quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

12ª Pedra – Jaspe

ADORNANDO A NOIVA - 12ª Pedra – Jaspe

BASE: “porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e já a sua noiva se preparou” (Apocalipse 19:7b).

INTRODUÇÃO
A Igreja, composta de pessoas que têm Jesus Cristo de Nazaré como o Único Senhor e Salvador de sua vida, é a Noiva, e Ele o Noivo.

Haverá um dia em que nos encontraremos com Jesus, no céu e devemos nos enfeitar, nos preparar para esse dia.

Sem enfeites falsos, mas com adornos verdadeiros, fundamentos genuínos.

ALVOS
· RETIRAR A PEDRA - FALSA SANTIDADE
· DESLIGAR-SE DAS IMPUREZAS
· ENFEITAR-SE COM JASPE – SANTIDADE

Pedra falsa – FALSA SANTIDADE
“12. Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não se importavam com o SENHOR; 13. pois o costume daqueles sacerdotes com o povo era que, oferecendo alguém sacrifício, vinha o moço do sacerdote, estando-se cozendo a carne, com um garfo de três dentes na mão; 14. e metia-o na caldeira, ou na panela, ou no tacho, ou na marmita, e tudo quanto o garfo tirava o sacerdote tomava para si; assim se fazia a todo o Israel que ia ali, a Siló. 15. Também, antes de se queimar a gordura, vinha o moço do sacerdote e dizia ao homem que sacrificava: Dá essa carne para assar ao sacerdote; porque não aceitará de ti carne cozida, senão crua. 16. Se o ofertante lhe respondia: Queime-se primeiro a gordura, e, depois, tomarás quanto quiseres, então, ele lhe dizia: Não, porém hás de ma dar agora; se não, tomá-la-ei à força. 17. Era, pois, mui grande o pecado destes moços perante o SENHOR, porquanto eles desprezavam a oferta do SENHOR. 18. Samuel ministrava perante o SENHOR, sendo ainda menino, vestido de uma estola sacerdotal de linho. 19. Sua mãe lhe fazia uma túnica pequena e, de ano em ano, lha trazia quando, com seu marido, subia a oferecer o sacrifício anual. 20. Eli abençoava a Elcana e a sua mulher e dizia: O SENHOR te dê filhos desta mulher, em lugar do filho que devolveu ao SENHOR. E voltavam para a sua casa. 21. Abençoou, pois, o SENHOR a Ana, e ela concebeu e teve três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do SENHOR. 22. Era, porém, Eli já muito velho e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que serviam à porta da tenda da congregação. 23. E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? Pois de todo este povo ouço constantemente falar do vosso mau procedimento. 24. Não, filhos meus, porque não é boa fama esta que ouço; estais fazendo transgredir o povo do SENHOR. 25. Pecando o homem contra o próximo, Deus lhe será o árbitro; pecando, porém, contra o SENHOR, quem intercederá por ele? Entretanto, não ouviram a voz de seu pai, porque o SENHOR os queria matar” (1Samuel 2:12 a 25).

Os filhos de Eli, Hofni e Finéias serviam na Casa do Senhor. Eles tinham “cara” de sacerdotes, roupas de sacerdotes e até eram filhos de sacerdote, mas não honravam a separação ao sacerdócio.

Hoje sabemos que todos nós somos sacerdotes, através de Jesus Cristo (Ap. 1:6). Como será que tem sido a nossa atitude diante do Senhor? Será que temos agido com falsa santidade?

A falsa santidade:

  1. Obstrui o relacionamento entre os irmãos em Cristo e com Deus - 1 Sm 2:16; Hb 12:14
  2. Quebra os mandamentos de Deus - 1 Sm 2:17; Lv 9:10
  3. Profana o templo do Espírito Santo (hoje nós somos esse templo) - 2 Co 6:16
  4. E, por fim, nos impede de entrarmos na presença do Senhor.
  5. É considerada uma imundícia muito grande diante do Senhor - Ez 36:17

DESLIGANDO-SE DA IMPUREZA
“12. Não tendes limites em nós; mas estais limitados em vossos próprios afetos. 13. Ora, como justa retribuição (falo-vos como a filhos), dilatai-vos também vós. 14. Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? 15. Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? 16. Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 17. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, 18. serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso” (2Coríntios 6:12 a 18).

O impuro só pensa em si mesmo

  • O impuro se associa com impuro e infiel
  • O impuro não se importa com o que Deus pensa

O Senhor nos chamou para a santificação - 1 Ts 4:3 a 8

Ele quer nos limpar de toda impureza que veio seguida da falsa santidade, pois Ele nos ama, e quer estar sempre conosco.

Como se limpar das impurezas vindas da falsa santidade?

  • Através do arrependimento - Is 1:21 a 27
  • Através do perdão e comunhão com os irmãos - Ez 36:24
  • Através da Sua Palavra - Ez 36:25
  • Através de um novo coração, seremos cheios do Seu Espírito Santo - Ez 36:26 a 28

Quando nos abrimos para a purificação do Senhor, Ele nos abençoa e multiplica as bênçãos sobre nós, tirando toda a fome trazida pela impureza - 2 Co 7:1; Tg 1:21

ADORNANDO-SE COM JASPE – SANTIDADE
Em Êxodo 28:20 vemos a roupa do sacerdote, e hoje nós, como noiva de Cristo, sacerdócio real, temos que nos enfeitar com pedras verdadeiramente preciosas.

O Jaspe é uma pedra preciosa, brilhante e transparente, é a terceira da Quarta ordem das doze pedras do sumo-sacerdote e o primeiro fundamento da Nova Jerusalém (Ap. 21:20).

É interessante percebermos que o PRIMEIRO FUNDAMENTO da Nova Jerusalém é justamente a pedra que devemos nos adornar hoje: a santidade, que:

  • Nos leva diretamente ao Trono de Deus - Ap 7:14 e 15
  • Nos dá livramento e vitória contra o inimigo - Js 3:5
  • Nos sacia de toda fome - Ez 36:26 a 28
  • Nos faz ver a Deus - Hb 12:14
  • Faz com que as nossas orações cheguem diante do Trono de Deus - Ap 5:8

Nestes estudos vimos que a noiva têm se adornado, dia após dia, de pedras falsas para se apresentar imunda ao Noivo. Mas o Espírito Santo, pela Sua misericórdia, nos mostrou qual é o verdadeiro adorno de Sua noiva – a Igreja:

  • A alegria do Espírito Santo
  • A fé que nos capacita
  • O amor que constrange o pecador
  • A fertilidade, a multiplicação sobrenatural de Deus
  • A obediência, à semelhança de Jesus
  • A humildade que o Mestre nos ensinou
  • A fidelidade que emana do Pai
  • A adoração genuína ao Rei dos Reis
  • O transbordar do Espírito Santo
  • A submissão que nos traz a vitória
  • A verdade que não nos deixa enganados

EM RESUMO, A SANTIDADE CONQUISTADA POR JESUS PARA NÓS.

Ap. 4:11 é o resumo da nossa vitória e adoração genuína ao Rei dos Reis e Senhor dos Senhores – Jesus Cristo de Nazaré:

“Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário