domingo, 28 de novembro de 2004

Carta de Paulo aos Filipenses 2/9

O EVANGELHO SERÁ PREGADO POR PRETEXTO OU POR VERDADE

INTRODUÇÃO:

Essa carta Paulo escreveu de Roma, na prisão, à Igreja de Filipos, para a qual estavam entrando pessoas que ensinavam heresias. e também alguns líderes da Igreja tinham ficado contra Paulo. Ele agradece a ajuda que havia recebido dos irmãos de Filipos e expressa o seu amor por eles. Fala também da confiança, alegria, união e firmeza que devem ser as marcas dos seguidores de Jesus.

As coisas (prisão em Roma com todos os subprodutos) que haviam acontecido a Paulo o levavam a tomar uma posição não de derrotado, mas de vencedor e assim quer ensinar à Igreja.

Aliás, ele transformou a sua adversidade em progresso para o Evangelho.

Ele estava na prisão, mas aproveitou a oportunidade para pregar à guarda pretoriana.

Estamos pregando o Evangelho?

Ou usamos do pretexto da nossa dor para não falarmos de Jesus?

OS QUE DEVEM SER ESTIMULADOS PARA PREGAR O EVANGELHO:

“E a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a Palavra de Deus”.

Quando tomamos o posicionamento correto por causa das nossas lutas e das nossas dores, somos fatores de estímulo à maioria de nossos irmãos para que eles falem sem nenhum medo da Palavra de Deus.

A maioria dos irmãos é estimulada pelo nosso bom testemunho e ousadia.

Sempre haverá uma minoria que não se estimula a obedecer à ordem de Jesus e pregar o evangelho.

Esses devem ser entendidos, como minoria e não desprezados.

Mas não podem ser nem o nosso modelo nem o modelo da maioria.

O padrão é falar com desassombro.

Desassombro é afobwv aphobos – sem medo, corajosamente. Conhecemos a palavra fobia (medo). A palavra grega aqui é a negativa de medo.

MOTIVAÇÕES ERRADAS PARA PREGAR O EVANGELHO:

A nossa motivação para pregar o Evangelho deveria ser sempre o amor às vidas, a compaixão.

Paulo, entretanto, acaba fazendo uma afirmativa de que o importante é pregar, pois quem dá o crescimento é Cristo (Filipenses 1:15 a 18).

Inveja: vem de uma palavra grega que quer dizer corromper, destruir; desviar a igreja cristã daquele estado de conhecimento e santidade, no qual ela deve permanecer. Aqui a heresia queria tomar lugar.

Porfia: contenda, disputa, discussão.

Discórdia: no grego significa a propaganda eleitoral ou intriga por um ofício. Aparentemente, no Novo Testamento uma distinção requerida, um desejo de colocar-se acima, um espírito partidário e faccioso que não desdenha a astúcia; sectarismo.

Insinceramente: sem castidade, sem limpeza, sem pureza, sem sinceridade. Esta palavra no latim quer dizer sem cera. É um vaso quebrado que se cola e fecha-se com cera escondendo-se (ou tentando esconder) a rachadura.

MOTIVAÇÕES CORRETAS PARA PREGAR O EVANGELHO:

Amor: agape agape – amor fraterno, de irmão, afeição, boa vontade, amor, benevolência, banquetes de amor.

Boa Vontade: eudokia eudokia – vontade, escolha, boa vontade, bom intento, benevolência, deleite, prazer, satisfação, desejo de prazer em alguma coisa ausente, que facilmente produz desejo por ela.

PREGAR O EVANGELHO POR PRETEXTO OU POR VERDADE:

Pretexto: porfasiv prophasis – pretexto (razão alegada, causa pretendida), show (querer mostrar algo que não é), aparência, dar a impressão de que eles fariam algo, em pretensão, ostensivamente.

Verdade: alhyeia aletheia – objetivamente, que é verdade em qualquer assunto em consideração, de acordo com a verdade, que é verdade em coisas relativas a Deus e aos deveres do ser humano; verdade moral e religiosa, a verdade tal como ensinada na religião cristã, com respeito a Deus e a execução de seus propósitos através de Cristo, e com respeito aos deveres do homem, opondo-se igualmente às superstições dos gentios e às invenções dos judeus, e às opiniões e preceitos de falsos mestres até mesmo entre cristãos, sinceridade de mente, livre de paixão, livre de pretensão, livre de simulação, livre de falsidade, livre de engano.

Paulo diz que o que importa é pregarmos o evangelho.

A motivação fica sendo problema de cada um, mas o Espírito Santo usara a pregação para convencer o pecador do pecado, do juízo e da justiça.

CONCLUSÃO:

Precisamos entender que o propósito de Deus sobre as nossas vidas, aqui na terra é pregar o evangelho.

Isto fica muito claro na carta aos filipenses, pois Paulo diz que se regozija muito ao ver que, independente da motivação errada ou correta o Evangelho deve ser pregado.

Aps. Osvaldo e Alice Bertoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário