domingo, 2 de julho de 2000

1ª CARTA DE JOÃO 8/23

OS ANTICRISTOS

TEXTO BÁSICO: 1João 2:18 a 26

INTRODUÇÃO:
EXAMINANDO OS TERMOS:
ANTICRISTOS: (1João 2:18 e 22)

Anticristos “Anticristos” é transliteração do grego para o português, e significa: em lugar de Cristo, ou contra Cristo. É muito provável que essas duas idéias estejam incluídas no termo. Este termo somente aparece nas duas primeiras Cartas de João.

O ponto de vista do autor sagrado, refletido neste versículo, parece ser que haverá um único anticristo, embora anunciado, de antemão, por diversos anticristos, que serão seus antecessores espirituais. É certo que o autor sagrado contempla o período dos anticristos, e subseqüente anticristo, que se manifestará no final dos tempos.

UNÇÃO: (1João 2:20)
Chrisma “chrisma”, no grego, e neste caso usado por João como o dom do Espírito Santo. Este termo aqui usado pode ser uma referência direta à própria unção com óleo, mas o significado espiritual tencionado é: batismo do Espírito Santo.

O termo Cristo é da mesma raiz da palavra e significa que Ele era o grande ungido de Deus.

EXAMINANDO O TEXTO:
João está dizendo de uma realidade que a Igreja da época já experimentava, a saber: que pessoas que vêm para a Igreja:

Alguns se parecem com verdadeiros novos nascidos, mas que na verdade são enganadores. Dissimulavam mediante um proceder religioso (jeito de crente);

Outros são verdadeiramente novos nascidos, mas depois abandonam a fé em Jesus Cristo, e neles acontece o que fala Hebreus 6:4 a 6: “É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados e provaram o Dom celestial e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que de novo estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus, e expondo-O à ignomínia”.

O cristão permanecerá como salvo somente a medida em que permanecer no ensino bíblico original de Jesus e dos apóstolos.

Como reconhecer os que se manifestam como anticristos?
A característica mais forte é a negação de que Jesus de Nazaré é o Cristo, o Ungido de Deus, o Messias Prometido. Outra característica é que ao negar o Filho de Deus está negando também o Pai e isto logo é revelado pelas suas práticas contra Deus.

O anticristo nega o significado e a importância da encarnação de Cristo. O anticristo tem a capacidade de seduzir e enganar.

Os verdadeiros e fiéis cristãos têm recebido a unção para reconhecerem essas situações. Como Cristo, que foi ungido e recebeu do Espírito Santo os dons proféticos, sacerdotais e reais, os verdadeiros cristãos também têm responsabilidades proféticas, sacerdotais e reais, depois de serem ungidos com o Espírito Santo.

Os verdadeiros cristãos conhecem a verdade e a mentira se lhes é revelada pelo Espírito Santo de Deus. O Espírito Santo é o nosso melhor mestre; ele permanecerá conosco para sempre e nos protegerá das mentiras que poderiam nos afastar de Cristo.

O Espírito Santo permanece onde quer que a mensagem do evangelho é recebida, e, ali onde o Espírito permanecer, o Filho e o Pai também estão presentes (1 João 2:24).

João, como todos os servos, sempre achou que logo Jesus voltaria. Mas Jesus somente voltará para uma única geração (nós agora achamos que é a nossa).

Aps. Bertoni e Alice – 02.7.2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário