domingo, 16 de julho de 2000

1ª CARTA DE JOÃO 10/23

DEUS PAI É SANTO E SEUS FILHOS TAMBÉM SÃO SANTOS

TEXTO BÁSICO: 1João 3:1 a 6.

INTRODUÇÃO:

A herança genética faz com que os filhos tenham as mesmas características dos pais, isto no mundo físico. No mundo espiritual, quando alguém nasce de novo, e portanto, através do Filho de Deus, se torna filho de Deus, o DNA espiritual é totalmente transferido e, portanto, como Ele é Santo nós somos também.

EXAMINANDO OS TERMOS:
PURIFICA: (1João 3:3)
Purificação vem do latim “purus” (limpo, claro, casto, sem defeito, puro) e “facere” (fazer), dando a entender qualquer agência ou condição que purifica a alguém, em sentido ético, espiritual, ritual ou cerimonial.

O sentido ritualista do Velho Testamento ficou totalmente de fora para a Igreja do Senhor Jesus Cristo.

“E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez e, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação” (Hebreus 9:27 e 28).

Não é mais por rituais, mas por vida moral transformada, que somos purificados. Lamentavelmente, a Igreja cristã, em alguns dos seus segmentos, retém elementos ritualistas de purificação em suas várias formas de legalismo.

ESPERANÇA: (1João 3:3)
No dicionário português vemos que esperança é espera de um bem, cuja posse se reputa como provável. Esperança é uma das virtudes teologais, pela qual o cristão espera de Deus, com firme confiança, a graça durante a vida e o céu depois da morte.

Esperança é uma causa secundária da salvação, porquanto exibe vividamente a salvação aos olhos do crente, fazendo-o esforçar-se por obtê-la.

Fomos salvos, verdadeiramente, em forma potencial e imperfeita, mas a nossa plena salvação ainda é motivo de esperança, pelo que também não é um acontecimento passado, mas ainda jaz no futuro.

EXAMINANDO O TEXTO:
João, o apóstolo do amor, mais uma vez ressalta o grande amor de Deus em nosso favor (João 3:16), e por esse amor fomos chamados “filhos de Deus”.

E ele afirma que de fato somos filhos de Deus. Isto nos faz sermos desconhecidos pelo mundo (o mundo não quer nos reconhecer porque não tem a mesma paternidade – DEUS PAI).

João começa então a explicar que ainda a manifestação perfeita do que somos, ou haveremos de ser, não aconteceu. Pois quando isto acontecer a nossa semelhança (aparência de igualdade) a Ele fará com que nós o enxerguemos da maneira que Ele verdadeiramente é. A adoção já aconteceu mas o Pai ainda não nos levou para morar com Ele.

Por causa dessa esperança que temos, por causa do DNA espiritual que nos foi dado, temos nos purificado e temos que nos purificar de toda a imundícia. Ele é tão PURO que nós somente poderemos morar na Sua casa totalmente purificados.

A comprovação de que fomos feitos filhos (recebemos do DNA espiritual) é de que conhecemos a lei do pecado e nos afastamos de pecar. Sabemos que NOSSO PAI não peca, nem n’Ele existe pecado e assim queremos ser puros como Ele é puro.

Se alguém vive (passa a vida) pecando tem que ser contestada a paternidade, tem que ser examinado se o DNA espiritual está nessa pessoa.

Aps. Bertoni e Alice – 16.7.2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário