domingo, 28 de junho de 2009

Trazei-me um músico







Texto básico: 2Reis 3:1-27

História:

Jorão (filho de Acabe) – Rei de Israel (Samaria) – “Fez o que era mau perante o Senhor; porém não como seu pai, nem como sua mãe; porque tirou a coluna de Baal, que seu pai fizera. 3Contudo, aderiu aos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que fizera pecar a Israel; não se apartou deles” (versículos 2 e 3).

Josafá (filho de Asa) Rei de Judá (Jerusalém) – Fez o que era reto perante o Senhor.

Mesa – Rei de Moabe (moabitas). Pagava tributos a Israel: “Então, Mesa, rei dos moabitas, era criador de gado e pagava o seu tributo ao rei de Israel com cem mil cordeiros e a lã de cem mil carneiros” (versículo 4).

Ao morrer Acabe, o rei Mesa se revoltou e não mais quis pagar impostos/tributos: “Tendo, porém, morrido Acabe, revoltou-se o rei de Moabe contra o rei de Israel” (versículo 5).

Jorão foi fazer revista por todo Israel e aproveitou para falar com Josafá, rei de Judá, para subir contra Moabe: “Por isso, Jorão, ao mesmo tempo, saiu de Samaria e fez revista de todo o Israel. Mandou dizer a Josafá, rei de Judá: O rei de Moabe se revoltou contra mim; irás tu comigo à guerra contra Moabe? Respondeu ele: Subirei; serei como tu és, o meu povo, como o teu povo, os meus cavalos, como os teus cavalos” (versículos 6 e 7).

Josafá teve lealdade apesar dos pesares.

Por qual caminho seguiremos?:

Resolveram ir pelo deserto de Edom e tiveram que fazer acordo com o rei de Edom: “Então, perguntou Jorão: Por que caminho subiremos? Respondeu ele: Pelo caminho do deserto de Edom. Partiram o rei de Israel, o rei de Judá e o rei de Edom;...” (versículos 8 e 9a).

Acabou a água: “... após sete dias de marcha, não havia água para o exército e para o gado que os seguiam” (versículo 9b).

Jorão começou uma murmuração, ao invés de consultar o Senhor: “Então, disse o rei de Israel: Ai! O Senhor chamou a estes três reis para os entregar nas mãos de Moabe” (versículo 10).

Josafá teve outra atitude, ou seja: foi consultar ao Senhor: “Perguntou, porém, Josafá: Não há, aqui, algum profeta do Senhor, para que consultemos o Senhor por ele? Respondeu um dos servos do rei de Israel: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que deitava água sobre as mãos de Elias” (versículo 11).

Foram ter com o Profeta Eliseu: “Disse Josafá: Está com ele a palavra do Senhor. Então, o rei de Israel, Josafá e o rei de Edom desceram a ter com ele” (versículo 12).

Por causa de Josafá o rei Jorão foi abençoado: “Mas Eliseu disse ao rei de Israel: Que tenho eu contigo? Vai aos profetas de teu pai e aos profetas de tua mãe. Porém o rei de Israel lhe disse: Não, porque o Senhor é quem chamou estes três reis para os entregar nas mãos de Moabe. Disse Eliseu: Tão certo como vive o Senhor dos Exércitos, em cuja presença estou, se eu não respeitasse a presença de Josafá, rei de Judá, não te daria atenção, nem te contemplaria” (versículos 13 e 14).

Trazei-me um músico (tangedor, harpista):

“Ora, pois, trazei-me um tangedor. Quando o tangedor tocava, veio o poder de Deus sobre Eliseu” (versículo 15).

Vem então a instrução e a promessa de Deus: “Este disse: Assim diz o Senhor: Fazei, neste vale, covas e covas. Porque assim diz o Senhor: Não sentireis vento, nem vereis chuva; todavia, este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, e o vosso gado, e os vossos animais” (versículos 16 e 17).

Isso ainda é pouco!:

O Senhor entrega o inimigo: Isto é ainda pouco aos olhos do Senhor; de maneira que também entregará Moabe nas vossas mãos. Ferireis todas as cidades fortificadas e todas as cidades principais, e todas as boas árvores cortareis, e tapareis todas as fontes de água, e danificareis com pedras todos os bons campos” (versículos 18 e 19).

Há um segredo ao entregarmos ofertas ao Senhor, pois na hora da oferta aconteceu o milagre: “Pela manhã, ao apresentar-se a oferta de manjares, eis que vinham as águas pelo caminho de Edom; e a terra se encheu de água” (versículo 20).

Na peleja o Senhor confunde os inimigos e todas as fontes de energia deles são fechadas e destruídas: “Ouvindo, pois, todos os moabitas que os reis tinham subido para pelejar contra eles, todos os que cingiam cinto, desde o mais novo até ao mais velho, foram convocados e postos nas fronteiras”; “Vendo o rei de Moabe que a peleja prevalecia contra ele, tomou consigo setecentos homens que arrancavam espada, para romperem contra o rei de Edom, porém não puderam” (versículos 21 e 26).

O inimigo pode tentar até o último recurso: Um holocausto do desespero: “Então, tomou a seu filho primogênito, que havia de reinar em seu lugar, e o ofereceu em holocausto sobre o muro; pelo que houve grande ira contra Israel; por isso, se retiraram dali e voltaram para a sua própria terra” (versículo 27).

Mas o que Deus disse prevalece: “Levantando-se de madrugada, em saindo o sol sobre as águas, viram os moabitas defronte deles as águas vermelhas como sangue. E disseram: Isto é sangue; certamente, os reis se destruíram e se mataram um ao outro! Agora, pois, à presa, ó Moabe! Porém, chegando eles ao arraial de Israel, os israelitas se levantaram e feriram aos moabitas, os quais fugiram diante deles; entraram os israelitas na terra e também aí feriram aos moabitas. Arrasaram as cidades, e cada um lançou a sua pedra em todos os bons campos, e os entulharam, e taparam todas as fontes de águas, e cortaram todas as boas árvores, até que só Quir-Haresete ficou com seus muros; mas os que atiravam com fundas a cercaram e a feriram” (versículos 22 a 25).

Pastor e Profeta Celso Villas Bôas Bertoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário