavra e às vezes não cumprir.

Mas o nosso Deus é Deus que não muda e os seus propósitos são eternos para nós.

O texto de Paulo fala claramente: TUDO O QUE FIZERDES!

Não há situações em que devamos cumprir a Palavra e outras que possamos deixar de cumprir a Palavra.

Seja fazendo ou falando, a nossa atitude deve ser sempre a mesma: fazer em nome de Jesus, dando ações de graças a Deus Pai.

Muito interessante: Deus Filho e Deus Pai envolvidos em toda a nossa ação.

Devemos fazer e falar todas as coisas em nome do Senhor Jesus.

Devemos fazer a falar todas as coisas dando ações de graças a Deus Pai, por causa do mesmo Senhor Jesus.

NÍVEIS DA NOSSA INCONSTÂNCIA:

Será que temos feito e falado todas as coisas em nome de Jesus e dando graças a Deus Pai, por causa do mesmo Senhor Jesus?

E quando acontecem situações que nos aborrecem e nem sequer entendemos porque estão acontecendo?

Somos roubados: temos dado ações de graça a Deus por Ele nos ter dado Jesus nos guardando nessa situação?

Somos feridos física ou emocionalmente: temos dado ações de graça a Deus por Ele nos ter dado Jesus nos acompanhando nessa situação?

Somos traídos: temos dado ações de graça a Deus por Ele nos ter dado Jesus nos consolando nessa situação?

Somos provocados: temos dado ações de graça a Deus por Ele nos ter dado Jesus nos controlando nessa situação? Ou simplesmente não temos tido controle?

Sofremos um acidente: temos dado ações de graça a Deus por Ele nos ter dado Jesus nos livrando da morte nessa situação?

Sofremos de uma enfermidade: temos dado ações de graça a Deus por Ele nos ter dado Jesus que está cuidando da nossa saúde?

QUAL TEM SIDO A NOSSA PESEVERANÇA EM NOS MANTER FIÉIS À PALAVRA?:

Penso que hoje vivemos um nível de ansiedade que muitas vezes não nos permite perseverarmos na fidelidade à Palavra de Deus e, conseqüentemente, ao próprio Deus.

Ansiedade é perturbação de espírito causada por incerteza e por receio.

Nos esquecemos da promessa da Palavra, conforme está em 1Pedro 5:7: “Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês” (NTLH).

Nos esquecemos da recomendação de Jesus, quanto ao nosso dia a dia:

“Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?” (Mateus 6:25).

“E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam” (Mateus 6:28).

“Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras?” (Lucas 12:26).

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Filipenses 4:6).

Quantas vezes deixamos de fazer as coisas que sabemos ser certas por causa do nosso humor.
Se estou bem faço; se estou mal, não faço.

Aquilo que devemos fazer é para ser feito, independentemente do que estejamos sentindo ou pensando.

É necessário sermos perseverantes no nosso proceder.

CONCLUSÃO:

Perseverança é a permanência num estado ou numa atividade, mesmo em caso de oposição ou fracasso.

Maridos que deixam de cumprimentar a mulher ou de cumprir todos os níveis de obrigações para com ela, porque estão bravos, ou estão muito preocupados com situações financeiras, situações de emprego, situações de pressões, etc.

Mulheres que não querem naquele momento cuidar de suas obrigações e cuidados devidos porque se desentenderam com seus maridos.

Pais que não corrigem seus filhos porque estão cansados.

Filhos que não querem obedecer a seus pais porque não concordam com o posicionamento deles.

Irmãos que não conversam com irmãos porque se desentenderam com eles.

Discípulos que não querem tratar dos assuntos com o seu respectivo discipulador porque se aborreceram com uma correção feita por ele.

Crentes que saem da presença de Deus e até da igreja do Senhor Jesus Cristo porque se decepcionaram com a atitude de algum homem, olhando para o homem e não para Jesus.

Qual tem sido a nossa perseverança?

Qual tem sido o nosso comprometimento com o Deus da Palavra?

Paulo deixa essa recomendação em Efésios 6:18: “Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus” (NTLH).

Nos esquecemos do que o próprio Senhor Jesus disse: “Todos odiarão vocês por serem meus seguidores, mas quem ficar firme até o fim será salvo” (Marcos 13:13 - NTLH).

“Deus dará a vida eterna às pessoas que perseveram em fazer o bem e buscam a glória, a honra e a vida imortal” (Romanos 2:7 - NTLH).

Repetimos Martin Luther King: "Hoje é sempre o dia certo, de fazer as coisas certas e de maneira certa. Amanhã será tarde".

Ap. Bertoni - 11.10.2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário