domingo, 24 de outubro de 2004

O Deus que conhece, que sabe e que tem promessas 5/7

IGREJA EM SARDES

INTRODUÇÃO:

Algumas explicações introdutórias:

Apocalipse de João: livro da revelação. O Apóstolo João escreveu o evangelho de João e as três cartas do novo testamento foi quem recebeu esta revelação e a escreveu debaixo de ordem expressa do Senhor Jesus Cristo.

Anjo da igreja: expressão que pode significar o pastor da igreja local e também o príncipe angelical de Deus que cuida de cada igreja local, sendo que uma interpretação não exclui a outra.

Vencedor: vem do grego: nikaw nikao, e quer dizer: conquistar, levar à vitória, sair vitorioso; vitorioso de Cristo: aquele que é vitorioso sobre seus inimigos. Fala também de cristãos que permanecem firmes na sua fé até a morte, diante do poder de seus inimigos, tentações e perseguições.

Sardes: sardeiv sardeis = "vermelhos" - cidade luxuosa na Ásia Menor, capital da Lídia.

DEUS CONHECE A SITUAÇÃO:

Conheço as tuas obras:

Que tens nome de que vives e estás morto: penso que a pior coisa que pode acontecer em nossas vidas é nos enganarmos a nós mesmos. Quantos acham que estão vivos (espiritualmente falando) porque se arrepiam, choram, tem manifestações estranhas no seu corpo e pensam que tudo isto vem do doador da vida, mas na verdade continuam com suas vidas no pecado e estão se enganando a si mesmos. Se não houver verdadeira conversão (mudança de rumo e de procedimentos em nossas vidas) estaremos achando que estamos vivos para o reino eterno do Senhor e do Seu Filho e na verdade estamos caminhando a largos passos para o reino de satanás. Falta a essas vidas a verdadeira cobertura do sangue do Senhor Jesus Cristo. Sardes significa: vermelhos, a cor do sangue, sendo que o sangue de Jesus, segundo a Palavra é a única forma pela qual estaremos verdadeiramente vivos. Querer o benefício da cobertura permanente do sangue do Cordeiro de Deus, mas mantermos em nossas vidas os pecados que praticávamos anteriormente é puro engano. É acharmos que estávamos vivos, mas estamos mortos. É necessário hoje tomarmos agora mesmo uma posição diante do que a Palavra nos fala.

DEUS SABE O QUE ESTÁ ACONTECENDO:

Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer: se você sabe que esta é a situação da sua vida (pensa que estava vivo e está morto), hoje é o dia que Deus preparou para você se consertar e consolidar os princípios da Palavra que ainda não morreram e a partir daí consertar tudo o que você tem feito e é pecado diante de Deus. É necessário a todos que mantenham constante vigilância em suas vidas, mas os que estão em caminho da perdição eterna, este é o momento de conserto e consolidação da sua fé no Senhor Jesus Cristo.

Porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus: Jesus hoje diz à nós, sua igreja: não tenho achado íntegras (inteiras) as suas obras diante do meu Pai. Deus não aceita sua vida pela metade. Ele a quer inteira e totalmente consagrada a Ele.

Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido: você tem recebido e ouvido nesta igreja o verdadeiro evangelho, não falsificado, buscado diretamente na Palavra, para que a sua vida seja mantida e a morte espiritual não lhe alcance. Hoje o Senhor Jesus lhe diz: lembra-te disso.

Guarda-o e arrepende-te: Ele ainda lhe diz que você tem que guardar o que tem recebido e arrepender-se naquilo que você não tem sido obediente à Palavra de Deus. O arrependimento lhe trará de novo a vida verdadeira e abundante que o Senhor Jesus nos prometeu.

Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti: Jesus está lembrando que a sua volta (parousia, segunda vinda) ou mesmo a sua vinda para você que vier a morrer antes do arrebatamento, virá como o ladrão. O ladrão não avisa a hora em que lhe roubará, senão você se prepararia. Não há como conhecermos o momento do nosso encontro final nessa vida com o Senhor Jesus. Todos têm esse encontro marcado, quer queiram ou não queiram. Resta saber como será esse encontro: para a vida eterna com Ele ou para a morte eterna (separação eterna) sem Ele.

Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras: essa palavra era para toda uma igreja que estava sem a cobertura do sangue do cordeiro. Mas algumas poucas pessoas estavam ali que não haviam contaminado suas vestiduras, mas permaneciam fiéis e totalmente cobertas com o sangue do Cordeiro.

E andarão de branco junto Comigo, pois são dignas: essas andarão junto com Jesus toda a eternidade.

DEUS TEM PROMESSA AO VENCEDOR:

O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do livro da vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos: o que vencer essa tentativa de satanás de enganá-lo dizendo que ele está vivo, mas está morto, será revestido de uma forma especial: vestiduras brancas, pois seus pecados foram lavados no sangue do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo de Nazaré. Os nomes desses nunca serão apagados do livro da vida e a todo o momento terão os seus nomes lembrados pelo próprio Jesus, diante do Pai Celeste e dos seus anjos.

Aps. Osvaldo e Alice Bertoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário