domingo, 10 de outubro de 2004

O Deus que conhece, que sabe e que tem promessas 3/7

IGREJA EM PÉRGAMO

INTRODUÇÃO:

Algumas explicações introdutórias:

Apocalipse de João: livro da revelação. O apóstolo João escreveu o evangelho de João e as três cartas do novo testamento foi quem recebeu esta revelação e a escreveu debaixo de ordem expressa do Senhor Jesus Cristo.

Anjo da igreja: expressão que pode significar o pastor da igreja local e também o príncipe angelical de Deus que cuida de cada igreja local, sendo que uma interpretação não exclui a outra.

Vencedor: vem do grego: nikaw nikao, e quer dizer: conquistar, levar à vitória, sair vitorioso; vitorioso de Cristo: aquele que é vitorioso sobre seus inimigos. Fala também de cristãos que permanecem firmes na sua fé até a morte, diante do poder de seus inimigos, tentações e perseguições.

Pérgamo: pergamov pergamos = "altura ou elevação" - purgov purgos = aparentemente da palavra primária "burgo" = torre, estrutura fortificada, de considerável altura, para repelir um ataque hostil ou para possibilitar a um vigia ver em todas as direções – cidade da Mísia Menor, na Ásia menor, a sede da dinastia de Atalos e Eumenes, famosos por seu templo de Aesculápio e a invenção e manufatura de pergaminho. O rio Selinus corre através dela e o Cetius passa por ela. Era a cidade natal do médico Galen, e tinha uma grande biblioteca real. Tinha uma igreja cristã.

DEUS CONHECE A SITUAÇÃO:

Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de satanás:

E que conservas o meu nome: à semelhança do que temos nos dias de hoje, pois satanás tem feito seu trono em nossas cidades, a igreja cristã em Pérgamo estava localizada numa cidade onde o Senhor Jesus diz que estava o trono de satanás e mesmo assim conseguia conservar o nome de Cristo entre seus membros. Satanás tinha o seu trono ali até mesmo por causa do nome da cidade que, conforme vimos, significa: torre, lugar alto. Satanás, desde o início queria tomar o lugar de Deus: “tu dizias no teu coração: eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo” (Isaías 14:13 e 14). O certo é que a igreja em Pérgamo conservava o nome de Jesus como o mais importante, e isso Deus levava em consideração ao julgá-la.

"e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde satanás habita": é assim que os que conservam em suas vidas o nome de Jesus: não negam a sua fé, mesmo que debaixo de perseguições e morte no meio da irmandade. Antipas = antipav antipas = "como o pai" - um cristão de Pérgamo que sofreu martírio. Não temos mais nenhuma informação à respeito dele. Onde satanás habita e tem o seu trono, normalmente verdadeiros cristãos são mortos, pelo fato de não negarem a sua fé e conservarem o nome de Jesus.

DEUS SABE O QUE ESTÁ ACONTECENDO:

Tenho, todavia, contra ti algumas coisas:

Pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição: não podemos admitir em nossos púlpitos aqueles que ensinam coisas contrárias à palavra de Deus, pois isto é cilada para o povo de Deus.

Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas: seita mencionada em ap. 2.6,15, acusada de manter o erro de Balaão, tornando-se um pedra de tropeço na igreja de Deus por permitir comer coisas sacrificadas aos ídolos bem como por cometer fornicação. Não podemos nem permitir que entre nós se nomeie que nada há de mal em permitirmos que os discípulos estejam diante de outros altares e praticando fornicação.

Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca: Deus mesmo virá contra os que ensinam tal coisa com a sua palavra (espada da sua boca), para os destruir.

DEUS TEM PROMESSA AO VENCEDOR:

Ao vencedor, dar-lhe-ei:

Do maná escondido: porção de alimento especial, pois é o alimento que vem dos céus.

Bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe: aqueles que fogem das práticas acima citadas têm a certeza de receberem um “novo batismo” na eternidade, feito diretamente pelo Senhor Jesus, recebendo um nome particular para por ele ser chamado. E quando Ele chamar somente quem tem esse nome o sabe e atenderá.

Aps. Osvaldo e Alice Bertoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário