domingo, 12 de dezembro de 2004

Carta de Paulo aos Filipenses 4/9

O EVANGELHO DE UNIDADE EXIGE CONSIDERAR OS OUTROS SUPERIORES A NÓS MESMOS

INTRODUÇÃO:

Paulo ensina algumas premisssas para aqueles que aceitam.

Claro que não era com toda a igreja, mas alguns precisavam ser fortemente exortados e procederem corretamente.

EXORTAÇÃO EM CRISTO:

Exortação em Cristo significa: convocação, aproximação, espera para ajuda, súplica, solicitação, exortação, admoestação, encorajamento, consolação, conforto, instrutivo, repreensivo.

Exortar em Cristo, em suma significa: amar as pessoas levando-as a trabalhar para o Senhor.

CONSOLAÇÃO DE AMOR:

Consolação de amor significa um discurso persuasivo que leve o cristão a amar através de ações.

Significa uma consolação tão cheia de amor que estimule as pessoas a fazerem a obra do Senhor.

COMUNHÃO DO ESPÍRITO:

Comunhão do espírito significa: comunidade, comunhão, participação conjunta, relação de comunhão, relação de intimidade, oferta dada por todos, coleta, contribuição, que demonstra compromisso e prova de comunhão.

Significa a fraternidade exalada de tal modo que leve todos a se ofertarem pela ação do Espírito Santo de Deus.

ENTRANHADOS AFETOS:

Entranhados afetos significa: aquilo que está nas entranhas (intestinos, coração, pulmão, fígado, etc.). As entranhas são consideradas como a “sede das paixões mais extremas”. No texto significa: coração no qual reside a misericórdia.

Algo muito profundo e difícil de ser tirado.

ENTRANHADAS MISERICÓRDIAS:

Entranhas nas quais a compaixão reside, um coração de compaixão, emoções, desejos, manifestações de piedade; sentir compaixão da miséria de outro, especialmente da compaixão que se manifesta em ato, não tanto em palavra. Ambas as palavras denotam simpatia, sentimento fraterno diante da miséria.

É esse o sentimento que se espera de um irmão em Cristo para outro irmão em Cristo.

COMPLETAI A MINHA ALEGRIA:

Havia felicidade em Paulo, quando ele olhava para os cristãos de Filipo.

Porém algumas coisas não andavam bem e ele precisava ensiná-los a proceder de forma correta. Era necessário discipulá-los.

PENSEIS A MESMA COISA:

Era necessário pensar de maneira uniforme.

O verbo no grego dá idéia de ter uma opinião de si mesmo, pensar a respeito de si, ser modesto, não permitir que a opinião que se tem de si mesmo (apesar de correta) exceda os limites da modéstia, pensar ou refletir sobre a própria opinião, concordar, compartilhar os mesmos pontos de vista, ser harmonioso.

TENHAIS O MESMO AMOR:

Ter: (controlar) possessão da mente (refere-se a agitação, emoção, etc.); segurar com firmeza; envolver; julgar-se ou achar-se o fulano-de-tal, estar em certa situação, estar estreitamente unido a uma pessoa ou uma coisa.

No grego é ágape: amor fraterno, de irmão, afeição, boa vontade, amor, benevolência, banquetes de amor.

SEJAIS UNIDOS DE ALMA:

Ter uma mente, ser um em espírito. Esta palavra é formada de duas outras, "sun" (junto com) e "psuchos" (alma, ego, vida interior, ou sede dos sentimentos, desejos, afeições). Significa "estar unido no espírito" ou "estar em harmonia". Paulo deseja que os filipenses estejam unidos em suas afeições, tendo em cristo um só para todos os desejos.

Se Paulo falava isso para a igreja, hoje o Espírito diz a mesma coisa para nós, Igreja Águas.

TENHAM O MESMO SENTIMENTO:

Interessante que Paulo acaba por se expressar duas vezes sobre a mesma coisa.

Então aquela igreja precisava muito disso. Ela já havia falado: “penseis a mesma coisa”. Agora ele fala: “tenham o mesmo sentimento”.

ter entendimento, ser sábio, sentir, pensar, ter uma opinião de si mesmo, pensar a respeito de si, ser modesto, não permitir que a opinião que se tem de si mesmo (apesar de correta) exceda os limites da modéstia, pensar ou refletir sobre a própria opinião, ser do mesmo pensamento, i.e.: concordar, compartilhar os mesmos pontos de vista, ser harmonioso.

NADA FAZENDO POR PARTIDARISMO:

Propaganda eleitoral ou intriga por um ofício, aparentemente, no Novo Testamento uma distinção requerida, um desejo de colocar-se acima, um espírito partidário e faccioso que não desdenha a astúcia, partidarismo, sectarismo.

É o que tem se chamado de: política eclesiástica. Pessoas que fazem política suja na igreja para manter posições humanas dentro do ministério.

Na igreja celular temos que cuidar que não haja competição. A vitória de um líder é de todas e a vitória de todos pertence a cada líder.

NADA FAZENDO POR VANGLÓRIA:

Glória vã, sem fundamento; auto-estima ou amor-próprio vazios, opinião vã, erro.

Somente fazemos o que Deus nos permite e nos ensina fazer.

FAÇAM TUDO POR HUMILDADE:

Ter uma opinião humilde de si mesmo; senso profundo de insignificância (moral); modéstia, humildade, submissão de mente.

Quantos são aqueles hoje que mantém uma falsa humildade dentro do Corpo de Cristo, principalmente quando têm uma forma de agir quando em contacto com o corpo e outra quando ausente.

Santidade a gente manifesta quando se está sozinho.

CONSIDEREM OS OUTROS SUPERIORES A SI MESMOS:

Olhar, observar, contemplar, marcar, fixar os olhos em alguém, dirigir a atenção para alguém, olhar para, prestar atenção em si mesmo.

Quando olhamos sinceramente para nós, vemos quanto o nosso irmão é melhor em todas as suas coisas, inclusive na santidade.

NÃO TENHAM AS SUAS COISAS COMO AS ÚNICAS IMPORTANTES, MAS TAMBÉM A DOS OUTROS:

Hoje sofremos uma crise que eu chamo de crise do egocentrismo.

Até nas coisas ruins nós queremos ter a primazia.

Achamos que somente o que acontece conosco é importante e merece a atenção e o cuidado de todos.

Sabem irmãos, está na hora de ficarmos olhando para o nosso próprio umbigo e tendo tanta compaixão dele próprio e passarmos a olhar para aquilo que na verdade interessa.

O nosso umbigo somente teve uma função e essa já cessou quando nascemos. De lá para cá é somente uma cicatriz, que para nada serve.

OBJETIVO: TER O MESMO SENTIMENTO DE CRISTO:

Era Deus, mas não argumentou com isso.

Antes ele se esvaziou, e nesse esvaziamento tomou algumas formas, para ser o nosso exemplo:

SEMELHANÇA DE HOMENS:

Alguns estão tão cheios de si mesmos que resolveram proceder com altivez e julgamento, considerando-se um “deus”.

O procedimento correto é: você é homem ou mulher, sujeitos a fraquezas e deve entender que os outros também são homens e mulheres, e compreendê-los em suas fragilidades.

Você não é um “deus” ou um deusinho.

Jesus era Deus e não levou isso em consideração no seu procedimento humano.

RECONHECIDO EM FIGURA HUMANA:

Reconheça-se como um ser humano e procure proceder de modo a ser reconhecido como alguém humano.

Não pense que os outros vão olhar para você e achar que viram um “super-homem”. Esse “super-homem” somente existe na fantasia.

Mostre-se inteiramente com a sua fragilidade e sua força humanas, procurando ser aquilo que você realmente é e também procurando em tudo melhorar.

SE HUMILHOU A SI MESMO:

Tornar baixo, rebaixar, ser categorizado abaixo de outros que são honrados ou recompensados, humilhar-se ou rebaixar-se por uma vida humilde, comportar-se de um modo modesto e destituído de toda arrogância.

Quando olhamos para o que muitas vezes fazemos e da forma pela qual nos comportamos, para nos mostrarmos melhores do que os outros, muitas vezes nos tornamos ridículos.

Este não foi o padrão de Jesus Cristo.

TORNOU-SE OBEDIENTE:

Obediente é aquele que escuta.

Penso que hoje seja uma grande crise existencial na Igreja Águas.

As pessoas dizem que são obedientes, mas não escutam os seus líderes.

Aliás, dizem que escutam, mas na verdade fazem somente aquilo que lhes dá vontade de fazer e, na maioria das vezes, nem falam com os seus líderes, para que eles orem por suas vidas e a bênção completa venha sobre todos.

PELO QUE TAMBÉM DEUS O EXALTOU SOBREMANEIRA:

As outras qualidades que o texto fala sobre Jesus são exclusivas Dele (ter o nome acima de todos os nomes e toda língua confessará o nome de Jesus).

Mas nós, se nos humilharmos e procedermos corretamente, seremos exaltados por Deus.

Aps. Osvaldo e Alice Bertoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário