domingo, 9 de julho de 2000

1ª CARTA DE JOÃO 9/23

A UNÇÃO DO ESPIRITO SANTO

TEXTO BÁSICO: 1João 2:27 a 29

INTRODUÇÃO:

A Unção do Espírito Santo é tudo quanto hoje a Igreja precisa, pois ela nos revela todo o “rema” da palavra, nos ensinando tudo o que precisamos.

EXAMINANDO OS TERMOS:
ENSINO: (1João 2:27)
Didaquê “didaquê” no grego deu em português a palavra “didática”, que é a arte de ensinar, ou o domínio corrente da atividade educativa, de instrução.

Não se cogita aqui, porque vai contra todo o ensino do Novo Testamento, que não precisemos de mestres, dentro do Cristianismo. O que João estava dizendo é que não precisamos de nenhum mestre do gnosticismo, que somente poderia trazer contaminação para a vida cristã. Aí sim, a confiança que temos é que não seremos enganados, por causa do Espírito Santo que nos ensina todas as coisas. Se vier um mestre nos ensinar algo errado teremos um sinal de alerta do Espírito Santo.

CONFIANÇA: (1João 2:28)
parrhsia “parrhesia”, no grego, que é “ousadia”, aparecendo desta forma 31 vezes no Novo Testamento.

Os filhos de Deus confiam no Irmão mais velho e no Pai. Sabem que foram e continuarão a ser aceitos no Amado (Jesus).

Temos que ter confiança que o Filho foi providenciar tudo para depois vir nos buscar na sua segunda vinda (parousia “parousia”, no grego).

JUSTO / JUSTIÇA: (1João 2:29)
dikaiosunh “dikaiosune”, no grego, que é “probidade de caráter, retidão”, tornando-se um sinônimo virtual de cristianismo. Espera-se que um cristão seja justo.

No português a palavra deriva do latim “jus” e quer dizer direito, lei. A justiça consiste na preocupação exata e escrupulosa pelos direitos alheios e pelo relacionamento do indivíduo com o Juiz Supremo, Deus. A justiça requer atos de retidão e não meras palavras ou aceitação de certos ideais. O homem justo age corretamente, de forma altruísta. De acordo com o ensino da Palavra de Deus, ninguém pode ser justo por si mesmo, mas recebe através de um dos atributos comunicáveis de Deus, vindo através de Cristo sobre nós.

EXAMINANDO O TEXTO:
Fomos, ou devemos ser, todos, batizados pelo Espírito Santo ou no Espírito Santo e assim estará sobre nós uma unção que nos dará esclarecimentos que serão inconfundíveis, quando vier alguém nos ensinar coisas erradas.

Isto está conforme o Evangelho de João 14:26 e 16:13, quando Jesus nos fala de que Ele enviará o Espírito Santo que nos ensinará todas as coisas e nos fará lembrar das coisas que Ele ensinou.

Há uma condição para não sermos enganados pelo mundo e por satanás: Permanecer Nele.

O fato de permanecermos Nele nos dará a condição de não sermos enganados e ao mesmo tempo estarmos nos preparando, a cada dia em santificação para a sua segunda vinda, quando então seremos transformados e levados para habitar com Jesus nos céus.

Tudo isto será visível na nossa vida, ou seja, que permanecemos Nele, pois a justiça Dele aplicada em nós, nos tornará justos para o nosso relacionamento com Deus e com o mundo.

Não será mais o sistema que satanás está empregando no mundo, mas sim o sistema de vida e de verdade que permanece oculto para aqueles que estão no mundo.

É fundamental, contudo, saber que, mesmo sem o reconhecimento, por enquanto, por parte do mundo, temos certeza de que somos “filhos de Deus”.

Aps. Bertoni e Alice – 09.7.2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário