domingo, 20 de setembro de 2009

Trocando de servo para filho



“16. Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. 17. Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo. 18. — Aquele que crê no Filho não é julgado; mas quem não crê já está julgado porque não crê no Filho único de Deus. 19. E é assim que o julgamento é feito: Deus mandou a luz ao mundo, mas as pessoas preferiram a escuridão porque fazem o que é mau. 20. Pois todos os que fazem o mal odeiam a luz e fogem dela, para que ninguém veja as coisas más que eles fazem. 21. Mas os que vivem de acordo com a verdade procuram a luz, a fim de que possa ser visto claramente que as suas ações são feitas de acordo com a vontade de Deus” (João 3:16 a 21).

Deus é amor!

INTRODUÇÃO:

A maior causa das crises e descontroles, depressões do cristão e se esquecer do amor de Deus para com ele próprio e a independência que cada cristão tem de Deus.

O amor de Deus como Pai:

Aba (pai) significa amor incondicional.

Ele nos criou como humanos e Ele sabe das nossas fraquezas, dificuldades e sempre aceitará nosso pedido de perdão.

Mas o problema é que o homem por causa do seu pecado se cobra e se distancia da graça de Deus.

O homem busca reconhecimento e aceitação.

Mas no pecado se fasta deixando de ir à igreja, deixando de se relacionar com as autoridades espirituais (pastores, discipuladores).

Quem você é? Reconhece o seu papel?

Quanto você se ama e auto-estima?

Projetamos frustrações naqueles com quem nos relacionamos e muitas vezes culpamos nossos influenciadores (como nossos pais, pastores e discipuladores). Às vezes culpamos nosso chefe ou o líder que esta acima de nós.

O amor de Deus e incondicional e Ele, mesmo sabendo dos nossos pecados, deficiência de caráter ou até distorções, sempre nos amará como filhos.

Aconteceu em minha família: ladrões entraram em uma casa de veraneio, onde a família passava férias e trancou todos em um só cômodo. Como todos eram cristãos começaram a orar em línguas e, de repente, um dos ladrões falou: Vocês todos são como minha mãe, que é crente. Toda hora a vejo orando por mim e dizendo que um dia ainda vou me converter. A mãe daquele ladrão certamente não concordava com suas atitudes e atividades ilícitas, mas sempre continuava amando-o orando por ele.

O amor não está vinculado a resultados e sim pelo que somos.

Amar é estimar, valorizar, considerar e respeitar. Isto não acontece por que gostamos do outro, ou porque o outro nos faz bem, mas simplesmente porque amamos.

Primeiro precisamos reconhecer o amor de Deus para conosco.

O que Deus dá para você?

Para cada criatura Deus dá: vida, salvação e filiação de graça, totalmente gratuita.

Nossa imagem de Deus é distorcida. Correlacionamos com o pai físico, mas o nosso Deus nos ama como filhos sempre. No reconhecimento deste fato é que está a nossa cura e a busca de entendermos o que Deus é para nós.

Sempre nos culpamos e vivemos com pesos sobre nós. Não desfrutamos da cura e da libertação que Ele nos oferece.

“15. Eu não entendo o que faço, pois não faço o que gostaria de fazer. Pelo contrário, faço justamente aquilo que odeio. 16. Se faço o que não quero, isso prova que reconheço que a lei diz o que é certo. 17. E isso mostra que, de fato, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz. 18. Pois eu sei que aquilo que é bom não vive em mim, isto é, na minha natureza humana. Porque, mesmo tendo dentro de mim a vontade de fazer o bem, eu não consigo fazê-lo. 19. Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço. 20. Mas, se faço o que não quero, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz. 21. Assim eu sei que o que acontece comigo é isto: quando quero fazer o que é bom, só consigo fazer o que é mau. 22. Dentro de mim eu sei que gosto da lei de Deus” (Romanos 7: 15 a 22).

Em Lucas 15:24 a 32 lemos que havia certa família de um pai com 2 filhos:

“O Pai disse ao Filho: Filho, você sempre esteve comigo e ao meu lado, todas as minhas coisas são tuas. ... tudo é para você! Mas era justo me alegrar com o teu irmão que estava morto e reviveu, estava perdido e se achou”.

O pai conhece o seu filho e não depende de resultados para amá-lo.

VOCE É AMADO!

CONCLUSÃO:

O filho que não reconhece o Pai e seu amor sempre se posicionará como servo.

O servo executa, faz e mostra serviços e sempre espera a palavra de apreciação, a promoção, a gratificação, porque precisa da auto-afirmação, porque não se sente amado.

Quando recebemos o amor e não amamos buscamos ser aceitos pelos pais, por Deus, pelo marido ou pela esposa, por aqueles que estão a nossa volta.

Você não precisa da apreciação de filho. Você já e filho!

Você não precisa ficar ouvindo toda ora de Deus que Ele o ama, porque Ele já expressa a cada dia quem ele e para você.

Apa. Claudia Bertoni Bertoni - 20.09.2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário