domingo, 23 de julho de 2000

1ª CARTA DE JOÃO 11/23

OS FILHOS DE DEUS E OS FILHOS DO MALIGNO

TEXTO BÁSICO: 1João 3:7 a 10

INTRODUÇÃO:

O DNA espiritual é realmente o elemento distintivo daquele que é filho de Deus e daquele que é filho do diabo. Os DNA’s são totalmente diferentes, dependendo de quem é o pai: Deus ou o diabo.

EXAMINANDO OS TERMOS:
PROCEDE: (1João 3:8)
Proceder significa: ter seguimento, prosseguir, ir por diante, ter conseqüências, comportar-se, descender, ter origem.

Portanto, deixa bem clara a idéia de quem procede de alguém, deve ter as mesmas características daquele de quem se procede, pois está claramente expressa a idéia de que vai dar-se seguimento a algo que já aconteceu anteriormente, de algo que inclui o fato de se ter conseqüências.

NASCIDO (DE NOVO): (1João 3:9) [ver também João 3:3]
Do ponto de vista judaico, a água simboliza as operações do Espírito Santo. Assim, sendo, o novo nascimento ocorre mediante a operação do Espírito.

Não significa o batismo cristão, no sentido de regeneração batismal. A água é simples símbolo, no batismo, de algo que já ocorreu no mundo do Espírito: o novo nascimento. Nicodemos não poderia ter entendido Jesus a respeito de algo que somente foi instituído bem posteriormente à essa palavra de Jesus. Não pode também significar o batismo pregado e praticado por João Batista. Não significa também as cerimônias de purificação das cerimônias judaicas (nascer da água e do Espírito).

De fato o novo nascimento é a obra de gerar novamente um espírito que estava amortecido, para as coisas de Deus, pelo pecado de Adão.

EXAMINANDO O TEXTO:
A idéia de João é que ninguém fique tolamente se deixando enganar por frutos que não procedem da Videira Verdadeira (Jesus Cristo).

O fruto de alguém que é justo, será manifestado por justiça. Se procedermos de Deus (que é Justo) nós nos tornamos seus filhos e, assim, nós seremos justos e praticaremos a justiça, à semelhança de Deus. Afinal, somos seus filhos.

Agora, por outro lado, aquele que pratica o pecado, procede do diabo. O diabo vive pecando, e isto, diz a Palavra, desde o início da criação de Deus (antes de Adão). O diabo sempre, desde a sua queda, esmerou-se em fazer obras que lhes são próprias.

Jesus, o Justo, veio para destruir as obras do diabo. Não veio compactuar com essa obra, mas, pelo contrário, veio para mostrar exatamente que é o diabo que quer que os homens se percam, fazendo as suas obras.

As características daquele que não é nascido de novo é que essa pessoa vive pecando, e acalma a sua alma, dizendo que o que faz não é pecado.

Deus nos quer na posição não de pecadores procurando ser santos, mas sim de santos que procuram não pecar.

Não nascido de novo: pratica constantemente o pecado; não pratica a justiça; não ama a seu irmão.
Nascido de novo: pratica a justiça; não vive na prática do pecado; ama a seu irmão.
No que é nascido do diabo (não passou pelo novo nascimento em Jesus Cristo), permanece nele a maligna semente (DNA espiritual do diabo).

No que é nascido de Deus, permanece a divina semente (DNA espiritual de Deus). Somos filhos de Deus e precisamos manifestar nas nossas vidas frutos de verdadeiro arrependimento e de verdadeira conversão (mudança radical de rumo).

"Na verdade, seremos reconhecidos uns dos outros, de que pertencemos à mesma família, por causa do amor que nos une" (João 13:35).

Aps. Bertoni e Alice – 23.7.2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário