domingo, 17 de outubro de 2004

O Deus que conhece, que sabe e que tem promessas 4/7

IGREJA EM TIATIRA

INTRODUÇÃO:

Algumas explicações introdutórias:

Apocalipse de João: livro da revelação. O apóstolo João escreveu o evangelho de João e as três cartas do novo testamento foi quem recebeu esta revelação e a escreveu debaixo de ordem expressa do Senhor Jesus Cristo.

Anjo da igreja: expressão que pode significar o pastor da igreja local e também o príncipe angelical de Deus que cuida de cada igreja local, sendo que uma interpretação não exclui a outra.

Vencedor: vem do grego: nikaw nikao, e quer dizer: conquistar, levar à vitória, sair vitorioso; vitorioso de Cristo: aquele que é vitorioso sobre seus inimigos. Fala também de cristãos que permanecem firmes na sua fé até a morte, diante do poder de seus inimigos, tentações e perseguições.

Tiatira: yuateira thuateira = "odor de aflição" - uma colônia de gregos da Macedônia, situada entre Sardes e Pérgamo, sobre o rio Lico; seus habitantes ganhavam a vida pelo comércio e pela arte da tintura em púrpura.

DEUS CONHECE A SITUAÇÃO:

Conheço as tuas obras:

O teu amor: a base da prática da vida cristã.

A tua fé: sem fé, sabemos ser impossível agradar a Deus.

O teu serviço: não há como estarmos na igreja e não produzirmos para o reino de Deus. Nossa principal produção, para ficarmos dentro da ordem imperativa de Jesus é: fazermos discípulos.

A tua perseverança: não é possível mais continuarmos a ser instáveis e nos comportando segundo o oscilar da nossa alma. Temos que estar firmes e sempre abundantes na obra do Senhor.

E as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras: Deus está atendo àquilo que fazíamos antes, quando chegamos ao Senhor, na sua casa e àquilo que fazemos hoje.

DEUS SABE O QUE ESTÁ ACONTECENDO:

Tenho, porém, contra ti:

O tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos. Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição. Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que Eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras: a grande jogada do espírito demoníaco conhecido por “Jezabel” é matar os profetas na casa do Senhor. Isto esse espírito tenta fazer colocando-se como profeta ou profetiza na casa do Senhor. Quando vai se verificar qual a verdadeira motivação dessa pessoa, verificar-se-á que tem em sua vida espírito de prostituição literal ou na manipulação da palavra. Acaba convencendo as pessoas que fazerem aquilo que é contrário à palavra de Deus é possível, sem conseqüências funestas. Procura gerar filhos e filhas espirituais segundo o espírito demoníaco que opera através de sua vida, para tentar manter a geração que causará a destruição da igreja do Senhor Jesus Cristo. Leva as pessoas a adulterarem juntamente com ele (literalmente ou não). A igreja tem que estar atenta à ação desse espírito demoníaco, matando-o (o espírito) e fazendo como foi feito com aquela mulher chamada Jezabel, no velho testamento: passando com os carros de guerra sobre ela e deixando que os cães comam a sua carne. Jesus disse que sonda as mentes e corações e dará a cada um segundo as suas obras. A presença do espírito de jezabel na igreja traz cheiro de aflição (lembremo-nos do significado no nome Tiatira = odor de aflição).

Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de satanás: outra carga não jogarei sobre vós; tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha: Jesus está dizendo que aqueles que são inocentes quanto à esse procedimento e ao conhecimento dessa atuação demoníaca dentro da igreja, que Ele não jogará carga sobre suas vidas, mas os alerta para conservar a verdadeira fé, até que Ele volte.

DEUS TEM PROMESSA AO VENCEDOR:

Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras:

Eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro: a promessa e grandiosa e tem efeito no mundo atual e no milênio.

Assim como também Eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã: a promessa é de que a verdadeira estrela da manhã, o Senhor Jesus Cristo, que foi dado pelo pai será sempre dado a nós, para podermos ter a verdadeira luz e não Lúcifer, a luz mentirosa.

Aps. Osvaldo e Alice Bertoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário