domingo, 7 de novembro de 2004

O Deus que conhece, que sabe e que tem promessas 7/7

IGREJA EM LAODICÉIA

INTRODUÇÃO:

Algumas explicações introdutórias:

Apocalipse de João: livro da revelação. O apóstolo João escreveu o evangelho de João e as três cartas do novo testamento foi quem recebeu esta revelação e a escreveu debaixo de ordem expressa do Senhor Jesus Cristo.

Anjo da igreja: expressão que pode significar o pastor da igreja local e também o príncipe angelical de Deus que cuida de cada igreja local, sendo que uma interpretação não exclui a outra.

Vencedor: vem do grego: nikaw nikao, e quer dizer: conquistar, levar à vitória, sair vitorioso; vitorioso de Cristo: aquele que é vitorioso sobre seus inimigos. Fala também de cristãos que permanecem firmes na sua fé até a morte, diante do poder de seus inimigos, tentações e perseguições.

Laodicéia: laodikeia laodikeia = "justiça do povo" - cidade da Frígia, situada às margens do rio Lico, não distante de Colossos. Foi destruída por um terremoto em 66 d.C. e reconstruída por Marcos Aurélio. Era a sede da igreja cristã.

DEUS CONHECE A SITUAÇÃO:

Conheço as tuas obras:

Que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca: a indiferença, diante do reino espiritual é terrível. Deus está dizendo a essa igreja de Laodicéia que ela não se decide sobre como quer ser. Às vezes é fria e às vezes é quente. Esta situação de não se posicionar, de ficar em cima do muro, diante do julgamento de Deus é terrível: ele está a ponto de vomitar essas pessoas que assim agem de dentro da sua boca. Temos que nos decidir. Pessoas que dependendo do clima, da temperatura, da vontade, do ânimo interior, do sentimento de raiva ou de amor que têm pelas outras pessoas do corpo de Cristo e pela obra do Senhor aqui na terra, acabam ficando num vai e vem, sem fim. E você sabe muito bem, quando uma comida não assenta no estômago, e fica subindo e descendo acaba por ser vomitada. Tome sua posição: aqueça-se no fogo do Espírito Santo de Deus.

Pois dizes: estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz: é interessante que as pessoas que não se decidem sobre a sua posição diante de Deus e da obra de Jesus Cristo, acabam por se considerar pessoas que têm todas as coisas que precisam. Estão totalmente enganadas e nem conseguem distinguir que são infelizes e precisam de tantas coisas. Infeliz é aquele que suporta trabalho árduo e problemas, é aflito e desgraçado.

Sim, miserável: são dignos de lástima e miseráveis e não sabem disso. Falta-lhes a misericórdia de Deus. Misericórdia é a bondade e boa vontade ao miserável e ao aflito, associada ao desejo de ajudá-los. Quando se fala de pessoa para pessoa é exercitar a virtude da misericórdia, mostrar-se misericordioso. Quando se fala de Deus para os homens é, em geral, providência que denota a misericórdia e clemência de Deus em prover e oferecer aos homens salvação em Cristo. E quando se fala da misericórdia de Cristo, falamos do que acontecerá em seu retorno para julgamento, quando Ele abençoará os verdadeiros cristãos com a vida eterna.

Pobre: é a pessoa reduzida à pobreza, que leva à mendicância; aquele que pede esmola, que é destituído de riqueza, influência, posição, honra, aflito, destituído de virtudes cristãs e riquezas eternas, desamparado, impotente para realizar um objetivo, indigente, necessitado em todos os sentidos. Quando se fala com respeito ao seu espírito é aquele destituído da riqueza do aprendizado e da cultura intelectual que as escolas proporcionam. Os pobres desta classe mais prontamente se entregam ao ensino de Cristo e mostram-se prontos para apropriar-se do tesouro celeste. Muitos são até ricos de coisas materiais, mas são verdadeiros mendigos quando se fala das riquezas celestiais.

Cego: o substantivo no grego significa a pessoa cega dos olhos físicos ou a pessoa mentalmente cega. Quantos acham que são tão espertos e enxergam todas as coisas! Com respeito aos bens materiais pode ser até verdade, pois têm tamanha perspicácia para obtê-los, mas não conseguem enxergar nada à respeito do reino espiritual, que é muito mais perceptível e visível do que se pode imaginar.

E nu: no grego o sentido dessa palavra é: despido, sem roupa, corpo nu, mal vestido, vestido com a roupa de baixo apenas (estando a roupa exterior ou capa a um lado). Quando se fala da alma, cuja roupa é o corpo, despida do corpo, sem um corpo. Metaforicamente é aquele que está aberto e revelado. Somente o grão, não a planta em si.

DEUS SABE O QUE ESTÁ ACONTECENDO:

Aconselho-te que de Mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres: o conselho de Deus é para que compremos ouro dos céus para sermos verdadeiramente ricos.

Vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez: há a necessidade de termos vestes sem contaminação, brancas pelo sangue do Cordeiro, que é a única forma de sermos recebidos na sala do trono.

E colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas: a nossa cegueira humana não nos permite distinguir as visões do reino de Deus. Não conseguimos distinguir o que é certo do que é errado. Precisamos ter os nossos olhos ungidos pelo colírio que somente Deus tem para nos dar. Esse colírio tira os tampões de nossos olhos.

Eu repreendo e disciplino a quantos amo: alegre-se quando Deus está lhe repreendendo e disciplinando, corrigindo-lhe para colocá-lo na posição correta para Ele.

Sê, pois, zeloso e arrepende-te: temos que tomar cuidado de como estamos e arrependermo-nos do que está fora dos propósitos de Deus e, assim, estarmos aptos a ouvir o Senhor.

Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, Comigo: Ele está batendo à porta do nosso coração. Somente nós poderemos abrir para Ele entrar e cear conosco.

DEUS TEM PROMESSA AO VENCEDOR:

Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se Comigo no meu trono: aquele que zelar pela sua vida vai reinar com Jesus. Vai ter a honra de participar do governo de Deus sobre o universo.

Assim como também Eu venci e Me sentei com Meu Pai no Seu trono: a comparação é com a pessoa do próprio Senhor Jesus, que verdadeiramente homem, quando andou nesta terra, venceu e assentou-se junto com o seu Pai, para do trono governar todas as coisas.

Aps. Osvaldo e Alice Bertoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário