domingo, 31 de outubro de 2004

O Deus que conhece, que sabe e que tem promessas 6/7

IGREJA EM FILADÉLFIA

INTRODUÇÃO:

Algumas explicações introdutórias:

Apocalipse de João: livro da revelação. O apóstolo João escreveu o evangelho de João e as três cartas do novo testamento foi quem recebeu esta revelação e a escreveu debaixo de ordem expressa do Senhor Jesus Cristo.

Anjo da igreja: expressão que pode significar o pastor da igreja local e também o príncipe angelical de Deus que cuida de cada igreja local, sendo que uma interpretação não exclui a outra.

Vencedor: vem do grego: nikaw nikao, e quer dizer: conquistar, levar à vitória, sair vitorioso; vitorioso de Cristo: aquele que é vitorioso sobre seus inimigos. Fala também de cristãos que permanecem firmes na sua fé até a morte, diante do poder de seus inimigos, tentações e perseguições.

Filadélfia: filadelfeia philadelpheia = "amor fraterno" - cidade da Lídia, na Ásia Menor, situada próximo à base oriental do monte Tmolus, fundada e nomeada pelo rei de Pérgamo, Atalo II Filadelfo. Depois da morte de Atalo III Filometor, 133 a.C., ela e todo o seu reino se submeteram por vontade própria à jurisdição dos romanos. filadelfov Philadelphos - amável irmão ou irmã; num sentido amplo, que ama alguém como um irmão, compatriota, companheiro de alguém em amor de um israelita ou de um cristão que ama outros cristãos.

DEUS CONHECE A SITUAÇÃO:

Conheço as tuas obras:

Eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar: a proposta de Deus para nós é que a porta que Ele abre diante de nós, ninguém pode fechar, nem o diabo. Eu creio que a única pessoa que pode fechar esta porta somos nós mesmos. Fechamos esta porta quando não cremos que Deus é por nós, e não contra nós. Fechamos esta porta e abrimos outra, cujo acesso o inimigo pode ter, quando negamos o nome do Senhor Jesus.

Que tens pouca força, entretanto, guardaste a Minha palavra e não negaste o Meu nome: o Senhor sabe que temos pouca força. Mas, naquilo que achamos ser pouco Ele nos fortalecerá para que se transforme em muito ou no tudo que precisamos. Temos força para guardar a Palavra de Deus em nossas vidas, praticando-a e ainda não negar, sob nenhuma circunstância o Seu nome. Quando assim fazemos (obediência irrestrita aos princípios da Palavra) somos fortalecidos para não negar o mover de Jesus Cristo em nossas vidas.

DEUS SABE O QUE ESTÁ ACONTECENDO:

Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que Eu te amei: a nossa perseverança em manter aberta a porta que o Senhor colocou diante nós será testemunho diante de alguns que estando freqüentando a sinagoga de satanás, dizendo que eram filhos de Deus (mas não sendo) fará com que eles venham nos procurar, se ajoelharão diante de nós reconhecendo o grande amor de Deus por nós e em nós.

Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também Eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra: teremos provações nesse mundo, o que acontecerá, segundo a Palavra, no mundo inteiro. Mas a nós, os que guardarmos a Palavra de Deus, que nos fala em perseverança na nossa fé e no nosso procedimento, nós seremos guardados desta hora da provação. Os povos desta terra experimentarão essas provações, mas nós seremos preservados.

DEUS TEM PROMESSA AO VENCEDOR:

Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa: há uma promessa de galardão e não podemos desperdiçar a oportunidade de usufruir o reconhecimento de Deus à nossa forma de viver a vida de cristão. Temos que conservar aquilo que temos. O que temos é o que recebemos do nosso Deus e que nos garante uma vida eterna na sua presença maravilhosa.

Ao vencedor, fa-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá: reafirma-se a nossa posição na presença de Deus, como sustentação da adoração ao Senhor.

Gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus: o nosso nome, que está no livro da vida, na pedrinha branca que ganharemos das mãos de Jesus também está gravado na nova Jerusalém e o nosso sobrenome será o nome do nosso Deus.

E o meu novo nome: na nova Jerusalém e tudo veio da parte de Deus.

Aps. Osvaldo e Alice Bertoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário