domingo, 25 de outubro de 2009

Garantia de prosperidade aos filhos!






“1. Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus mandamentos. 2. A sua descendência será poderosa na terra; será abençoada a geração dos justos. 3. Na sua casa há prosperidade e riqueza, e a sua justiça permanece para sempre. 4. Ao justo, nasce luz nas trevas; ele é benigno, misericordioso e justo. 5. Ditoso o homem que se compadece e empresta; ele defenderá a sua causa em juízo; 6. não será jamais abalado; será tido em memória eterna. 7. Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no SENHOR. 8. O seu coração, bem firmado, não teme, até ver cumprido, nos seus adversários, o seu desejo. 9. Distribui, dá aos pobres; a sua justiça permanece para sempre, e o seu poder se exaltará em glória. 10. O perverso vê isso e se enraivece; range os dentes e se consome; o desejo dos perversos perecerá” (Salmo 112).

Para quem é a verdadeira prosperidade?

“... o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus mandamentos”

Como a Palavra de Deus chama esse que tem direito a verdadeira prosperidade?

“Bem-aventurado...”.

Quanto é o tempo de duração da prosperidade de Deus?

“A sua descendência... a geração dos justos”.

Como se manifesta a prosperidade em nossas vidas?

“... será poderosa na terra; será abençoada...”.

Quais são os sinais exteriores daqueles que têm o direito de gozar da prosperidade de Deus?

“Na sua casa há prosperidade e riqueza, e a sua justiça permanece para sempre. Ao justo, nasce luz nas trevas; ele é benigno, misericordioso e justo”.

Como a Palavra o define que esse homem é e procede?

“Ditoso o homem que se compadece e empresta; ele defenderá a sua causa em juízo; não será jamais abalado; será tido em memória eterna”.

Quais são os sinais exteriores daqueles que têm o direito de gozar da prosperidade de Deus?

“Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no SENHOR. O seu coração, bem firmado, não teme, até ver cumprido, nos seus adversários, o seu desejo. Distribui, dá aos pobres; a sua justiça permanece para sempre, e o seu poder se exaltará em glória”.

O que acontece com os inimigos dos servos de Deus?

“O perverso vê isso e se enraivece; range os dentes e se consome;...”

O que Deus faz acontecer com o desejo dos perversos contra nossas vidas?

“... o desejo dos perversos perecerá”

Ap. Osvaldo Boccato Bertoni - 25.10.2009

domingo, 18 de outubro de 2009

Deus de gerações!






INTRODUÇÃO:

Definição de geração:

Sucessão de descendentes em linha reta: pais, filhos, netos, bisnetos, trinetos, tataranetos.

Conjunto de pessoas vivas numa mesma época.

Toda geração tem influência direta em relação à vida dos seus descendentes.

O que Deus espera de nós nesta geração que vivemos?

Que sejamos LUZ!

“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;...” (Mateus 5:14).

“... para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo...,” (Filipenses 2:15).

Temos que:

anunciar sobre os feitos de Deus

influenciar esta geração e as vindouras.

DEVEMOS PROCLAMAR QUEM É DEUS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO:

“O teu nome, eu o farei celebrado de geração a geração, e, assim, os povos te louvarão para todo o sempre” (Salmo 45:17).

“1. Escutai, povo meu, a minha lei; prestai ouvidos às palavras da minha boca. 2. Abrirei os lábios em parábolas e publicarei enigmas dos tempos antigos. 3. O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, 4. não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez. 5. Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos, 6. a fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes; ...” (Salmo 78:1 a 6).

“Para sempre estabelecerei a tua posteridade e firmarei o teu trono de geração em geração” (Salmo 89:4).

“Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração” (Salmo 90:1 – Moisés).

“Porque o Senhor é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade” (Salmos 10:5).

“Tu, porém, Senhor, permaneces para sempre, e a memória do teu nome, de geração em geração” (Salmo 102:12).

“Ficará isto registrado para a geração futura, e um povo, que há de ser criado, louvará ao Senhor; ...” (Salmo 102:18).

“A tua fidelidade estende-se de geração em geração; fundaste a terra, e ela permanece” (Salmo 119:90).

“O teu nome, Senhor, subsiste para sempre; a tua memória, Senhor, passará de geração em geração” (Salmo 135:13).

“Uma geração louvará a outra geração as tuas obras e anunciará os teus poderosos feitos” (Salmo 145:4).

“O Senhor reina para sempre; o teu Deus, ó Sião, reina de geração em geração. Aleluia!” (Salmo 146:10).

Deus deixa explícito o desejo de que Seu nome seja perpetuado de geração em geração.

Deus na geração de José poupou seu povo da fome: “Faleceu José, e todos os seus irmãos, e toda aquela geração” (Êxodo 1:6).

Passou aquela geração e satanás sempre querendo minar as gerações.

A perseguição aos Hebreus se prolongou por toda a história, desde 2.000 a.C., na época de Moisés. Depois de 2.000 veio Jesus e agora se passam mais 2.000 d.C.

Por que Deus levanta Moisés?

PORQUE DEUS É DEUS DE GERAÇÕES!:

“Decorridos muitos dias, morreu o rei do Egito; os filhos de Israel gemiam sob a servidão e por causa dela clamaram, e o seu clamor subiu a Deus. Ouvindo Deus o seu gemido, lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó” (Êxodo 2:23 e 24).

Quando Deus se revela a Moisés se revela como DEUS DE GERAÇÕES.

“2. Apareceu-lhe o Anjo do SENHOR numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia. 3. Então, disse consigo mesmo: Irei para lá e verei essa grande maravilha; por que a sarça não se queima? 4. Vendo o SENHOR que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui! 5. Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa. 6. Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus. 7. Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; 8. por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu. 9. Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo. 10. Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito” (Êxodo 3:2 a 10).

DEUS FERE A GERAÇÃO DE FARAÓ:

“14. Este dia vos será por memorial, e o celebrareis como solenidade ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo”. “29. Aconteceu que, à meia-noite, feriu o SENHOR todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se assentava no seu trono, até ao primogênito do cativo que estava na enxovia, e todos os primogênitos dos animais. 30. Levantou-se Faraó de noite, ele, todos os seus oficiais e todos os egípcios; e fez-se grande clamor no Egito, pois não havia casa em que não houvesse morto. 31. Então, naquela mesma noite, Faraó chamou a Moisés e a Arão e lhes disse: Levantai-vos, saí do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; ide, servi ao SENHOR, como tendes dito”. “42. Esta noite se observará ao SENHOR, porque, nela, os tirou da terra do Egito; esta é a noite do SENHOR, que devem todos os filhos de Israel comemorar nas suas gerações” Êxodo 12:14, 29 a 31, 42).

DEUS FAZ A JUNÇÃO DAS UNÇÕES EM UMA SÓ FAMÍLIA:

Unção Apostólica – Moisés (Tribo Sacerdotal, Profeta e Líder) – Apóstolo do velho testamento.

Unção Sacerdotal - Arão (Tribo Sacerdotal)

Unção de Adoração Profética - Miriã

Havia a unção da Tribo de Levi, que se estendeu às tribos de Israel e hoje chega até nós em um sacerdócio superior, SACERDÓCIO SANTO, através de Jesus.

A unção não ficou limitada a uma tribo, pois o próprio JESUS é descendente da tribo de Judá.

DEUS AGIU EM MEIO AO CLAMOR DO POVO:

“23. Decorridos muitos dias, morreu o rei do Egito; os filhos de Israel gemiam sob a servidão e por causa dela clamaram, e o seu clamor subiu a Deus.24. Ouvindo Deus o seu gemido, lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó” (Êxodo 2:23 e 24).

“1. Palavra do Senhor que foi dirigida a Joel, filho de Petuel. 2. Ouvi isto, vós, velhos, e escutai, todos os habitantes da terra: Aconteceu isto em vossos dias? Ou nos dias de vossos pais? 3. Narrai isto a vossos filhos, e vossos filhos o façam a seus filhos, e os filhos destes, à outra geração. 4. O que deixou o gafanhoto cortador, comeu-o o gafanhoto migrador; o que deixou o migrador, comeu-o o gafanhoto devorador; o que deixou o devorador, comeu-o o gafanhoto destruidor. 5. Ébrios, despertai-vos e chorai; uivai, todos os que bebeis vinho, por causa do mosto, porque está ele tirado da vossa boca. 6. Porque veio um povo contra a minha terra, poderoso e inumerável; os seus dentes são dentes de leão, e ele tem os queixais de uma leoa. 7. Fez de minha vide uma assolação, destroçou a minha figueira, tirou-lhe a casca, que lançou por terra; os seus sarmentos se fizeram brancos. 8. Lamenta com a virgem que, pelo marido da sua mocidade, está cingida de pano de saco. 9. Cortada está da Casa do Senhor a oferta de manjares e a libação; os sacerdotes, ministros do Senhor, estão enlutados. 10. O campo está assolado, e a terra, de luto, porque o cereal está destruído, a vide se secou, as olivas se murcharam. 11. Envergonhai-vos, lavradores, uivai, vinhateiros, sobre o trigo e sobre a cevada, porque pereceu a messe do campo. 12. A vide se secou, a figueira se murchou, a romeira também, e a palmeira e a macieira; todas as árvores do campo se secaram, e já não há alegria entre os filhos dos homens. 13. Cingi-vos de pano de saco e lamentai, sacerdotes; uivai, ministros do altar; vinde, ministros de meu Deus; passai a noite vestidos de panos de saco; porque da casa de vosso Deus foi cortada a oferta de manjares e a libação. 14. Promulgai um santo jejum, convocai uma assembléia solene, congregai os anciãos, todos os moradores desta terra, para a Casa do Senhor, vosso Deus, e clamai ao Senhor” (Joel 1: 1 a 14).

“... e converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha e fira a terra com maldição” (Malaquias 4:6).

“E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado” (Lucas 1:17).

“17. Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o pórtico e o altar, e orem: Poupa o teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele. Por que hão de dizer entre os povos: Onde está o seu Deus? 18. Então o Senhor mostrou o seu grande amor para com a sua terra e se compadecerá do seu povo. 19. e, respondendo, lhe disse: Eis que vos envio o cereal, e o vinho, e o óleo, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre as nações. 20. Mas o exército que vem do Norte, eu o removerei para longe de vós, lançá-lo-ei em uma terra seca e deserta; lançarei a sua vanguarda para o mar oriental, e a sua retaguarda, para o mar ocidental; subirá o seu mau cheiro, e subirá a sua podridão; porque agiu poderosamente. 21. Não temas, ó terra, regozija-te e alegra-te, porque o Senhor faz grandes coisas. 22. Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a figueira e a vide produzirão com vigor. 23. Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, regozijai-vos no Senhor, vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva; fará descer, como outrora, a chuva temporã e a serôdia. 24. As eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de vinho e de óleo. 25. Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros. 26. Comereis abundantemente, e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor, vosso Deus, que se houve maravilhosamente convosco; e o meu povo jamais será envergonhado. 27. Sabereis que estou no meio de Israel e que eu sou o Senhor, vosso Deus, e não há outro; e o meu povo jamais será envergonhado. 28. E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; 29. até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias” (Joel 2:17 a 29).

ATO PROFÉTICO DE UMA GERAÇÃO HONRAR A OUTRA ATRAVÉS DO LAVAR DOS PÉS:

Pai, filho e neto, lavaram-se os pés mutuamente, representando três gerações.

Pr. e Profeta Celso Villas Bôas Bertoni - 18 de outubro de 2009.

domingo, 11 de outubro de 2009

Fazer tudo em nome do Senhor Jesus!






“E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai” (Colossenses 3:17).

“Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes” (Tiago 1:4).

INTRODUÇÃO:

Fazemos tantas coisas no nosso dia a dia.

Falamos tantas coisas no nosso dia a dia.

Thomas Edson fabricou a primeira lâmpada elétrica.

Deu essa lâmpada para que um auxiliar seu a transportasse, subindo uma escada.

O auxiliar caiu e a lâmpada bateu no chão e quebrou.
Vinte e quatro horas depois, Edson fabricou outra lâmpada.

Chamou aquele mesmo auxiliar, deu-lhe a lâmpada e pediu que a transportasse de novo, subindo pela mesma escada.
Edson viu que ele merecia nova chance.

Deus também vê que você merece uma nova oportunidade!

E quantas são às vezes em que Deus nos coloca nas mesmas situações para que tomemos o posicionamento correto.

A palavra ação, que lemos nos textos citados, vem do grego “ergon” e significa “trabalhar”
“Ergon” tem dentro do seu significado mais amplo o sentido de negócio, serviço, aquilo com o que alguém está ocupado ou se compromete fazer, empreendimento, tarefa, qualquer coisa efetuada pela mão ou mente.

É a idéia de trabalhar sendo enfatizada em oposição àquilo que é menos que trabalho.

Apenas por curiosidade é dessa palavra que surge a expressão: “ergométrico”, o teste que se faz para medir em nosso físico o trabalho (esforço) que ele suporta.

Existe uma expressão de Martin Luther King que diz assim: "Hoje é sempre o dia certo de fazer as coisas certas de maneira certa. Amanhã será tarde".
Li ainda: Quando o futuro vira passado, é fácil ver o que tinha que ser feito.

ABRANGÊNCIA DA AÇÃO RECOMENDADA:

“E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai” (Colossenses 3:17).

Na nossa inconstância sempre tentamos minimizar o que a Palavra de Deus nos recomenda.
Tentamos achar um jeito de às vezes cumprir a Palavra e às vezes não cumprir.

Mas o nosso Deus é Deus que não muda e os seus propósitos são eternos para nós.

O texto de Paulo fala claramente: TUDO O QUE FIZERDES!

Não há situações em que devamos cumprir a Palavra e outras que possamos deixar de cumprir a Palavra.

Seja fazendo ou falando, a nossa atitude deve ser sempre a mesma: fazer em nome de Jesus, dando ações de graças a Deus Pai.

Muito interessante: Deus Filho e Deus Pai envolvidos em toda a nossa ação.

Devemos fazer e falar todas as coisas em nome do Senhor Jesus.

Devemos fazer a falar todas as coisas dando ações de graças a Deus Pai, por causa do mesmo Senhor Jesus.

NÍVEIS DA NOSSA INCONSTÂNCIA:

Será que temos feito e falado todas as coisas em nome de Jesus e dando graças a Deus Pai, por causa do mesmo Senhor Jesus?

E quando acontecem situações que nos aborrecem e nem sequer entendemos porque estão acontecendo?

Somos roubados: temos dado ações de graça a Deus por Ele nos ter dado Jesus nos guardando nessa situação?

Somos feridos física ou emocionalmente: temos dado ações de graça a Deus por Ele nos ter dado Jesus nos acompanhando nessa situação?

Somos traídos: temos dado ações de graça a Deus por Ele nos ter dado Jesus nos consolando nessa situação?

Somos provocados: temos dado ações de graça a Deus por Ele nos ter dado Jesus nos controlando nessa situação? Ou simplesmente não temos tido controle?

Sofremos um acidente: temos dado ações de graça a Deus por Ele nos ter dado Jesus nos livrando da morte nessa situação?

Sofremos de uma enfermidade: temos dado ações de graça a Deus por Ele nos ter dado Jesus que está cuidando da nossa saúde?

QUAL TEM SIDO A NOSSA PESEVERANÇA EM NOS MANTER FIÉIS À PALAVRA?:

Penso que hoje vivemos um nível de ansiedade que muitas vezes não nos permite perseverarmos na fidelidade à Palavra de Deus e, conseqüentemente, ao próprio Deus.

Ansiedade é perturbação de espírito causada por incerteza e por receio.

Nos esquecemos da promessa da Palavra, conforme está em 1Pedro 5:7: “Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês” (NTLH).

Nos esquecemos da recomendação de Jesus, quanto ao nosso dia a dia:

“Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?” (Mateus 6:25).

“E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam” (Mateus 6:28).

“Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras?” (Lucas 12:26).

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Filipenses 4:6).

Quantas vezes deixamos de fazer as coisas que sabemos ser certas por causa do nosso humor.
Se estou bem faço; se estou mal, não faço.

Aquilo que devemos fazer é para ser feito, independentemente do que estejamos sentindo ou pensando.

É necessário sermos perseverantes no nosso proceder.

CONCLUSÃO:

Perseverança é a permanência num estado ou numa atividade, mesmo em caso de oposição ou fracasso.

Maridos que deixam de cumprimentar a mulher ou de cumprir todos os níveis de obrigações para com ela, porque estão bravos, ou estão muito preocupados com situações financeiras, situações de emprego, situações de pressões, etc.

Mulheres que não querem naquele momento cuidar de suas obrigações e cuidados devidos porque se desentenderam com seus maridos.

Pais que não corrigem seus filhos porque estão cansados.

Filhos que não querem obedecer a seus pais porque não concordam com o posicionamento deles.

Irmãos que não conversam com irmãos porque se desentenderam com eles.

Discípulos que não querem tratar dos assuntos com o seu respectivo discipulador porque se aborreceram com uma correção feita por ele.

Crentes que saem da presença de Deus e até da igreja do Senhor Jesus Cristo porque se decepcionaram com a atitude de algum homem, olhando para o homem e não para Jesus.

Qual tem sido a nossa perseverança?

Qual tem sido o nosso comprometimento com o Deus da Palavra?

Paulo deixa essa recomendação em Efésios 6:18: “Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus” (NTLH).

Nos esquecemos do que o próprio Senhor Jesus disse: “Todos odiarão vocês por serem meus seguidores, mas quem ficar firme até o fim será salvo” (Marcos 13:13 - NTLH).

“Deus dará a vida eterna às pessoas que perseveram em fazer o bem e buscam a glória, a honra e a vida imortal” (Romanos 2:7 - NTLH).

Repetimos Martin Luther King: "Hoje é sempre o dia certo, de fazer as coisas certas e de maneira certa. Amanhã será tarde".

Ap. Bertoni - 11.10.2009

domingo, 4 de outubro de 2009

Recorda-te de todo o caminho percorrido! (ou: Terra de Promessas!).





“1. Cuidareis de cumprir todos os mandamentos que hoje vos ordeno, para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o Senhor prometeu sob juramento a vossos pais. 2. Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. 3. Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem. 4. Nunca envelheceu a tua veste sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos. 5. Sabe, pois, no teu coração, que, como um homem disciplina a seu filho, assim te disciplina o Senhor, teu Deus. 6. Guarda os mandamentos do Senhor, teu Deus, para andares nos seus caminhos e o temeres; 7. porque o Senhor, teu Deus, te faz entrar numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, de mananciais profundos, que saem dos vales e das montanhas; 8. terra de trigo e cevada, de vides, figueiras e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel; 9. terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela; terra cujas pedras são ferro e de cujos montes cavarás o cobre. 10. Comerás, e ter fartarás, e louvarás o Senhor, teu Deus, pela boa terra que te deu” (Deuteronômio 8:1 a 10).

INTRODUÇÃO:

Como tem sido o seu caminhar nessa terra?

Quais os níveis de lutas e dificuldades que você tem passado?

Que tipo de recordação você tem dessas lutas que passou ou ainda tem passado?

Deus estava lembrando ao seu povo no deserto, ainda: 2. Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. 3. Ele te humilhou, e te deixou ter fome,...”.

TERRA DE PROMESSAS OU TERRA A SER POSSUÍDA:

“... e entreis, e possuais a terra que o Senhor prometeu sob juramento a vossos pais” (versículo 1, parte a).

Terra (hb. ‘erets): de uma raiz não utilizada provavelmente significando ser firme.

Deus prometeu aos nossos pais na fé, e portanto é herança nossa, uma terra de promessas, uma terra a ser possuída.

Mas é antes de possuirmos esta terra que as lutas nos sobrevêm e é Deus Quem permite essas lutas e provações (no sentido verdadeiro de nos provar a fé).

Examinemos o que Deus disse que fez ao Seu povo no deserto:

para te humilhar;

para te provar (para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos);

Ele te humilhou;

e te deixou ter fome.

PROVISÕES DE DEUS NO DESERTO:

Deus:

Sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem.

Nunca envelheceu a tua veste sobre ti...

Nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos.

Essas provisões representam que:

Não teremos fome (apesar de aparentemente Deus nos fazer experimentar a fome;

Não nos faltará abrigo (roupas e tendas – casas);

Não sofreremos com os problemas físicos que poderiam ter surgido.

DEUS BUSCA PESSOAS DISCIPLINADAS:

Tudo o que nos acontece é porque Deus quer nos colocar debaixo da disciplina dos Seus princípios e dos Seus propósitos como filhos que somos.

Não se trata simplesmente de nos flagelar ou nos fazer passar por sofrimentos.

Os eventuais flagelos ou sofrimentos pelos quais passamos acontecem porque nós desobedecemos a Seus princípios e porque saímos de debaixo da cobertura de Seus propósitos para nós.

“5. Sabe, pois, no teu coração, que, como um homem disciplina a seu filho, assim te disciplina o Senhor, teu Deus. 6. Guarda os mandamentos do Senhor, teu Deus, para andares nos seus caminhos e o temeres;...”.

NOSSO DIREITO QUANDO PASSARMOS O DESERTO:

Possuir a terra prometida.

“7. porque o Senhor, teu Deus, te faz entrar numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, de mananciais profundos, que saem dos vales e das montanhas; 8. terra de trigo e cevada, de vides, figueiras e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel; 9. terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela; terra cujas pedras são ferro e de cujos montes cavarás o cobre”.

TERRA:

Boa terra em que, se plantando tudo dá. Não nega o fruto de sua semente.

ÁGUA:

Terra de ribeiros de águas.

Terra de fontes.

Terra de mananciais profundos, que saem dos vales e das montanhas.

ALIMENTOS:

Terra de trigo.

Terra de cevada.

Terra de vides - referindo-se a Israel.

Terra de figueiras.

Terra de romeiras.

Terra de oliveiras.

Terra de azeite.

Terra de mel.

Terra em que comerás o pão sem escassez.

SUPRIMENTOS VITAIS:

Terra em que nada nos faltará nela.

RECURSOS FINANCEIROS:

Terra cujas pedras são ferro.

Terra de cujos montes cavaremos o cobre.

NA TERRA PROMETIDA:

“10. Comerás, e ter fartarás, e louvarás o Senhor, teu Deus, pela boa terra que te deu”.

Depois de tudo suprido: louvaremos ao Senhor nosso Deus, pela boa terra que nos deu.

Ap. Bertoni – 04.10.2009