domingo, 21 de novembro de 2004

Carta de Paulo aos Filipenses 1/9

O EVANGELHO ACONTECE ATRAVÉS DE COOPERAÇÃO, AMOR, PLENO CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO


INTRODUÇÃO:

A carta é dirigida a Filipos (palavra plural de Filipe) e tem pluralidade de endereço.

Filipos - filippoi philippoi – "amante de cavalos" - cidade da Macedônia, localizada na costa ou próximo da costa norte do mar Ageu, entre os rios Strimon e Nesto, e as cidades de Neápolis e Anfípolis. Temos entendido que o amante de cavalos é um guerreiro no reino do espírito.

Por ser plural atinge a todos da igreja: discípulos, bispos e diáconos.

Discípulos: todos os santos;

Bispos: episkopov episkopos – supervisor, pessoa encarregada de verificar se aqueles sob a sua supervisão estão fazendo corretamente o que têm que fazer, curador, guardião ou superintendente, líder (de células).

Diáconos: diakonov diakonos - alguém que executa os pedidos de outro, espécie de um mestre, servo, atendente, ministro, o servo de um rei, alguém que, em virtude do ofício designado a ele pela igreja, cuida dos pobres e tem o dever de distribuir o dinheiro coletado para uso deles, garçom, alguém que serve comida e bebida.

COOPERAÇÃO:

Cooperação no evangelho é algo a ser devidamente considerado.

Todo o trabalho é voluntário e de cooperação.

Cooperação: koinwnia koinonia - fraternidade, associação, comunidade, comunhão, participação conjunta, relação, a mão direita como um sinal e compromisso de comunhão (em cumprimento ao ofício apostólico), oferta dada por todos, coleta, contribuição, que demonstra compromisso e prova de comunhão.

Paulo dava graças a Deus pela cooperação no evangelho.

Eu quero dar graças a Deus pelas suas vidas e pela cooperação que têm dado ao Evangelho.

Esta cooperação é produto de três sentimentos que deve permear a vida dos cristãos: amor, pleno conhecimento e percepção.

AMOR:

Amor é a mola propulsora de toda o Evangelho.

Jesus se deu por nós por causa do amor.

Deus mandou o seu Filho Unigênito por causa do amor.

O amor que Paulo cita é agaph agape – amor fraterno, de irmão, afeição, boa vontade, amor, benevolência, banquetes de amor, amor sacrificial, como Cristo nos amou.

O Espírito Santo, por causa do amor, faz banquetes de amor conosco, estando todos os dias conosco, até à consumação dos séculos, conforme promessa feita por Jesus.

Nada acontece na Igreja e no Evangelho e também para a sua propagação se não tivermos amor.

Esse amor é o amor sacrificial que Jesus demonstrou por nós na cruz do calvário.

Sempre teremos algum sacrifício para viver e permanecer no Evangelho.

A nossa cooperação passará por um amor sacrificial.

PLENO CONHECIMENTO:

Para cooperarmos com o Evangelho temos que ter pleno conhecimento das coisas que estão inseridas no Evangelho, através da Palavra de Deus.

Pleno conhecimento: epignwsiv epignosis – conhecimento preciso e correto usado no Novo Testamento para o conhecimento de coisas éticas e divinas.

A cooperação é esperada de nós no Evangelho e temos que adquirir conhecimento das coisas inerentes ele.

A Escola de Líderes é excelente auxiliar na obtenção do conhecimento.

PERCEPÇÃO:

Não podemos estar alienados dentro do Evangelho.

É necessário que entendamos as verdades do Evangelho e as pessoas que estão ao nosso redor.

Percepção: aisyhsiv aisthesis – percepção, não apenas pelos sentidos, mas pelo intelecto, entender com a mente, conhecimento, discernimento moral em assuntos éticos.

CONCLUSÃO:

A expectativa de Paulo era que o Evangelho fosse algo tremendo e experimentável na vida de todos.

Ele então diz quatro coisas muito importantes:

Aprovardes (com sentido de provar a bênção): dokimazw dokimazo - testar, examinar, provar, verificar (ver se uma coisa é genuína ou não), como metais, reconhecer como genuíno depois de exame, aprovar, julgar valioso.

Sinceros: (com sentido de aprovarmos algo com sinceridade): eilikrinhv heilikrines - puro, sincero, imaculado, achado puro quando aberto e examinado a luz do sol.

Inculpáveis (com sentido de nos posicionarmos corretamente mediante o pecado): aproskopov aproskopos – o que nada tem para bater contra ou fazer tropeçar, que não causa tropeço, um caminho plano que não conduz os outros ao pecado pelo modo de vida que leva, que não bate contra ou faz tropeçar, não arrastado ao pecado, sem culpa, sem ofensa, não perturbado por uma consciência de pecado.

Fruto de justiça: trabalho, ação ou obra de integridade; virtude; pureza de vida; justiça; pensamento, sentimento e ação corretos.

Aps. Osvaldo e Alice Bertoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário