sábado, 14 de fevereiro de 2009

Ungidos pelo Senhor

Então disse o Senhor a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche o teu vaso de azeite, e vem; enviar-te-ei a Jessé o belemita, porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei. Disse, porém, Samuel: Como irei eu? pois Saul o ouvirá e me matará. Então disse o Senhor: Leva contigo uma bezerra, e dize: Vim para oferecer sacrifício ao Senhor: E convidarás a Jessé para o sacrifício, e eu te farei saber o que hás de fazer; e ungir-me-ás a quem eu te designar. Fez, pois, Samuel o que dissera o Senhor, e veio a Belém; então os anciãos da cidade lhe saíram ao encontro, tremendo, e perguntaram: É de paz a tua vinda? Respondeu ele: É de paz; vim oferecer sacrifício ao Senhor. Santificai-vos, e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé e a seus filhos, e os convidou para o sacrifício. E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido. Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coraçao. Depois chamou Jessé a Abinadabe, e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este escolheu o Senhor. Então Jessé fez passar a Samá; Samuel, porém, disse: Tampouco a este escolheu o Senhor. Assim fez passar Jessé a sete de seus filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O Senhor não escolheu a nenhum destes. Disse mais Samuel a Jessé: São estes todos os teus filhos? Respondeu Jessé: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda trazê-lo, porquanto não nos sentaremos até que ele venha aqui. Jessé mandou buscá-lo e o fez entrar. Ora, ele era ruivo, de belos olhos e de gentil aspecto. Então disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo. Então Samuel tomou o vaso de azeite, e o ungiu no meio de seus irmãos; e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi. Depois Samuel se levantou, e foi para Ramá” (1Samuel 16:1 a 13).

Deus está cada vez mais nos treinando para exercermos o nosso ministério de forma a Glorificar o Seu nome e a atender à necessidade de sua Igreja.

Estamos falando aqui com pessoa especiais, pois Deus os escolheu para ministrarem, nas diversas áreas de atuação, a Sua Igreja.

Seja nos serviços físicos (atividades preponderantes dos diáconos propriamente ditos), seja nos serviços espirituais (adoração, dança, etc.), seja nos serviços assistenciais e sociais (atendimento à necessitados, atendimentos de socorros, etc.), seja nos serviços emocionais (aconselhamento, libertação, cura interior, etc.), Deus tem levantado vocês para terem o privilégio de serví-Lo em Seu Reino.

Como foi que Deus os escolheu? Foi Deus quem os escolheu? Ou foi algum Samuel que não olha com o olhar de Deus e nem ouve a Deus, como o verdadeiro Samuel ouviu?

Pelo texto lido vocês perceberam que Samuel recebeu uma ordem de Deus paa escolher o novo Rei de Israel e começou a analisar os filhos de Jessé pela aparência.

Mas Deus lhe disse claramente:

Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coraçao.

A aparência boa não é proibida, pois se vamos ver logo em seguida, quando se fala de Davi, diz-se o seguinte:

Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda trazê-lo, porquanto não nos sentaremos até que ele venha aqui. Jessé mandou buscá-lo e o fez entrar. Ora, ele era ruivo, de belos olhos e de gentil aspecto.

Mas o importante, mesmo, é que Deus olha para o nosso coração. Não para aquilo que simples aparência em nós.

A aparência é enganosa, pois podemos estar nos comportando falsamente diante dos outros.

Como saber se estamos sendo aprovados por Deus nas atitudes de nosso coração?

Procedendo dentro de algumas características que vamos ver agora:

Instruções:
– O líder deve exercitar a piedade – É o caráter e a semelhança de Deus.
– Evite ser austero – o austero vive no deserto e morre degolado (João Batista).
– Esforço no serviço – Deve esforçar no desempenho do seu serviço.

Estar atendo à sua escala, com antecedência, preparando-se para o seu dia e horário de serviço.

No dia de sua escala chegar com antecedência para assumir seu posto e suas atividades. Sabemos que às quintas-feiras é mais difícil chegar muito antes do horário, mas aos domingos não há porque não chegar antes. Coloque o domingo como um dia separado ao Senhor, evitando qualquer compromisso aé familiar que possa atrapalhar sua chegada em tempo à Casa do Senhor.

Se você chegou antes da equipe escalada ter chegado, e não tem outra atividade já designada vá fazer o que tem para ser feito:
  • - Verificar se o púlpito está devidamente colocado (centralizado) no altar.
  • - Verificar se há água, óleo, papel toalha de rolo, lenços de papel, panos protetores para cobrir as pessoas que estiverem de alguma forma prostradas diante do altar.
  • - Colocar os envelopes de dízimos e ofertas nas cadeiras orando pelas pessoas que logo mais vão ocupar essas cadeiras e pedindo que novas pessoas sejam chamadas para estar na Casa do Senhor.
  • - Abrir as janelas e ligar (quando necessário) os ventiladores e exaustores. Ao final dos serviços na igreja fechar as janlas e desligar os ventiladores e exaustores.
  • - Verificar se os sanitários estão supridos de papel higiênico e papel toalha e se estão limpos. Suprir do que for necessário.
  • - Os escalados do dia (equipe) devem ter pessoas para recepcionar os irmãos e principalmente os visitantes levando-os para os seus lugares.
  • - Manter a ordem e dar o exemplo de ordem e decência no decorrer dos cultos. Como alguém vai ser respeitado se não respeito a Deus e o Seu culto?
  • - Durante o culto, estando escalado ou não, mantenha-se em espírito de oração e atendo às necessidades que Deus estiver mostrando.
  • - Ajudar a manter o silêncio, durante o culto todo, com educação, mas com autoridade, não permitindo inclusive que pessoas fiquem na cantina durante o culto.
  • - Para a Santa Ceia vamos começa a adotar o procedimento de termos duas pessoas para cada prato de pão e duas para cada bandeja do vinho, pois uma ficará de um lado do bloco de cadeiras e outra do outro lado, fazendo com que os pratos e a bandejas passem de pessoa por pessoa e ao final da fileira já haja alguém escalado para tomar o prato ou a bandeja e passar para a fileira de trás.
  • - Logo após a Ceia os oficiais escalados imediatamente retirarão os pratos e as bandejas com as sobras de pão e vinho e levarão paa trás, onde as crianças, e até os adultos, poderão se servir agora dos elementos, visto que eles foram liberados após a Ceia, para o uso comum.

Ser líder é ser animado, diligente, empreendedor, criativo.

O líder não vive no deserto, passa pelo deserto para ser testado e aprovado na sua liderança.

Vamos fazer um teste do qu Deus espera de nós:

T – tratável
E – ensinável
S – submisso
T – transparente
E – esperançoso

TRATÁVEL

Tiago 3:17 (João Ferreira de Almeida Atualizada)
17Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.

ENSINÁVEL

2 Tessalonicenses 2:15 (João Ferreira de Almeida Atualizada)
15Assim, pois, irmãos, estai firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas (ensinável), seja por palavra, seja por epístola nossa.


SUBMISSO

2 Coríntios 10:6 (João Ferreira de Almeida Atualizada)
6e estando prontos para vingar toda desobediência, quando for cumprida a vossa obediência (submissão).

TRANSPARENTE

2 Coríntios 6:8 (João Ferreira de Almeida Atualizada)
8por honra e por desonra, por má fama e por boa fama; como enganadores, porém verdadeiros (transparentes);

ESPERANÇOSO

Hebreus 10:23 (João Ferreira de Almeida Atualizada)
23retenhamos inabalável a confissão da nossa esperança (esperançoso), porque fiel é aquele que fez a promessa;

Nenhum comentário:

Postar um comentário