domingo, 1 de março de 2009

Sete olhares para aumentar a Fé




Então Elias disse ao rei Acabe: — Agora vá comer, pois eu já estou ouvindo o barulho de muita chuva. enquanto Acabe foi comer, Elias subiu até o alto do monte Carmelo. Ali ele se inclinou até o chão, pôs a cabeça entre os joelhos e disse ao seu ajudante: — Vá e olhe para o lado do mar. O ajudante foi e voltou dizendo: — Não vi nada. Sete vezes Elias mandou que ele fosse olhar. Na sétima vez, ele voltou e disse: — Eu vi subindo do mar uma nuvem pequena, do tamanho da mão de um homem. Então Elias mandou: — Vá onde está o rei Acabe e lhe diga que apronte o carro e volte para casa; se não, a chuva não vai deixar. Em pouco tempo o céu se cobriu de nuvens escuras, o vento começou a soprar, e uma chuva pesada começou a cair. Acabe entrou no seu carro e partiu de volta para Jezreel. O poder do Senhor Deus veio sobre Elias; ele apertou o seu cinto e correu na frente de Acabe todo o caminho até Jezreel” (1Reis 18:41 a 46).

Introdução:

Elias = Jeová é Deus.

Elias apresentou-se diante de Acabe que o acusou de estar perturbando a Israel.

Elias disse que Acabe era quem estava perturbando a Israel por causa da idolatria sua e de sua mulher Jezabel.

Faz um desafio para que se manifeste o Deus verdadeiro diante de altares que foram preparados.

Ninguém usaria fogo, e quem fosse o deus verdadeiro faria descer fogo do céu e consumiria o holocausto.

Deus se manifestou colocando em ridículo os profetas de Baal, os 450 que foram mortos por Elias e mais os 400 profetas dos postes ídolos.

Depois de toda esta manifestação do poder de Deus, Elias avisa a Acabe que viria a chuva e que ele poderia se preparar para a chuva.

Assim falando o profeta subiu para orar a Deus.

A insistência para obter a bênção de Deus:

Elias vai e se coloca encurvado sobre a terra.

Mete o rosto entre os joelhos.

Mandou o seu criado para olhar se vinha a chuva ou não.

Mandou ver quantas vezes?

Sete vezes.

O que significam estas sete vezes?

Deus me deu um acróstico, sobre estes sete olhares: OLHARES:

Ousadia na promessa:

Então me perguntou: filho do homem, acaso poderão reviver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes” (Ezequiel 37:3).

De seis angústias te livrará e na sétima o mal não te tocará” (Jó 5:19).

O Senhor me livrará também de toda obra maligna, e me levará salvo para o seu reino celestial. A Ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém” (2Timóteo 4:18).

O 1º olhar do criado - olhar com ousadia na promessa.

Letargia por achar que não vai ser cumprida a promessa:

Então se prostrou Abraão, rosto em terra, e se riu e disse consigo mesmo: A um homem de cem anos há de nascer um filho? Dará à luz Sara com seus noventa anos?” (Gênesis 17:17).

O 2º olhar do criado - olhar letárgico, desanimador, achando que já deveria ter vindo a bênção.

Honra ao nome de Deus:

Também até o que me não pediste eu te dou, assim riquezas como glória; que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias” (1Reis 3:13).

O 3º olhar do criado - olhar daquele que passa a requerer de Deus as promessas, como se feitas a si próprio.

Altivez por causa do nome do Senhor:

Então regressaram os setenta possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome! Mas ele lhes disse: Eu via satanás caindo do céu como um relâmpago. Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo, e nada absolutamente vos causará dano. Não obstante, alegrai-vos não porque os espíritos se sob submetem, e, sim, porque os vossos nomes estão arrolados nos céus” (Lucas 10:17 a 20).

O 4º olhar do criado - olhar da altivez daquele que se acha “bom”.

Revelação profética:

Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz” (Daniel 2:22).

Certamente o Senhor Deus não fará cousa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas” (Amos 3:7).

Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus no-lo revelou pelo espírito; porque o espírito a todas as cousas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus” (1Coríntios 2:9 e 10).

O 5º olhar do criado - olhar da revelação profética.

Esperança no Deus que é Fiel:

Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como a árvore, plantada junto às águas, que estende as ruas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se perturba nem deixa de dar fruto. Enganoso é o coração, mais do que todas as cousas e desesperadamente corrupto. Quem o conhecerá? Eu o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações” (Jeremias 17:7 a 10).

O 6º olhar do criado - olhar de esperança, daquele que não quer enganar a Deus.

Sim de Deus para os que o buscam:

Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego” (1Reis 18:38).

A sétima vez disse: eis que se levanta do mar uma nuvem pequena como a palma da mão do homem. Então disse Elias: sobe, e dize a Acabe: aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te detenha” (1Reis 18:44).

O 7º olhar do criado - olhar de tomar providências, pois a bênção já vem vindo.

Aplicação:

Dirija os teus sete olhares para a cruz:

Não te faltará ousadia nas promessas;

Não virá sobre ti a letargia daqueles que acham que Deus não fará;

Não faltará honra ao nome de Deus nos teus lábios;

Não se achará altivez nas coisas que você faz e que vêm de Deus;

Não te faltará revelação profética, para crer na obra de Deus;

Não te faltará esperança de que Deus é Fiel e cumprirá; e,

Não te faltará o sim de Deus para os teus propósitos diante Dele.

O olhar dos 7 espíritos de Deus estarão sobre você:

Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de Sabedoria e de Entendimento, o Espírito de Conselho e Fortaleza, o Espírito de Conhecimento e de Temor do Senhor” (Isaías 11:2).

Amém!

Ap. Bertoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário