domingo, 27 de setembro de 2009

O Milagre vem do madeiro





1.Disseram os discípulos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos contigo é estreito demais para nós. 2. Vamos, pois, até ao Jordão, tomemos de lá, cada um de nós uma viga, e construamos um lugar em que habitemos. Respondeu ele: Ide.3.Disse um: Serve-te de ires com os teus servos. Ele tornou: Eu irei. 4.E foi com eles. Chegados ao Jordão, cortaram madeira. 5.Sucedeu que, enquanto um deles derribava um tronco, o machado caiu na água; ele gritou e disse: Ai! Meu senhor! Porque era emprestado.6.Perguntou o homem de Deus: Onde caiu? Mostrou-lhe ele o lugar. Então, Eliseu cortou um pau, e lançou-o ali, e fez flutuar o ferro, 7.e disse: Levanta-o. Estendeu ele a mão e o tomou. (2Reis 6: 1 a 7)

ESCOLA DE PROFETAS (ESCOLA DE LIDERES DA ÉPOCA)

Percebendo as necessidades.

Comunicando ao líder.

Especificando o problema.

JUNTO COM O PROBLEMA A SUGESTÃO

Tiveram uma visão de equipe (vamos, tomemos e construamos).

Disposição para a execução da solução.

Buscaram a bênção e a aprovação: Ide ...

O Senhor quer alargar nossos horizontes espirituais e alargar as estacas da sua tenda: “Alarga o espaço da tua tenda;

estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas”(Isaias 54:2).

PASSAR PELO JORDÃO

Para cumprir o IDE era preciso primeiro ser lavado e purificado pelas águas.

Água significa: “Palavra de Deus”.

Tomemos (equipe) cada um uma viga.

Viga é madeira e significa: cruz.

Jesus disse: “ Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mateus 16:24).

Deus também disse, conforme está registrado em Josué 1:26:

“... dispõe-te agora e passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel”.

CONSTRUAMOS (EQUIPE) UM LUGAR EM QUE HABITEMOS

Nós Nele:

“Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós” (João 14:20).

“Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim” (João 17:22 e 23)

Ele em nós:

“Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1Coríntios 3:16).

“Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1Coríntios 6:19).

ESTA CONSTRUÇÃO REQUER

Posição

Renúncia

Entrega

Boa Vontade

Comunhão

RECONHECIMENTO

Precisamos de Ti Senhor

Só iremos se o Senhor for conosco

Nunca exclua o Senhor dos seus planos

É o Espírito Santo quem nos ensinará todas as coisas

Eu irei

Como é bom saber que Ele quer estar conosco.

CHEGADOS AO JORDÃO

Jordão é a água = Palavra

É a Palavra que nos leva cortar a madeira = tomar a Cruz

O trabalho árduo requeria:

Unidade

Companheirismo

Ajuda Mútua

E muita (muita) alegria

Juntos construiremos e alargaremos as estacas.

UMA REALIDADE

Mesmo quando estamos servindo ao Senhor e realizando a sua obra, por Ele e para Ele, surgem os imprevistos e os erros.

Os erros servem como um aprendizado, um treinamento.

Vejam que eles tinham o propósito correto, tinham a aprovação do Senhor!

Porém não tinham chegado ainda à perfeição.

Precisamos lembrar que em uma Igreja (ou em qualquer organização) ficam mais evidentes as falhas de quem está à frente.

São pessoas que também estão crescendo e aprendendo com os seus próprios erros, sendo assim curados e tratados.

Mas são pessoas que se dispõem e assumem responsabilidades, pagando, assim, um alto preço, porque estão expostas.

Nesta equipe que estamos estudando hoje alguém errou.

O MACHADO CAIU NA ÁGUA

“Ele gritou e disse: Ai! Meu senhor! Porque era emprestado...”

Temos pelo menos três lições neste versículo:

Sucedeu enquanto ele trabalhava (só erra quem faz).

Imediatamente chamou pelo seu senhor (Clame ao Senhor!).

Estava usando a ferramenta de outra pessoa.

Os dons são concedidos a cada um, para servir a todos.

Busque em Deus as suas próprias ferramentas de trabalho.

ONDE CAIU?:

Deus sempre quer que digamos qual é a necessidade.

Disse aos cegos: “Então, parando Jesus, chamou-os e perguntou: Que quereis que eu vos faça?” (Mateus 20:32).

“Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas” (Apocalipse 2:5).

Então Elizeu cortou um pau.

As soluções dos nossos problemas sempre começam na cruz.

Na cruz começa o milagre de restituição e de resgate.

Lançou o pau na água e fez flutuar o ferro e disse:

“Levanta-o. Estendeu ele a mão e o tomou”.

CONCLUSÃO

Quais foram os seus acidentes de percurso?

Hoje Deus vai resgatar o que você perdeu ou sofreu, enquanto o servia:

Erros de conduta

Mentira

Incompreensão

Fracasso

Engano

Falsidade

Frustração

Traição

Desamor

Decepção

Roubo

Desânimo

Maledicência

Clame!

Diga onde caiu!

Experimente o milagre da restituição!

Saia do estreito

Alargue seus horizontes!

Busque o melhor de Deus!

Peça dons!

Peça amor!

Peça unção!

Peça ousadia!

Creia quando Ele diz: Não temas, Eu sou contigo!

Experimente os milagres e o poder de Deus, enquanto você O serve!

Apa. Alice Bertoni - 27.09.2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário