domingo, 28 de novembro de 2004

Carta de Paulo aos Filipenses 2/9

O EVANGELHO SERÁ PREGADO POR PRETEXTO OU POR VERDADE

INTRODUÇÃO:

Essa carta Paulo escreveu de Roma, na prisão, à Igreja de Filipos, para a qual estavam entrando pessoas que ensinavam heresias. e também alguns líderes da Igreja tinham ficado contra Paulo. Ele agradece a ajuda que havia recebido dos irmãos de Filipos e expressa o seu amor por eles. Fala também da confiança, alegria, união e firmeza que devem ser as marcas dos seguidores de Jesus.

As coisas (prisão em Roma com todos os subprodutos) que haviam acontecido a Paulo o levavam a tomar uma posição não de derrotado, mas de vencedor e assim quer ensinar à Igreja.

Aliás, ele transformou a sua adversidade em progresso para o Evangelho.

Ele estava na prisão, mas aproveitou a oportunidade para pregar à guarda pretoriana.

Estamos pregando o Evangelho?

Ou usamos do pretexto da nossa dor para não falarmos de Jesus?

OS QUE DEVEM SER ESTIMULADOS PARA PREGAR O EVANGELHO:

“E a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a Palavra de Deus”.

Quando tomamos o posicionamento correto por causa das nossas lutas e das nossas dores, somos fatores de estímulo à maioria de nossos irmãos para que eles falem sem nenhum medo da Palavra de Deus.

A maioria dos irmãos é estimulada pelo nosso bom testemunho e ousadia.

Sempre haverá uma minoria que não se estimula a obedecer à ordem de Jesus e pregar o evangelho.

Esses devem ser entendidos, como minoria e não desprezados.

Mas não podem ser nem o nosso modelo nem o modelo da maioria.

O padrão é falar com desassombro.

Desassombro é afobwv aphobos – sem medo, corajosamente. Conhecemos a palavra fobia (medo). A palavra grega aqui é a negativa de medo.

MOTIVAÇÕES ERRADAS PARA PREGAR O EVANGELHO:

A nossa motivação para pregar o Evangelho deveria ser sempre o amor às vidas, a compaixão.

Paulo, entretanto, acaba fazendo uma afirmativa de que o importante é pregar, pois quem dá o crescimento é Cristo (Filipenses 1:15 a 18).

Inveja: vem de uma palavra grega que quer dizer corromper, destruir; desviar a igreja cristã daquele estado de conhecimento e santidade, no qual ela deve permanecer. Aqui a heresia queria tomar lugar.

Porfia: contenda, disputa, discussão.

Discórdia: no grego significa a propaganda eleitoral ou intriga por um ofício. Aparentemente, no Novo Testamento uma distinção requerida, um desejo de colocar-se acima, um espírito partidário e faccioso que não desdenha a astúcia; sectarismo.

Insinceramente: sem castidade, sem limpeza, sem pureza, sem sinceridade. Esta palavra no latim quer dizer sem cera. É um vaso quebrado que se cola e fecha-se com cera escondendo-se (ou tentando esconder) a rachadura.

MOTIVAÇÕES CORRETAS PARA PREGAR O EVANGELHO:

Amor: agape agape – amor fraterno, de irmão, afeição, boa vontade, amor, benevolência, banquetes de amor.

Boa Vontade: eudokia eudokia – vontade, escolha, boa vontade, bom intento, benevolência, deleite, prazer, satisfação, desejo de prazer em alguma coisa ausente, que facilmente produz desejo por ela.

PREGAR O EVANGELHO POR PRETEXTO OU POR VERDADE:

Pretexto: porfasiv prophasis – pretexto (razão alegada, causa pretendida), show (querer mostrar algo que não é), aparência, dar a impressão de que eles fariam algo, em pretensão, ostensivamente.

Verdade: alhyeia aletheia – objetivamente, que é verdade em qualquer assunto em consideração, de acordo com a verdade, que é verdade em coisas relativas a Deus e aos deveres do ser humano; verdade moral e religiosa, a verdade tal como ensinada na religião cristã, com respeito a Deus e a execução de seus propósitos através de Cristo, e com respeito aos deveres do homem, opondo-se igualmente às superstições dos gentios e às invenções dos judeus, e às opiniões e preceitos de falsos mestres até mesmo entre cristãos, sinceridade de mente, livre de paixão, livre de pretensão, livre de simulação, livre de falsidade, livre de engano.

Paulo diz que o que importa é pregarmos o evangelho.

A motivação fica sendo problema de cada um, mas o Espírito Santo usara a pregação para convencer o pecador do pecado, do juízo e da justiça.

CONCLUSÃO:

Precisamos entender que o propósito de Deus sobre as nossas vidas, aqui na terra é pregar o evangelho.

Isto fica muito claro na carta aos filipenses, pois Paulo diz que se regozija muito ao ver que, independente da motivação errada ou correta o Evangelho deve ser pregado.

Aps. Osvaldo e Alice Bertoni

domingo, 21 de novembro de 2004

Carta de Paulo aos Filipenses 1/9

O EVANGELHO ACONTECE ATRAVÉS DE COOPERAÇÃO, AMOR, PLENO CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO


INTRODUÇÃO:

A carta é dirigida a Filipos (palavra plural de Filipe) e tem pluralidade de endereço.

Filipos - filippoi philippoi – "amante de cavalos" - cidade da Macedônia, localizada na costa ou próximo da costa norte do mar Ageu, entre os rios Strimon e Nesto, e as cidades de Neápolis e Anfípolis. Temos entendido que o amante de cavalos é um guerreiro no reino do espírito.

Por ser plural atinge a todos da igreja: discípulos, bispos e diáconos.

Discípulos: todos os santos;

Bispos: episkopov episkopos – supervisor, pessoa encarregada de verificar se aqueles sob a sua supervisão estão fazendo corretamente o que têm que fazer, curador, guardião ou superintendente, líder (de células).

Diáconos: diakonov diakonos - alguém que executa os pedidos de outro, espécie de um mestre, servo, atendente, ministro, o servo de um rei, alguém que, em virtude do ofício designado a ele pela igreja, cuida dos pobres e tem o dever de distribuir o dinheiro coletado para uso deles, garçom, alguém que serve comida e bebida.

COOPERAÇÃO:

Cooperação no evangelho é algo a ser devidamente considerado.

Todo o trabalho é voluntário e de cooperação.

Cooperação: koinwnia koinonia - fraternidade, associação, comunidade, comunhão, participação conjunta, relação, a mão direita como um sinal e compromisso de comunhão (em cumprimento ao ofício apostólico), oferta dada por todos, coleta, contribuição, que demonstra compromisso e prova de comunhão.

Paulo dava graças a Deus pela cooperação no evangelho.

Eu quero dar graças a Deus pelas suas vidas e pela cooperação que têm dado ao Evangelho.

Esta cooperação é produto de três sentimentos que deve permear a vida dos cristãos: amor, pleno conhecimento e percepção.

AMOR:

Amor é a mola propulsora de toda o Evangelho.

Jesus se deu por nós por causa do amor.

Deus mandou o seu Filho Unigênito por causa do amor.

O amor que Paulo cita é agaph agape – amor fraterno, de irmão, afeição, boa vontade, amor, benevolência, banquetes de amor, amor sacrificial, como Cristo nos amou.

O Espírito Santo, por causa do amor, faz banquetes de amor conosco, estando todos os dias conosco, até à consumação dos séculos, conforme promessa feita por Jesus.

Nada acontece na Igreja e no Evangelho e também para a sua propagação se não tivermos amor.

Esse amor é o amor sacrificial que Jesus demonstrou por nós na cruz do calvário.

Sempre teremos algum sacrifício para viver e permanecer no Evangelho.

A nossa cooperação passará por um amor sacrificial.

PLENO CONHECIMENTO:

Para cooperarmos com o Evangelho temos que ter pleno conhecimento das coisas que estão inseridas no Evangelho, através da Palavra de Deus.

Pleno conhecimento: epignwsiv epignosis – conhecimento preciso e correto usado no Novo Testamento para o conhecimento de coisas éticas e divinas.

A cooperação é esperada de nós no Evangelho e temos que adquirir conhecimento das coisas inerentes ele.

A Escola de Líderes é excelente auxiliar na obtenção do conhecimento.

PERCEPÇÃO:

Não podemos estar alienados dentro do Evangelho.

É necessário que entendamos as verdades do Evangelho e as pessoas que estão ao nosso redor.

Percepção: aisyhsiv aisthesis – percepção, não apenas pelos sentidos, mas pelo intelecto, entender com a mente, conhecimento, discernimento moral em assuntos éticos.

CONCLUSÃO:

A expectativa de Paulo era que o Evangelho fosse algo tremendo e experimentável na vida de todos.

Ele então diz quatro coisas muito importantes:

Aprovardes (com sentido de provar a bênção): dokimazw dokimazo - testar, examinar, provar, verificar (ver se uma coisa é genuína ou não), como metais, reconhecer como genuíno depois de exame, aprovar, julgar valioso.

Sinceros: (com sentido de aprovarmos algo com sinceridade): eilikrinhv heilikrines - puro, sincero, imaculado, achado puro quando aberto e examinado a luz do sol.

Inculpáveis (com sentido de nos posicionarmos corretamente mediante o pecado): aproskopov aproskopos – o que nada tem para bater contra ou fazer tropeçar, que não causa tropeço, um caminho plano que não conduz os outros ao pecado pelo modo de vida que leva, que não bate contra ou faz tropeçar, não arrastado ao pecado, sem culpa, sem ofensa, não perturbado por uma consciência de pecado.

Fruto de justiça: trabalho, ação ou obra de integridade; virtude; pureza de vida; justiça; pensamento, sentimento e ação corretos.

Aps. Osvaldo e Alice Bertoni

domingo, 7 de novembro de 2004

O Deus que conhece, que sabe e que tem promessas 7/7

IGREJA EM LAODICÉIA

INTRODUÇÃO:

Algumas explicações introdutórias:

Apocalipse de João: livro da revelação. O apóstolo João escreveu o evangelho de João e as três cartas do novo testamento foi quem recebeu esta revelação e a escreveu debaixo de ordem expressa do Senhor Jesus Cristo.

Anjo da igreja: expressão que pode significar o pastor da igreja local e também o príncipe angelical de Deus que cuida de cada igreja local, sendo que uma interpretação não exclui a outra.

Vencedor: vem do grego: nikaw nikao, e quer dizer: conquistar, levar à vitória, sair vitorioso; vitorioso de Cristo: aquele que é vitorioso sobre seus inimigos. Fala também de cristãos que permanecem firmes na sua fé até a morte, diante do poder de seus inimigos, tentações e perseguições.

Laodicéia: laodikeia laodikeia = "justiça do povo" - cidade da Frígia, situada às margens do rio Lico, não distante de Colossos. Foi destruída por um terremoto em 66 d.C. e reconstruída por Marcos Aurélio. Era a sede da igreja cristã.

DEUS CONHECE A SITUAÇÃO:

Conheço as tuas obras:

Que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca: a indiferença, diante do reino espiritual é terrível. Deus está dizendo a essa igreja de Laodicéia que ela não se decide sobre como quer ser. Às vezes é fria e às vezes é quente. Esta situação de não se posicionar, de ficar em cima do muro, diante do julgamento de Deus é terrível: ele está a ponto de vomitar essas pessoas que assim agem de dentro da sua boca. Temos que nos decidir. Pessoas que dependendo do clima, da temperatura, da vontade, do ânimo interior, do sentimento de raiva ou de amor que têm pelas outras pessoas do corpo de Cristo e pela obra do Senhor aqui na terra, acabam ficando num vai e vem, sem fim. E você sabe muito bem, quando uma comida não assenta no estômago, e fica subindo e descendo acaba por ser vomitada. Tome sua posição: aqueça-se no fogo do Espírito Santo de Deus.

Pois dizes: estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz: é interessante que as pessoas que não se decidem sobre a sua posição diante de Deus e da obra de Jesus Cristo, acabam por se considerar pessoas que têm todas as coisas que precisam. Estão totalmente enganadas e nem conseguem distinguir que são infelizes e precisam de tantas coisas. Infeliz é aquele que suporta trabalho árduo e problemas, é aflito e desgraçado.

Sim, miserável: são dignos de lástima e miseráveis e não sabem disso. Falta-lhes a misericórdia de Deus. Misericórdia é a bondade e boa vontade ao miserável e ao aflito, associada ao desejo de ajudá-los. Quando se fala de pessoa para pessoa é exercitar a virtude da misericórdia, mostrar-se misericordioso. Quando se fala de Deus para os homens é, em geral, providência que denota a misericórdia e clemência de Deus em prover e oferecer aos homens salvação em Cristo. E quando se fala da misericórdia de Cristo, falamos do que acontecerá em seu retorno para julgamento, quando Ele abençoará os verdadeiros cristãos com a vida eterna.

Pobre: é a pessoa reduzida à pobreza, que leva à mendicância; aquele que pede esmola, que é destituído de riqueza, influência, posição, honra, aflito, destituído de virtudes cristãs e riquezas eternas, desamparado, impotente para realizar um objetivo, indigente, necessitado em todos os sentidos. Quando se fala com respeito ao seu espírito é aquele destituído da riqueza do aprendizado e da cultura intelectual que as escolas proporcionam. Os pobres desta classe mais prontamente se entregam ao ensino de Cristo e mostram-se prontos para apropriar-se do tesouro celeste. Muitos são até ricos de coisas materiais, mas são verdadeiros mendigos quando se fala das riquezas celestiais.

Cego: o substantivo no grego significa a pessoa cega dos olhos físicos ou a pessoa mentalmente cega. Quantos acham que são tão espertos e enxergam todas as coisas! Com respeito aos bens materiais pode ser até verdade, pois têm tamanha perspicácia para obtê-los, mas não conseguem enxergar nada à respeito do reino espiritual, que é muito mais perceptível e visível do que se pode imaginar.

E nu: no grego o sentido dessa palavra é: despido, sem roupa, corpo nu, mal vestido, vestido com a roupa de baixo apenas (estando a roupa exterior ou capa a um lado). Quando se fala da alma, cuja roupa é o corpo, despida do corpo, sem um corpo. Metaforicamente é aquele que está aberto e revelado. Somente o grão, não a planta em si.

DEUS SABE O QUE ESTÁ ACONTECENDO:

Aconselho-te que de Mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres: o conselho de Deus é para que compremos ouro dos céus para sermos verdadeiramente ricos.

Vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez: há a necessidade de termos vestes sem contaminação, brancas pelo sangue do Cordeiro, que é a única forma de sermos recebidos na sala do trono.

E colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas: a nossa cegueira humana não nos permite distinguir as visões do reino de Deus. Não conseguimos distinguir o que é certo do que é errado. Precisamos ter os nossos olhos ungidos pelo colírio que somente Deus tem para nos dar. Esse colírio tira os tampões de nossos olhos.

Eu repreendo e disciplino a quantos amo: alegre-se quando Deus está lhe repreendendo e disciplinando, corrigindo-lhe para colocá-lo na posição correta para Ele.

Sê, pois, zeloso e arrepende-te: temos que tomar cuidado de como estamos e arrependermo-nos do que está fora dos propósitos de Deus e, assim, estarmos aptos a ouvir o Senhor.

Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, Comigo: Ele está batendo à porta do nosso coração. Somente nós poderemos abrir para Ele entrar e cear conosco.

DEUS TEM PROMESSA AO VENCEDOR:

Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se Comigo no meu trono: aquele que zelar pela sua vida vai reinar com Jesus. Vai ter a honra de participar do governo de Deus sobre o universo.

Assim como também Eu venci e Me sentei com Meu Pai no Seu trono: a comparação é com a pessoa do próprio Senhor Jesus, que verdadeiramente homem, quando andou nesta terra, venceu e assentou-se junto com o seu Pai, para do trono governar todas as coisas.

Aps. Osvaldo e Alice Bertoni