domingo, 3 de outubro de 2004

O Deus que conhece, que sabe e que tem promessas 2/7

IGREJA ESMIRNA

INTRODUÇÃO:

Algumas explicações introdutórias:

Apocalipse de João: também chamado livro da revelação. O apóstolo João, o mesmo escritor do evangelho de João e de três cartas do novo testamento é quem recebeu esta revelação e a escreveu debaixo de ordem expressa do Senhor Jesus Cristo.

Anjo da igreja: expressão que pode significar o pastor da igreja local e também o príncipe angelical de Deus que cuida de cada igreja local, sendo que uma interpretação não exclui a outra.

Vencedor: vem do grego: nikaw nikao, e quer dizer: conquistar, levar à vitória, sair vitorioso; vitorioso de Cristo: aquele que é vitorioso sobre seus inimigos. Fala também de cristãos que permanecem firmes na sua fé até a morte, diante do poder de seus inimigos, tentações e perseguições. Fala ainda de quando alguém é processado pela lei e vence o caso, é manter a causa de alguém.

Esmirna: smurna smurna = "mirra" – é uma cidade jônica da ásia menor, no mar ageu, 65 km ao norte de éfeso.

DEUS CONHECE A SITUAÇÃO:

Conheço a tua tribulação:

A tua pobreza (mas tu és rico): aqueles que são ricos das bênçãos de Deus, mas por causa das condições de penúria financeira se consideram muito pobres. Deus diz que conhece a nossa riqueza.

E a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são: tomar identidade falsa é blasfêmia. Blasfêmia, por sua vez é calúnia, difamação, discurso injurioso contra o bom nome de alguém ou o discurso ímpio e repreensivo, injurioso contra a majestade divina.

Sendo, antes, sinagoga de satanás: sinagoga era o lugar de ajuntamento do povo judeu para buscar a Deus e aprender da palavra, quando não podiam ir ao templo, que tinha objetivo mais de prestar culto (adorar e sacrificar – dar ofertas ao Senhor). As sinagogas de satanás eram lugares onde diziam que ensinavam a palavra de Deus, mas, na verdade, ensinavam heresias e ensinos contrários à palavra de Deus, interpretando-a de maneira a levar o povo à heresia.

DEUS SABE O QUE ESTÁ ACONTECENDO:

Não temas as coisas que tens de sofrer: muitos estão sofrendo por causa da sua fidelidade ao evangelho. O senhor diz que não devemos temer. Por que? Porque Ele prometeu que estará conosco todos os dias da nossa vida, até à consumação dos séculos.

Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova: dentre as coisas que devemos estar atentos é que, por causa do evangelho, alguns, dentre o povo de Deus, serão lançados em prisões. Não se fala aqui dos que forem presos por causa de negócios deste mundo, mas sim por causa da pregação do evangelho. O propósito desse tipo de prisão é para provar a nossa fé e a nossa fidelidade no Senhor.

E tereis tribulação de dez dias: um período de dez dias (e isto considerado como um tempo profético) será reservado para que passemos por lutas nunca antes imaginadas. Deus sabe de tudo o que teremos que passar por amor a Ele e, certamente, não nos abandonará.

DEUS TEM PROMESSA AO VENCEDOR:

Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida: a carta para Esmirna (que quer dizer mirra) está requerendo daqueles que sofrem por causa do evangelho que exalem o bom perfume de Cristo, da mesma forma que a mirra faz, exalando o seu perfume.

O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte: aqueles que conseguirem passar por essas provas sem se perderem na sua fidelidade e na perseverança em sua fé não sofrerão o dano da morte espiritual (estar eternamente longe da presença de Deus).

Além disso, está garantido um galardão especial (representado no texto como a coroa) que um verdadeiro vencedor recebe, ao final de sua prova, dando-lhe o direito de subir ao podium da vitória.

Aps. Osvaldo e Alice Bertoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário