quarta-feira, 29 de julho de 2009

Unção de Renovo - 4/8

ALEGRIA - CINAMOMO



introdução:

Renovação da alegria que se perdeu por causa das angústias.

A unção hoje (quarta) será através do óleo de cinamomo (canela).

A palavra cinamomo significa no hebraico (procedente de um radical não utilizado): erigir, edificar.

Na unção de hoje vamos edificar, erguer novamente (renovar), em restituição, a alegria que perdemos por causa da grande quantidade de angústias que vieram sobre nós.

“Jardim fechado és tu, minha irmã, noiva minha, manancial recluso, fonte selada. Os teus renovos são um pomar de romãs, com frutos excelentes: a hena e o nardo; o nardo e o açafrão, o cálamo e o cinamomo, com toda a sorte de árvores de incenso, a mirra e o aloés, com todas as principais especiarias. És fonte dos jardins, poço das águas vivas, torrentes que correm do Líbano!” (Cantares 4:12-15).

ÓLEO DE CINAMOMO:

O cinamomo é do gênero das lauráceas aromáticas - que compreende a cânfora, a caneleira, etc. Substância aromática que alguns supõem ser a canela. É a casca de uma árvore, importada do Extremo Oriente - Cochinchina, Ceilão e a costa de Malabar. Era conhecida na Palestina desde tempos remotos.

Como uma das partes componentes do Óleo da Santa Unção, conforme Êxodo 30:23 e em Provérbios 7:17, como um perfume para o leito. Em Cantares 4:14, aparece como uma das plantas do jardim que é a imagem da noiva. Em Apocalipse 18.13 (canela de cheiro), aparece como uma das mercadorias da grande Babilônia.

O cinamomo representa a doçura e eficácia da morte de Cristo; o cinamomo tipifica nossa união eterna com Aquele que nos amou ao ponto de dar sua vida por nós. É o símbolo da nossa aliança ou casamento espiritual com Cristo.

O cinamomo era usado junto com a Rosa de Sarom na unção de casais, pedindo a Deus paz, harmonia, amor e compreensão na família, e que fosse quebrada toda artimanha de satanás e o poder de todos os demônios de contenda, de prostituição, do vício (conforme o caso). O casal pode receber esta unção de comum acordo. Caso contrário, seguir a direção que o Espírito Santo orientar para cada caso.

o roubo da condição:

“Já cobri de colchas a minha cama, de linho fino do Egito, de várias cores; já perfumei o meu leito com mirra, aloés e cinamomo” (Provérbios 7:17).

O texto acima nos fala de uma advertência contra a mulher adúltera.

Esta mulher preparou sua cama para a prostituição com elementos que Deus criou, e que era usado para ser benção em um casamento legal.

O inimigo tem roubado de nós a alegria em diversas áreas de nossas vidas.

Uma das áreas que ele mais trabalha é no matrimônio.

Os casais têm perdido a satisfação de terem uma vida conjugal cheia de alegrias e de prazeres.

Ele (satanás) trabalha para que se perca a alegria no casamento desde o tempo da adolescência.

Ele coloca os seus objetivos imediatistas e destruidores nos meninos e meninas adolescentes, incentivando-os a darem início a uma vida sexual, quando ainda não estão psicologicamente preparados para isso (apesar de fisicamente já serem relativamente capazes).

Além disso, uma vida sexualmente ativa antes do casamento não é o plano perfeito de Deus.

Deus preparou o homem e a mulher para, quando deixassem a casa de seus pais, se tornassem uma só carne.

No casamento ele rouba a alegria usando a artimanha de dizer ao casal que eles não precisam e nem devem ter relacionamento físico, se o relacionamento emocional estiver abalado.

Na verdade devemos acertar todo o nosso emocional, mas estarmos atentos ao que Paulo fala: “O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, semelhantemente, a esposa, ao seu marido. a mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher. Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que satanás não vos tente por causa da incontinência. E isto vos digo como concessão e não por mandamento” (1Coríntios 7:3 a 6).

Há tantas áreas que satanás nos roubou a condição da alegria, trazendo angustia: amizades, família, trabalho, profissão, objetivos frustrados, realizações, etc.

como reNOVAR a condição:

A renovação acontece quando voltamos aos princípios da Palavra de Deus.

No casamento obedecendo aos princípios da Palavra.

Antes do casamento obedecendo aos princípios da Palavra.

Alguns dos princípios são:

Buscarmos a alegria que procede do Senhor: “Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do senhor é a vossa força” (Neemias 8:10).

Buscarmos a presença do Senhor: “Então, avisaram a Davi, dizendo: o Senhor abençoou a casa de Obede-Edom e tudo quanto tem, por amor da arca de Deus; foi, pois, Davi e, com alegria, fez subir a arca de deus da casa de Obede-Edom, à cidade de Davi” (2Samuel 6:12).

Dar ofertas: “Bem sei, meu Deus, que Tu provas os corações e que da sinceridade Te agradas; eu também, na sinceridade de meu coração, dei voluntariamente todas estas coisas; acabo de ver com alegria que o Teu povo, que se acha aqui, Te faz ofertas voluntariamente” (1Crônicas 29:17).

Praticar o louvor e a adoração ao Senhor: Então, o rei Ezequias e os príncipes ordenaram aos levitas que louvassem o Senhor com as palavras de Davi e de Asafe, o vidente. eles o fizeram com alegria, e se inclinaram, e adoraram” (2Crônicas 29:30).

Estar na presença do Senhor: “Tu me farás ver os caminhos da vida; na Tua presença há plenitude de alegria, na Tua destra, delícias perpetuamente” (Salmos 16:11).

Receber a unção de alegria da parte do Senhor: “Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso, Deus, o Teu Deus, Te ungiu com o óleo de alegria, como a nenhum dos teus companheiros” (Salmos 45:7).

Servir a Deus: “Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico” (Salmos 100:2).

Ter a Jesus em nossa vida: “... e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória” (Isaías 61:3).

Pedir a Deus todas as coisas, inclusive alegria: “Até agora nada tendes pedido em meu Nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa” (João 16:24).

Ter alegria pelos discípulos que Deus nos dá: “Sim, vós sois realmente a nossa glória e a nossa alegria!” (1Tessalonicenses 2:20).

a propriedade de restituição do cinamomo no reino do espírito:

No reino do espírito, assim como o cinamomo dava alegria no leito matrimonial, essa alegria será a tônica em nossa vida.

Não há dúvidas que há grande prazer na relação conjugal, mas o Senhor quer que a mesma intensidade de alegria permeie todas outras áreas de nossa vida.

Isso vai acontecer com você hoje ao receber a unção com o óleo de cinamomo (óleo de canela).

Por outro lado a canela, no mundo físico, pode provocar aborto (principalmente o fruto da caneleira).

Isso vai acontecer hoje no reino do espírito: Deus vai fazer abortar todos os projetos de tristeza de satanás sobre a sua vida.

a propriedade de restituição dO cinamomo no reino físico:

No seu físico vão acontecer curas.

A canela tem as seguintes propriedades: sarar feridas e combater doenças de pele em crianças, estimulante da circulação, atua na hipertensão arterial, é tônica e vasodilatadora, é sudorífera, auxilia em resfriados e tem uma poderosa ação antimicrobial (bactérias, vírus, etc.), afrodisíaco, estimulante digestivo, contra gases abdominais, dores abdominais, úlceras estomacais causadas por stress, antiputrefaciente, adstringente, anti-séptica, sedativa, parasiticida, vermífugo, antiespasmódico, estimulante em geral, atua contra o cansaço mental e a tensão nervosa, auxilia no problema de medos e dificuldades de desapego.

Palavra preparada pelo Ap. Bertoni e pregada pelo Pr. Fernando Pedro em 29.07.2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário