domingo, 5 de dezembro de 2004

Carta de Paulo aos Filipenses 3/9

O EVANGELHO DEVE SER VIVIDO DE MODO DIGNO

INTRODUÇÃO:

Paulo ensina aqui, de uma forma muito clara, um procedimento que os discipuladores devem ter com os seus discípulos.

Ele deveria estar cansado da prisão e de todos os sofrimentos chegando a conjecturar na possibilidade de deixar este mundo e ir viver com Jesus na eternidade.

Mas por causa dos discípulos (mas, por vossa causa) ele repensava o assunto e preferiria continuar a realizar a obra de Deus. Qual tem sido o nosso posicionamento?

Paulo começa então a dissertar a respeito de vivermos de um modo que dignifique o Evangelho de Cristo.

VIVEI, ACIMA DE TUDO, POR MODO DIGNO DO EVANGELHO DE CRISTO:

Como é esse viver?

Como preâmbulo ele diz que esse modo de viver deve ser acima de tudo, de todas as coisas, de todos os nossos interesses próprios.

Primeiramente termos um comportamento adequado aos padrões da Palavra de Deus em todos os momentos, seja na frente do nosso discipulador ou estando ele ausente.

Em cima dessa premissa ele destaca quatro procedimentos que se esperam de alguém que esteja vivendo por modo digno do Evangelho de Cristo.

FIRMES EM UM SÓ ESPÍRITO:

No texto grego o sentido exato é permanecer firme, perseverar, persistir e manter a posição de disposição que preenche e governa a nossa alma.

Devemos pensar uniformemente com relação ao Evangelho.

Estar ou ficar firmes em um só espírito é condição para dar dignidade ao nosso modo de viver o Evangelho.

Toda divisão é confusão e torna indigno o nosso modo de viver o Evangelho.

FIRMES COMO UMA SÓ ALMA:

Não somente em nível de espírito, mas também na nossa forma de termos domínio próprio e conservarmos nosso comportamento da maneira que os que olham para o Evangelho venham a ser inspirados a abraçá-lo.

Temos que manter nosso equilíbrio emocional e comportamental.

LUTANDO JUNTOS PELA FÉ EVANGÉLICA:

Temos que nos esforçar uns com os outros para que a nossa luta pela fé evangélica seja mantida.

Temos que avançar na conquista de territórios e isso nos dará sentido de corpo e de estarmos batalhando juntos.

Juntos vamos conquistar para Jesus almas e células, e isso será digno para o Evangelho.

NADA INTIMIDADOS PELO ADVERSÁRIO:

Não devemos nos amedrontar, assustar, ficar atemorizados ou terrificados pelo inimigo, pois temos armas espirituais para vencê-lo.

Quando ousamos enfrentá-lo no nome de Jesus, isto trás ao Evangelho um modo digno de viver.

CONCLUSÃO:

Quando em nosso viver cristão ficamos firmes em um só espírito e alma, lutamos juntos pela implantação verdadeira da fé evangélica e não temos medo do inimigo, isto, segundo Paulo, é prova evidente da nossa salvação, enquanto para os outros é prova evidente de perdição.

Aos que optam por Jesus é oferecida uma graça (e parece que poucos de nós [ou talvez somente Paulo]) achava isso bom: padecer por causa de Cristo e não somente crer Nele, que é outra graça.

Paulo tinha um grande combate em sua vida (no presente momento em que escreveu essa carta estava preso em Roma), mas ele usava esse seu combate como algo para estimular a todos nós.

A vida cristã é feita de lutas.

Devemos procurar vivê-la de forma a tornar cada dia mais digno o Evangelho do Senhor Jesus Cristo.

Aps. Osvaldo e Alice Bertoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário